Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

30

Abril

20

Marketing Digital

Área Digital: as profissões que nunca param!

Com a evolução tecnológica e com o aumento do acesso à internet por parte da maioria da população, assistimos atualmente à entrada no mercado de uma série de novas profissões.

A evolução digital criou novas oportunidades de trabalho que nunca poderíamos imaginar que viessem a existir. Estas novas profissões, todas elas na área do digital, nunca param e não têm barreiras de localização, isto porque o trabalho pode ser realizado remotamente.

Numa altura em que as pessoas se vêm obrigadas a estar em casa, quem tem uma carreira dentro da área do digital não fica parado e a procura por estes serviços aumenta.

Atualmente todas as empresas, marcas e pequenos negócios necessitam do digital para se promover e viver, e o passa a palavra nos dias de hoje vive na internet, desde as redes sociais aos motores de busca.

Mas afinal quais são as profissões do presente que vão crescer ainda mais no futuro?

Marketing digital

A área do Marketing sofreu uma grande mudança e atualmente o offline já não vive sem o digital. Dentro desta área do Marketing Digital surgiram uma série de novas profissões nas quais se deve apostar. Alguns exemplos:

Content manager;

Social media manager;

Marketing analyst;

E-commerce manager;

SEM and SEO Specialist;

Copywriter;

Brand manager;

Account manager.

Desenvolvimento de software

Os profissionais dedicados ao desenvolvimento de software são e vão continuar a ser bastante procurados, uma vez que são eles quem criam os novos sistemas que automatizam processos.

Sem estes profissionais, nada do que idealizamos para o digital estaria em pleno funcionamento nos dias de hoje e no futuro. Os programadores e os tipos de linguagem estudadas por eles são essenciais para por em prática todo o projeto digital que seja pensado. As profissões de Front-end e de outros profissionais dedicados ao software development vão continuar a ser uma grande aposta no futuro.

Data Scientist

A interpretação de todos os dados que se obtém no digital é essencial para o bom desenvolvimento de um negócio/projeto. Desta forma, esta profissão será uma das principais posições em toda a economia global.

Um profissional de Data Science, para além da capacidade analítica e de compreender bem todas as ferramentas de recolha de dados, deve ainda saber interpretar contextos e insights.

 

Project manager

Para o bom funcionamento de um projeto é essencial existir um Project manager, que irá saber orientar toda a equipa e acabar com as dificuldades em manter prazos e entregas, pedidos de serviço ou produto e manter a motivação por parte de todos os elementos de uma equipa. Já se verifica que o mercado valoriza profissionais que tenham skills de gestão eficiente e rápida, e que saibam dominar as metodologias Agile como a framework Scrum.

Orientar o trabalho de uma equipa em ambientes complexos com métodos ágeis e melhorar a competitividade e a produtividade, revela ser essencial ter um Project manager na gestão e no planeamento de projetos.

Digital designer

Um profissional de digital design é sempre necessário num projeto digital. Esta profissão é fundamental para o desenvolvimento da imagem da marca, para desenvolver sites e identidade visual, atuar como editor de vídeos, desenvolver apps e ainda umas quantas necessidades relacionadas com a web. A criação de conteúdos para as redes sociais também necessita sempre de alguém que ponha em prática o que foi idealizado pelo Social Media Manager. Muitas vezes os profissionais de Marketing digital e de designer digital apostam nestas duas formações para se tornarem profissionais mais completos.

User Experience & User Interface

A usabilidade e experiência do utilizador é uma área bastante importante para perceber como o consumidor interage com projeto criado. As principais funções destes profissionais focam-se na criação de interfaces de utilizadores que sejam “amigáveis” ​​e úteis, que originem satisfação e sucesso na interação do cliente com qualquer tipo de ferramenta, software ou interface de comunicação digital.

Se estás a pensar em mudar de carreira ou se queres apostar e evoluir mais na tua profissão, estas são as áreas que não vão parar e que no futuro vão continuar a ser (cada vez mais) necessárias. Neste âmbito, a EDIT. apresenta um uma vasta oferta formativa dedicada a estas áreas digitais e que podes consultar aqui.

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA