Newsletter
Menu
Pesquisa
Edit.ES

Aluna
Joana Santos

entrevista

Entrevista Joana Santos

07 Agosto 18

Joana Santos

Joana Santos foi aluna de Digital Marketing & Strategy e afirma que a participação no curso foi “impulsionadora” da sua evolução profissional, desenvolvendo a “visão do mercado do Marketing Digital, desde a estratégia geral, a ferramentas mais específicas”.

A ex-aluna da EDIT. Porto tornou-se Social Media Specialist & Partnership Coordinator na Prozis e recorda, nesta entrevista, as mais valias e know-how adquirido, e partilha as suas perspetivas de futuro.

A participação nesta formação foi impulsionadora da minha evolução profissional, enriqueceu as minhas competências e, consequentemente desenvolveu a minha visão do mercado do Marketing Digital.

E.

Sempre quiseste trabalhar na área do Marketing? Conta-nos o teu percurso académico e profissional, e porque decidiste entrar no programa Digital Marketing & Strategy na EDIT. Porto.

J

Comecei a estudar Gestão de Marketing aos 16 anos na Escola Comércio do Porto. Identifiquei-me logo com a área devido à sua diversidade de conteúdos, pois exigiu-me criatividade e inovação! Foi fácil perceber que queria continuar os estudos em Marketing e, por isso, ingressei na licenciatura de Gestão e Administração de Marketing no IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing).

Entre alguns estágios realizados percebi que o mercado exigia mais, nomeadamente a área digital, algo que academicamente ainda não tinha explorado, nesse sentido que procurei um curso que trabalhasse as minhas competências. Identifiquei a EDIT. como uma escola de referência nesta área, devido aos excelentes formadores e parceiros empresariais!

E.

Que mais valias e know-how te trouxe a frequência no curso? O facto de teres participado nesta formação, possibilitou a tua evolução profissional?

J

A participação nesta formação foi impulsionadora da minha evolução profissional, enriqueceu as minhas competências e, consequentemente desenvolveu a minha visão do mercado do Marketing Digital, desde a estratégia geral, a ferramentas mais específicas.

A visão de que as marcas não têm apenas de estar presentes no digital, mas sim ser trabalhadas para atingir o objetivo proposto foi-me incutido na EDIT.. Como nos diziam no curso, se estamos nas Redes Sociais, temos de ser sociáveis! Levei tão a sério esta dica, que acabei a trabalhar uma marca que trabalha isso ao mais alto nível, a Prozis.

Não ficam para trás todas as boas ferramentas que foram sugeridas ao longo dos módulos estudados, uso-as diariamente no meu trabalho, ajudando-me a organizar e a otimizar tarefas diárias, tanto em Social Media, como na Gestão de Influenciadores da marca.

E.

Qual a tua opinião sobre o contributo dos tutores ao longo do curso?

J

Um dos motivos que me levou a escolher a EDIT. foi o facto de os tutores serem também profissionais que já trabalhavam na área e em empresas de referência.

A experiência dos mesmos e os casos práticos expostos ao longo de todo o curso permitiram-me evoluir, estar a par das tendências do mercado e aperceber-me de como ele exige de nós.

Aliado a isso, destaco a relação informal existente, baseada na teoria “todos estamos a aprender” e agarrando novos desafios (que cada aluno traz para a sala de aula), tornando os casos mais reais e úteis na vida dos alunos.!

E.

Gostaste do Projeto 360º Digital Campaign? Que aspetos destacas deste projeto final dos cursos da EDIT.?

J

Foi sem dúvida o que gostei mais do curso! Aplicar o que aprendemos, trabalhar em equipa e gerir 3 “departamentos” para dar resposta à Sonae, Continente, foi sem dúvida muito desafiador.

O problema foi exposto, e as soluções só surgiram porque as 14 pessoas conseguiram trabalhar em conjunto! Tenho saudades do meu grupo… 🙂

E.

De que forma te manténs atualizada sobre o mundo do Marketing Digital?

J

Tenho a sorte de estar rodeada de pessoas que trabalham no meio, a partilha de artigos e blogs é constante, sendo por vezes (muitas vezes) tema de conversa nos coffee breaks. Existe um método offline que destaco: a Revista Marketeer.

E.

Tens definida alguma meta profissional?

J

Não afasto a hipótese de desenvolver um projeto pessoal, mas primeiro quero evoluir e aprender! Gosto imenso do que faço, percorro cerca de 100 km por dia de casa ao trabalho sempre com a maior vontade, enquanto estiver a ser útil para a Prozis e vice-versa, sei que vai correr tudo bem. Não escondo que em part-time gostava de dar formação, pois adoro partilhar o conhecimento que tenho vindo a adquirir.

E.

Podes deixar um conselho para quem pretende entrar neste momento no mercado do Marketing Digital?

J

Primeiro, entrem, mas entrem com a noção de que a concorrência está forte. Mas sabem o que a concorrência faz? Obriga-nos a evoluir, ser cada vez melhor. Então sejam arrojados e curiosos, têm de ter vontade de estar sempre à frente, aqui o conhecimento é a alma do Marketing Digital!