Newsletter
Menu
Pesquisa

Report
IS 3.0:
A multidisciplina-
ridade do Design Digital

Notícia

Report Industry Sessions 3.0: A multidisciplinaridade do Design Digital

No dia 19 de fevereiro teve lugar, na EDIT. Porto, a primeira edição das Industry Sessions 3.0. A multidisciplinaridade do Design Digital foi o mote para este evento, que abordou temas como o Design Thinking, Digital Design e UX Design.

Gustavo Paiva, Digital Creative Designer UI/UX na CAETSU Advertising Agency e Joel Ventura, Senior UX/UI Designer na LOAD, dirigiram as duas talks, participando posteriormente no Discussion Pannel, moderado por Catarina Garcia, UI/UX Designer e tutora da EDIT. Porto.

Seguidamente podes ficar a par dos principais tópicos abordados neste evento que juntou profissionais e interessados da área.

is-3-0-porto

“Como explicar UX ao meu avô”

Gustavo Paiva usou, precisamente, a figura e ações do seu avô, para abordar os conceitos UX & UI e explicar da forma mais simples possível do que se tratam, na prática.

Com exemplos visuais, Gustavo materializou os diversos pontos abordados ao longo da apresentação, desde as questões que um UX & UI Designer deve colocar, ao caso específico da Lexus, uma das marcas com que trabalha na agência. Neste âmbito mostrou alguns exemplos de publicidade online criados, com base na experiência do utilizador e com o objetivo de o fazer interagir com a marca.

is-3-0-porto-1

“Design Think(do)ing”

Começando por apresentar o seu percurso académico e profissional, Joel Ventura elegeu o Design Thinking como principal tópico da talk, onde mostrou como estas metodologias fazem parte do seu dia a dia de trabalho e porque passou a ser um “thinker”, para além de “doer”.

Tomando por base o exemplo da LOAD, Joel explicou de que forma surgiu o shift e porque (e como) adotaram o Design Thinking e Design Sprints como fornecedores de inovação externos, mas também internos. O principal objetivo seria sempre ir de encontro às necessidades reais dos clientes, e aproveitar todos os produtos digitais desenvolvidos pela empresa. O Mundo dos Brinquedos, do Continente, foi um dos projetos reais apresentados pelo Senior UX/UI Designer na talk.

is-3-0-porto-2

Discussion Pannel

Com algumas questões colocadas por Catarina Garcia e outras pelo público presente, o painel de discussão foi direcionado as áreas de UX & UI e Design Thinking, começando por se abordar a importância do estudo do utilizador e o seu percurso online, não esquecendo as experiências e vivências dos mesmos, no sentido de criar produtos digitais e comunicação, como a publicidade digital.

O estado do mercado português e a sua recetividade a projetos de UX & UI, a aposta na tecnologia por marcas, empresas e agências, e os papéis e skills dos Designers Digitais e UX &UI Designers foram também analisados pelos oradores.

Reforçaram igualmente como o “papel e caneta” podem providenciar melhores ideias na conceção de projetos, ao invés do computador, no âmbito das metodologias de Design Thinking, e porque é a inovação, nos dias de hoje, tão crucial, fazendo referência à linha ténue entre produtos físicos e digitais.

is-3-0-porto-3

No fim do evento, foram sorteados 2 workshops EDIT. entre os participantes, tendo este terminado com um momento dedicado a networking, num ambiente informal e de troca de ideias e experiências.

A EDIT. agradece a todos os que conseguiram estar presentes e aos que acompanharam a emissão em direto, e até à próxima edição! 😃

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA