Newsletter
Menu
Pesquisa

Aluna
Sofia Parente

entrevista

63 votos

Sofia Parente
Aluna

19 Março 20

Sofia Parente

Sofia Parente foi aluna dos cursos Digital Marketing & Strategy e Data-Driven Marketing & Analytics na EDIT.Lisboa, aos quais atribui um peso fundamental no seu crescimento profissional e pessoal. Fundadora da Storytellers, partilha a sua opinião sobre a importância da formação contínua e aprendizagem com profissionais da área.

Tem sido um percurso extremamente gratificante, não só para o meu desenvolvimento pessoal como profissional. Mas penso que nada disto seria possível se não tivesse sido sempre motivada na EDIT pelos tutores para fazer sempre mais e melhor.

E.

O teu percurso académico rondou as áreas da Comunicação e do Marketing. O que te levou a ingressar no programa Digital Marketing & Strategy e posteriormente no curso Data-Driven Marketing & Analytics na EDIT.Lisboa?

S

Sempre tive um fascínio pelo Digital e, quando tirei o mestrado de Publicidade e Marketing na ESCS, esse fascínio tornou-se um interesse prático. Tive a oportunidade de escolher a cadeira de Marketing Digital ao qual aprendi os conceitos básicos da área. No entanto, quis aprender mais e perguntei a profissionais da área, qual seria a melhor escola para aprender mais sobre Marketing Digital. Todos os profissionais me indicaram a EDIT. Foi quando decidi enveredar no programa de Digital Marketing & Strategy e, mais tarde, Data-Driven Marketing & Analytics.

E.

Para ti, quais foram os pontos de maior destaque nos dois cursos?

S

Os pontos de maior destaque nos dois cursos foi a componente prática em todas as plataformas ensinadas bem como, a experiência nas mesmas dos tutores. Aprendemos o que devemos e não devemos aplicar com profissionais que já efetivamente aplicaram e aconselham o melhor.

E.

Todos os conhecimentos e ferramentas adquiridas nestas formações foram fundamentais para o teu desempenho profissional?

S

Sem dúvida! Antes de realizar qualquer curso na EDIT, considerei a necessidade que tinha enquanto profissional. A última formação que realizei foi na EDIT Porto, Workshop de Social Media Marketing Strategy com a tutora Maria Garcês. Isto porque sentia a necessidade de melhorar no planeamento de Social Media com os meus clientes e a Maria Garcês entrega-nos a fórmula de A-Z. E já estou a pensar na próxima formação que irei fazer na EDIT! 😊

E.

Qual a importância do contributo dos tutores, na tua opinião?

S

Para além do conhecimento e experiência que os tutores partilham com os alunos, é o fantástico networking realizado nas aulas e nos intervalos entre todos, mesmo até entre alunos. É extremamente importante conhecermos pessoas que estão a passar ou já passaram pelas mesmas dores que nós para podermos evoluir pessoalmente e profissionalmente.

E.

Quais são as tuas previsões de tendências para o campo de análise de dados, no âmbito do Marketing Digital?

S

As minhas previsões de tendências para o campo de análise de dados é a possibilidade das plataformas não só entregarem os dados que necessitamos mas, também, oferecerem a resposta para integrar nas estratégias de Marketing Digital.

E.

De forma a conseguires manter-te atualizada, quais são as tuas plataformas ou ferramentas de eleição para acompanhar estas áreas do digital?

S

As minhas plataformas e ferramentas de eleição para acompanhar estas áreas do digital são SEMrush, Yoast, Ubersuggest do Neil Patel, Dinamize e Think with Google.

E.

O que deve ter em conta um bom profissional desta área e quais são os teus conselhos para quem ambicione trabalhar em Marketing Digital, e especificamente em Analytics?

S

Um bom profissional desta área deve ter em conta que há sempre espaço para melhorar, testar e otimizar a forma de trabalho. Não existe respostas certas nesta área, por mais que procuremos, essas respostas não existem. O segredo é experimentar e aprender sempre com os nossos erros.  Os conselhos que dou a quem pretende trabalhar em Marketing Digital, especialmente em Analytics é SEMPRE colocarem-se no papel do cliente ideal, perceber como ele pensa, ouve, sente, faz e fala para aplicarmos melhor as nossas estratégias de Marketing Digital e conseguirmos extrair os melhores resultados. No entanto, temos que ter sempre em conta que o consumidor está sempre a modificar a forma de pensar e agir e, por isso, devemos engajar constantemente com os mesmos.

E.

Por fim, fala-nos um pouco sobre o teu lado empreendedor e porque decidiste fundar a Storytellers

S

Decidi fundar a Storytellers, pois, sempre foi um objetivo meu desenvolver algo de raíz e como sou apaixonada por Marketing Digital, decidi lançar-me neste projeto. Comecei em Março de 2019 quando entrei num grupo de Networking chamado BNI (Business Network International). Este grupo de networking ajudou-me a encontrar os primeiros clientes e parceiros de negócio, como a ActiveMedia e a RightCo. Em Outubro de 2019 decidi dedicar-me à Storytellers a full time, desenvolvendo parceria com a empresa onde estava anteriormente, a Dinamize (Plataforma de E-mail e Inbound Marketing) e, também, com a Bnext1 do Cristiano Gomes, um dos experts em SEO em Portugal. Neste momento, estamos a organizar um evento no Porto, PORTOSEO, o primeiro evento 100% dedicado a esta área no país. Tem sido um percurso extremamente gratificante, não só para o meu desenvolvimento pessoal como profissional. Mas penso que nada disto seria possível se não tivesse sido sempre motivada na EDIT pelos tutores para fazer sempre mais e melhor.