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07

Março

19

Social Media

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Publicidade no Instagram: como potenciar

O Social Media é um grande mundo, em constante mudança, que oferece boas oportunidades aos utilizadores “gerais”, mas também aos profissionais de marketing.

Demografias diferentes usam redes sociais diferentes por razões distintas, e embora os Baby Boomers e a Geração X possam ainda estar presentes no Facebook, se uma marca ou empresa quiser chegar aos millenials e ao público mais jovem, deve olhar impreterivelmente para o Instagram.

Então, como funciona a publicidade no Instagram? E porque devem ser alocados aqui os esforços de publicidade das marcas? Iremos descobrir as respostas neste artigo, originalmente partilhado pelo Digital Marketing Institute.

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Porque é que os anúncios são diferentes no Instagram

As plataformas de Social Media funcionam de maneiras diferentes. O Twitter, por exemplo, trabalha em grande parte limitando a quantidade de texto que as pessoas utilizam para produzir comentários curtos e sucintos. O Facebook, por outro lado, baseia-se em conectar familiares e amigos para partilhar fotos e coisas do seu interesse.

Já o Instagram tem como alvo o público multimedia móvel. A maior parte das pessoas tem smartphones com câmaras de qualidade e muitas delas estão prontas para tirar fotos ou captar vídeos a qualquer momento. 

O Instagram viu esta tendência e criou uma plataforma de Social Media específica para a partilha de imagens e vídeos. Se um utilizador tirar uma foto ou gravar um vídeo, o Instagram é uma das melhores formas de partilhar facilmente esse conteúdo. Então, se o mercado-alvo de determinada empresa ou marca é o grupo demográfico voltado para smartphones, o Instagram assume-se como um canal valioso.

Como dar início à publicidade no Instagram

Antes de mais, é importante perceber como é que a publicidade funciona realmente no Instagram. Assim como noutras plataformas de Social Media, o Instagram serve os utilizadores em primeira instância, permitindo que se conectem uns aos outros. Tal como o Facebook ou o Twitter, o Instagram organiza/filtra o conteúdo que os utilizadores veem com base em parâmetros diferentes, como a lista preferencial de amigos/familiares/conexões que um utilizador pode ter, além de imagens e vídeos virais que chegam “ao topo”, em virtude de serem tão populares que as pessoas continuam a ver e partilhar.

As empresas que anunciam no Instagram conseguem contornar o processo natural e algorítmico, pagando para que o conteúdo patrocinado ocasionalmente seja movido para o meio do ecrã do utilizador, onde pode ser visto juntamente com o conteúdo naturalmente agregado. Qualquer que seja a forma de publicidade que se cria, essencialmente paga-se por uma “substituição prioritária“, que insere determinado conteúdo no conteúdo que um utilizador visualizaria naturalmente.

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Conhecer o público do Instagram

Uma vez que o Facebook é proprietário do Instagram, existe um ênfase muito grande em ter dados disponíveis que ajudem a refinar a escolha de quem anunciar. Esses parâmetros são essenciais para o sucesso pois, ao contrário de um cartaz no metro ou de um outdoor na rua, onde não se sabe quem está a ver o conteúdo e quando, no Instagram obtém-se um nível muito mais alto de controlo e de dados.

O Instagram sabe a idade dos seus utilizadores, as suas localizações, interesses e hobbies, para que conteúdos têm mais recetividade e daquilo que não gostam. Todos esses dados podem ser usados para refinar exatamente quem vê a publicidade. Pelo que é importante fazer alguma pesquisa sobre o público, dividi-los em segmentos e comparar esses resultados com aquilo que o Instagram pode direcionar para a marca ou empresa.

Escolher o conteúdo e anúncios certos

O Instagram é uma plataforma de Social Media móvel e visual. É, por isso, melhor visualizado por pessoas em telefones ou tablets que têm interesse em fotos e vídeos. Assim, deve-se certificar de que qualquer publicidade que se crie jogue com os pontos fortes da plataforma – textos e visuais minimalistas e de alto impacto, em detrimento de artigos longos e detalhados. Para se pensar em publicidade para o Instagram existem algumas opções, como:

Fotografia
As pessoas são criaturas visuais, portanto, se se tem um produto que se fotografa bem, como comida, roupa ou até mesmo hardware, a simplicidade de uma fotografia pode mesmo fazer maravilhas.

Vídeo
O público assiste cada vez menos a publicidade na televisão, mas o vídeo está bastante vivo hoje em dia no Instagram. Assim, recomenda-se publicar conteúdo de vídeo que as pessoas possam assistir nesta plataforma. Uma excelente opção é o Instagram TV, ou IGTV, que permite conteúdo de vídeo mais longo, vídeos corporativos mais consistentes ou até mesmo programas de televisão.

Anúncios de carrossel
Os anúncios em carrossel mostram um conjunto de imagens que podem ser visualizadas e que têm, ou podem ter, um toque interativo. Agora, se utilizador pode comprar um determinado produto que está numa imagem, um botão de call-to-action pode ser colocado em qualquer lugar nas dez imagens ou vídeos permitidos, para levar os clientes diretamente a um site ou a um fornecedor online.

Stories
O Instagram tem um recurso conhecido como Stories, ou “histórias”, onde as pessoas podem vincular as suas imagens e criar uma narrativa temporária, com uma duração limitada de 24 horas. O Instagram permite que os anunciantes insiram os seus anúncios nessas histórias, como outra opção para chegar ao público-alvo.

O que funciona e não funciona nos anúncios de Instagram

Os anunciantes podem usar o Instagram em seu benefício de várias formas: as imagens são cruciais nesta rede social, pelo que uma imagem colorida e impactante irá sempre causar uma boa impressão. O que não funciona e vai contra a filosofia do Instagram é o texto extenso e detalhado. Se o marketing de uma marca ou empresa depende de explicações mais longas, pode não ser adequado para esta rede social, e o mesmo se aplica a imagens e vídeos. Devem-se manter os vídeos curtos e a audiência não deve ser inundada com muitos posts: os utilizadores irão avançá-los rapidamente.

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O custo da publicidade no Instagram

Uma coisa a ter em conta quando se trata de publicidade no Instagram é que não é tão simples como negociar um custo fixo, assinar um cheque e esperar pelos resultados. O Instagram utiliza um sistema de pagamento diferente, no qual os anunciantes fazem lances na colocação dos anúncios, e os custos são determinados pelo tipo de resposta que se deseja ou pelo custo total por clique (CPC). Por isso, embora não seja um processo tão simples assim, permite por outro lado muito mais alcance, melhores resultados e dados de utilizador úteis que podem ajudar a segmentar melhor o mercado. 

Assim, podemos concluir que o Instagram apresenta muitas opções de publicidade para as empresas que desejam fazer uso dessa ferramenta. Como sempre, apenas se atingirá o sucesso se realmente se entender como vender um produto ou serviço de uma forma que complemente o que o meio de publicidade escolhido faz melhor.

Se se está a olhar para um mercado mais novo e que utiliza muito os dispositivos móveis, deve-se pensar no marketing no Instagram, pois este potencia uma ampla rede que tem como alvo perfeito o mercado jovem, experiente em tecnologia e com conhecimento de dispositivos móveis.

Fonte

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