Como se pode implementar esta abordagem na estratégia de design? Existem quatro
fases principais do processo de Human-Centered Design, que são:
• Fase 1: Inspiração. Esta fase exige que os designers se envolvam diretamente com o público-alvo para determinar o seu problema principal e seus pontos a solucionar.
Durante esta fase é crucial pesquisar a fundo o público para descobrir o que os torna felizes, frustrados, as suas rotinas, gostos, desilusões e por aí em diante.
Essencialmente, deve-se conhecê-los por dentro e por fora, para se poder começar a ter empatia com eles.
• Fase 2: Ideação. Esta é a fase de brainstorming, onde se imaginam todas as maneiras possíveis de resolver os problemas e necessidades do consumidor, até chegar a uma solução realista e centrada no ser humano. É crucial não se esquecer de que o designer não é o utilizador, por isso, deve ser feita uma boa utilização da sua pesquisa enquanto se faz brainstorming. Nesta etapa, podem ser usadas ferramentas, tal como mapas de empatia, user journey maps, entre outras.
• Fase 3: Prototipagem e teste de utilizador. Depois de criar o design certo, pode-se
criar um protótipo e começar a testá-lo nos utilizadores. Isto é importante para
descobrir se o produto realmente resolve um problema e se é utilizável. Nesta fase,
por norma, recebem-se muitos comentários que devem ser usados para entender que
parte do design requer melhorias ou alterações.
• Fase 4: Implementação. Depois de se testar completamente o produto, ter recebido feedback e refinado o mesmo de acordo com o teste, está pronto a ser lançado e comercializado para o público-alvo. Nesta etapa, é importante apresentar uma estratégia de marketing eficaz que fale com os utilizadores finais. Portanto, a
promoção junto do público deve ser feita do ponto de vista dele, visto que se está a tentar resolver o seu problema.
Deste modo, podemos assim concluir porque é que a adoção de uma abordagem centrada no ser humano é fundamental para o sucesso do produto. Tal como os casos de sucesso referidos acima, essa abordagem ajudará a criar produtos inovadores e duradouros, que resolvam as necessidades do público-alvo. Então, esperamos que possas ter isto em consideração e tentes desenhar a partir de um “ângulo” mais humano, e verás como facilmente te pode ajudar a destacar num mercado tão competitivo.
Fonte.