Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

18

Outubro

18

Social Media

Influencer Marketing: aprende a usar esta estratégia

O termo “Influencer Marketing” faz parte da atualidade digital, e não só. Este conceito revelou-se uma poderosa alternativa à publicidade tradicional, sendo uma estratégia bastante eficaz para desenvolver e promover a credibilidade das marcas.

Na prática, um influencer é alguém que tem a capacidade de transmitir a sua mensagem e promover uma determinada marca junto de um grande número de pessoas. Como o público já confia nas opiniões do influencer, pode ser mais facilmente influenciado a comprar ou tornar-se cliente da mesma marca.

Então, como funciona o Influencer Marketing?

Por vezes as celebridades são pagas para promover uma marca, no entanto, o público está consciente de que não são necessariamente sinceras no seu endorsement (patrocínio). Por norma o preço praticado é muito alto e os resultados desta estratégia podem não ser tão bons quanto se espera.

Uma abordagem mais eficaz ao influencer marketing envolve o desenvolvimento de um relacionamento profissional autêntico com alguém que partilha objetivos de negócios semelhantes com uma marca, mas que já estabeleceu anteriormente um público fiel, que confia no seu conhecimento e ponto de vista.

Alcançar os influencers e levá-los a estar dispostos a advogar determinada marca não é um processo rápido, mas quando é feito corretamente, pode dar à marca acesso a um grande número de pessoas interessadas em ouvir uma voz confiável, e ser persuadidos a confiar na marca também.

Todavia, deve-se ter em atenção que o alcance aos diferentes influencers precisa de ser feito com cuidado e ponderação, desde a escolha das pessoas certas até ao caminho mais correto a seguir. Apresentamos abaixo cinco dicas para desenvolver uma estratégia de sucesso, neste campo do influencer marketing.

Definir os objetivos

Para criar uma estratégia eficaz para o influencer marketing, é preciso ter uma boa noção do público-alvo e do que a marca representa. Como é que a marca está a tentar ser reconhecida? Quem é a melhor pessoa para ajudar a transmitir a mensagem? Quais são os objetivos reais de curto e longo prazo?

É importante saber responder a estas questões e, assim, conhecer completamente o público-alvo. Um objetivo claramente definido facilita a descoberta das melhores escolhas para participar na estratégia da marca e, provavelmente, ajudará a atingir as metas de marketing se elas concordarem em promover a marca.

Identificar os influencers certos

Encontrar os influencers certos não acontece de forma instantânea: é preciso estudar o mercado e colocar-se no lugar do público-alvo. Quem são os seus possíveis seguidores? Quais destes interagem nas redes sociais? Quais os blogs do nicho que estão mais bem classificados para as palavras-chave direcionadas?

Os influencers que as marcas procuram são as pessoas que partilham o entusiasmo pelo nicho e pela mensagem da marca e algumas até podem ter estabelecido autoridade num determinado tema. Estas são as pessoas que criam conteúdo influente que é frequentemente partilhado, que têm um grande número de seguidores nas redes sociais e um grande envolvimento no seu blog.

É crucial não esquecer que os influencers são continuamente abordados por muitos profissionais de marketing diferentes, pelo que não se deve entrar em contacto até saber exatamente qual é a mensagem, que objetivo se está a tentar atingir e o que se tem a oferecer ao influencer em retorno.

Construir relações com o influencer

A última coisa que um influencer quer ouvir de uma marca é um discurso de vendas ou uma procura exagerada pela sua atenção. Praticar o influencer marketing significa reservar tempo para construir um relacionamento com o influencer. Uma primeira má impressão pode destruir a oportunidade de conhecê-los, então, é importante escolher as pessoas certas e, lentamente, conhecê-las bem como à sua abordagem.

Antes de os contactar, as marcas devem segui-los e aos seus posts no blog e nas redes sociais. Fazer “like”, partilhar os seus posts ou ainda adicionar comentários perspicazes sempre que possível é um excelente primeiro passo. A marca deve gostar genuinamente do conteúdo que o influencer publica e, se isso acontecer, o interesse autêntico neles e no seu conteúdo será verdadeiro e aparente. Quando a marca entra em contato com o influencer para sugerir o endorsement, por exemplo, ele já estará familiarizado com “quem é a marca”.

Envolver o influencer na estratégia

A marca pode pedir ajuda ao influencer na sua promoção de várias maneiras. Pode oferecer-se para fornecer conteúdo para o seu blog ou solicitar que o influencer o faça. Mas a estratégia deve sempre envolver o influencer, pois melhor do que ninguém este já conhece o público e o que funciona: sabe como e quando promover informações para obter a melhor resposta da audiência.

O conteúdo que o influencer cria no seu próprio blog para falar sobre a marca deve ser escrito em voz e estilo próprios, que é o que o público espera. Se estiverem a escrever uma review de um de seus produtos, a marca não deve tentar impedi-los de serem honestos ou completos na sua análise.

Avaliar o processo

Qualquer estratégia de marketing exige o acompanhamento do processo. Este tracking irá envolver os influencers com os quais a marca conseguiu estabelecer um relacionamento e aqueles que nunca se interessaram. Assim, quando o influencer marketing resulta no cumprimento das metas definidas, deve-se verificar o impacto dessa estratégia no tráfego ou nos e-mails.

A marca pode acompanhar partilhas e posts nas redes sociais; perceber que influencer teve o maior impacto nas suas metas; e avaliar também o que aprendeu com essa estratégia, e se algo deverá mudar em futuras campanhas.

influencer-marketing-edit

Desta forma, podemos compreender que, atualmente, os influencers são uma das tipologias mais eficazes de marketing. Ao alavancar o alcance estabelecido dos influencers no seu nicho, a marca tornar-se-á conhecida por um público muito maior, num período de tempo mais curto, o que traz inúmeras vantagens!

Fonte

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA