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Setembro

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Keywords e a sua importância para o SEO

Uma das coisas que podemos constatar em SEO é, indubitavelmente, a importância das Keywords. De facto, são elas que dão aos motores de pesquisa informação bastante relevante com vista à indexação das páginas de um website e que permitem que o mesmo seja encontrado pelos utilizadores quando estes pesquisam determinados termos que possam estar presentes no conteúdo das páginas desse mesmo website.

Mas afinal o que são Keywords?

Keywords são termos que os utilizadores introduzem nos motores de pesquisa quando procuram uma determinada informação. Por isto, perceber quais as keywords mais relevantes, aquando da otimização de um website, é algo bastante importante.

De facto, a importância de uma boa otimização ao nível das Keywords é tão grande que se aconselha a que, antes de se escrever qualquer conteúdo ou otimizar um website, se faça uma pesquisa das mesmas para conseguir posicioná-lo da maneira desejada.

 

Keyword Research

É primordial ter uma ideia daquilo que as pessoas pesquisam e o modo como o fazem e tentar correlacionar essa informação com o conteúdo do nosso website. Por isso, uma boa keyword research é um fator basilar do SEO já que nos poderá dar essa visão holística de como estão a decorrer as pesquisas, se pensarmos nos termos que as pessoas pesquisam, a frequência com que esse termo é introduzido pelo utilizador para desencadear uma pesquisa e perceber qual a competitividade de determinado termo. Portanto, o que se afirma prioritário para o SEO, em termos de keyword research, é entender qual o volume, relevância e competição de determinado termo.

Ao escolhermos as keywords mais acertadas para as páginas do nosso website, tendo em conta os nossos serviços/produtos e as pesquisas/necessidades dos utilizadores, estamos a caminhar no sentido de gerar leads mais relevantes e tráfego altamente qualificado.

Uma etapa fundamental para uma escolha acertada de keywords é de analisar que serviços ou produtos são oferecidos no website que nos propomos otimizar e tentarmos pensar do mesmo modo como quem faz uma pesquisa por esses mesmos serviços. Aconselhamos, portanto, que seja feito um match entre os serviços/produtos do website e as pesquisas/termos pesquisados pelos utilizadores.

Depois de selecionadas essas keywords tentamos perceber qual o volume de pesquisa que registam e qual o índice de competitividade. O ideal será escolher aquelas que apresentem baixa competição. Para isto, aconselha-se a utilização das chamadas long tail keywords que, ao serem mais específicas e mais extensas, diminuem a competição gerando um espaço maior na Web para o site. Sendo mais específicas, as long tail keywords, são mais relevantes e posicionam-se mais perto da conversão, ainda que possam registar, pela sua especificidade, um volume de pesquisa menor.

 

Como pesquisar Keywords?

Aconselha-se, em primeiro lugar, uma ferramenta do Google Adwords – Keyword Planner, que nos informa do volume de pesquisas mensais das keywords, competição e também nos fornece sugestões de novas keywords.

Podemos utilizar também o Google Suggest:

Ou a Keyword Tool:

E ainda o ubersuggest:

Mas também esta plataforma muito útil e completa – SEMrush

Outra coisa que podemos fazer para gerar ideias de keywords, é identificar os nossos competidores e verificar se, porventura, as meta keywords dos seus websites estão visíveis.

E agora que já recolhemos informação valiosa sobre as keywords que poderemos utilizar e que serão relevantes para o que pretendemos anunciar, resta-nos saber onde colocá-las: titles, meta descriptions, heading e content, URL, alt text e image title. Mas atenção! Não podemos utilizar as keywords de forma excessiva! A isso chama-se Keyword Stuffing e é altamente penalizável pelos motores de pesquisa. Existe uma densidade específica e as estas devem ser colocadas estrategicamente.

Uma vez encontradas as keywords que acreditamos melhor corresponderem ao nosso negócio e às pesquisas dos utilizadores, é a altura para se otimizar cada página tendo por base a pesquisa efetuada. Terá que existir, portanto, uma correspondência entre o conteúdo da página e as keywords escolhidas.

Poderemos recorrer a um Excel que nos possa auxiliar melhor neste processo. Assim, o Excel deverá conter o URL da página, o title, a meta description, as main e secondary keywords.

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