Newsletter
Menu
Pesquisa

FRONT-END
DEVELOPER

YOUR CAREER STARTS HERE

Se gostas de lógica, adoras tecnologia, interessas-te por desafios e vontade de desenvolver sites e sistemas web que sejam úteis e de fácil utilização, a profissão de Front-end Developer é o caminho certo para ti.

1 O que é? .

O site é uma soma de diferentes camadas - estrutura, dados, design, conteúdo e funcionalidade. Criar essa funcionalidade, voltada para o utilizador, é o trabalho de um Front-end Developer. Usando uma combinação de linguagens de marcação, design, scripts e estruturas do lado do cliente, o Front-end Developer cria o ambiente para tudo o que os utilizadores vêem e "tocam": conteúdo, layout e interação.

O Front-end Developer cria interação e experiência do utilizador com scripts incorporados no HTML de um site. Tudo o que o utilizador de um site vê, clica ou usa para inserir ou recuperar informações, é o trabalho do Front-end Developer, que cria softwares do lado do cliente que dão vida ao design do site. Os scripts são descarregados pelo navegador, processados,​ e de seguida executados separadamente do servidor.

Isto agrega tecnologia e visão em partes iguais. Os Front-end Developers são, assim, a ponte entre o designer e o programador de Back-end, o que significa que eles precisam de ser criativos e conhecedores de tecnologia. Queres saber como o design final, criado pelo designer, se torna um local vivo e que respira? Esse é o código Front-end em ação - um código que divide o design em componentes e, de seguida, fornece informações e funcionalidades possibilitadas pelo Back-end Developer.

O seu foco está na experiência do utilizador e a tecnologia que implementam dependerá do quão bem a aplicação atinge essa velocidade, eficiência e funcionalidade suave.

The Front-End

Developer’s

Skill Set

Para Front-end, é importante entender bem HTML, CSS e JavaScript. E o entender bem vai além de escrita de código...

O Front-end Developer deve entender a semântica do HTML, especialmente sobre acessibilidade, compreender o box-model e as particularidades do CSS, os paradigmas de programação suportados no JavaScript, melhores práticas de desenvolvimento (design patterns) e performance. Deve também entender fundamentos de computação como estrutura de dados, redes (desenvolvem-se coisas que dependem de rede), sistemas operacionais e engenharia de software ajudam a ter uma perspetiva mais ampla sobre o desenvolvimento de soluções, sejam sites ou aplicações. E isso tem uma mutabilidade muito menos frequente do que ferramentas. Se souber os conceitos, conseguirá decidir a melhor ferramenta/framework para a necessidade específica. Assim, entende-se que esta é uma profissão em permanente evolução, cuja definição muda constantemente.

front-end-developer

Adaptar a experiência do utilizador

front-end-developer

Implementar design responsivo para sites e para dispositivos móveis

front-end-developer

Traduzir o projeto do designer para HTML, CSS e JavaScript

front-end-developer

Produzir, modificar e manter sites, interfaces de utilizador e aplicações web e mobile

front-end-developer

Criar ferramentas que melhorem a maneira como os utilizadores vêem e interagem com o site em qualquer navegador

front-end-developer

Consultoria sobre as melhores práticas de SEO

front-end-developer

Testar o site durante o desenvolvimento para fins de usabilidade e corrigir quaisquer erros

front-end-developer

Contribuir com alguma experiência de back-end, colaborando em APIs e muito mais...

ONDE VIVE

O FRONT-END

DEVELOPER ?

Um Front-end Developer vive entre dois mundos:

Designer

Front-end

Back-end

1.

Entendem os princípios e práticas recomendadas da experiência do utilizador;

2.

Têm atenção ao detalhe, embora não sejam responsáveis pela conceção do design;

3.

Entendem JavaScript, escrevem código ao nível da aplicação, conectam middleware e fazem debug;

4.

Percebem a importância do desenvolvimento Back-end, mas podem não perder tempo a escrever lógica de Back-end e a criar bases de dados, gerar servidores, testes de carga, etc.

2 Mercado .

Com a crescente evolução do desenvolvimento web e mobile nos últimos anos, e com a introdução de smartphones, tablets e novas tecnologias que permitem o acesso à Web, os Developers enfrentam o desafio de conceber, cada vez mais, projetos digitais interativos, adaptados às necessidades reais do utilizador.

As ofertas de emprego nesta área têm aumentado ao longo dos últimos anos, quer no panorama nacional e international. Espera-se que o Front-end Developer esteja atualizado e que acompanhe o desenvolvimento da indústria digital.

Alguns
Dados .

Não contribui para projetos open-source mas gostaria
Desenvolve para Android e iOS
Usa regularmente a ferramenta IDE para desenvolver código
37% Não contribui para projetos open-source mas gostaria
35% Desenvolve para Android e iOS
82% Usa regularmente a ferramenta IDE para desenvolver código

DISRUPTIVE THINKING

FRONT-END DEVELOPMENT

Measuring programming progress by lines of code is like measuring aircraft building progress by weight. Bill Gates

Entende mais sobre a carreira de Front-end Development, como funciona o mercado, quais as empresas que atuam na área e como escolher o melhor caminho para começar a sua carreira.

A profissão de Front-end Developer é detalhada, neste vídeo, por Alexandre Marreiros, CTO e Ricardo Melo, Head of Front-end do grupo Fullsix Portugal.

Podes esclarecer aqui algumas das tuas questões, desde quais as tarefas, responsabilidades e skills deste perfil profissional, aos passos a tomar para entrar no mercado, e o futuro da área do desenvolvimento!

3 EMPRESAS .

Estas são as empresas de referência no panorama nacional nas áreas digitais, e nas quais confiamos na qualidade dos projetos desenvolvidos. Explora e conhece um pouco mais sobre o universo de cada uma e, quem sabe, do teu próximo local de trabalho!

4 FORMAÇÃO

O que procuras?
O que procuras?

5 Ofertas .

Estas são as empresas de referência no panorama nacional nas áreas digitais e nas quais confiamos bastante. Explora e conhece um pouco mais sobre o universo de cada uma e, quem sabe, do teu próximo local de trabalho.

Frontend Software Engineer (m/f)

DATA

10-10-19

Web Developer (m/f)

Full Time

DATA

09-10-19

Back-end Developer (m/f)

DATA

13-09-19

Fullstack Developer (m/f)

DATA

06-09-19

Senior Software Engineer (m/f)

DATA

04-09-19

Frontend Developer (m/f)

DATA

30-08-19