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DIGITAL
MARKETER

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A transformação digital está a acontecer e as empresas conseguem senti-la. O Marketing faz parte desta mudança constante tanto na indústria, como nas expectativas do cliente e dos trabalhadores. Percebe como funciona o mercado do Marketing Digital e como podes construir a tua carreira nesta área.

1 O que é? .

O papel do Digital Marketer tem objetivos e metas semelhantes aos de um profissional de marketing tradicional - aumentar a notoriedade da marca, promover produtos ou serviços da empresa e direcionar as perspetivas para conversões. Mas em vez de utilizar os canais de marketing mais tradicionais, o Marketing Digital comunica de forma eficaz através de plataformas tecnológicas mais apropriadas.

O Marketing Digital é um termo genérico que engloba todos as aplicações do Marketing online. As empresas utilizam agora os canais digitais, como a pesquisa do Google, as redes sociais, o e-mail e os seus sites, para se conectarem com seus clientes atuais e também com os potenciais.

Então, o que está a criar este impulso para a tecnologia na paisagem empresarial? A experiência do cliente. A transformação digital é encontrada no cruzamento de pessoas e tecnologia, e o objetivo desta transformação é criar negócios mais inteligentes e mais rápidos, que possam antecipar e atender melhor às necessidades dos clientes.

No entanto, as diversas e diferentes tecnologias - da inteligência artificial ao machine learning - tornam o marketing digital um universo complexo. Bem usado, o digital pode ajudar a economizar e a fazer dinheiro. Pode ajudar a envolver e capacitar os clientes. Pode ainda criar a jornada dos clientes de forma muito significativa e permitir que as equipas de marketing ajustem, monitorizem e avaliem essa jornada em tempo real. O utilizador assim, como a sua navegação, fornecem os dados de comunicação para que o marketing faça com que este obtenha, exatamente, o que procura.

A tecnologia, a informação e o comportamento do consumidor são chaves fundamentais para a compreensão e análise do Marketing Digital e da estratégia a ser aplicada.

Consumer behavior

As empresas de sucesso tentam posicionar-se no mercado e oferecer serviços ou produtos que atendam a um conjunto de clientes-alvo. A empresa deve permanecer única e pessoal para obter vantagem competitiva no seu segmento de mercado. A suposição para essa premissa é que os consumidores tomam decisões deliberadas e racionais, com base nas suas próprias necessidades e desejos.

BIG DATA

Big Data é descrito utilizando os três V's: grandes quantidades de dados (Volume), dados que estão a ser gerados em alta velocidade (Velocidade) ou dados que vêm em diferentes formatos (Variedade). Os dados coletados também são frequentemente não estruturados e contêm muito ruído, mas os padrões e o conhecimento podem ser encontrados ao utilizar os algoritmos e análises certos.

MACHINE LEARNING

Algoritmos consistem em etapas predefinidas que irão ser tomadas para resolver um determinado problema. O M, por outro lado, tenta criar regras baseadas em dados, métodos estatísticos e poder de computação. Em vez de dizer a um algoritmo o que fazer e como fazê-lo, o aprendiz da máquina ajuda o computador a entender os dados e a derivar regras de padrões e correlações.

E O QUE
POSSO FAZER? .

As possibilidades são enormes. Observa a grande variedade de vertentes dentro do Marketing Digital onde podes atuar.

produção de vídeo/áudio

Sendo o vídeo o tipo de conteúdo mais consumido nas plataformas de media digitais, é importante dominar ferramentas de criação e edição.

social
media

Dominar a estratégia das diversas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, e perceber em quais faz sentido a empresa estar presente.

mobile
marketing

Perceber as vantagens da comunicação mobile e adotar a presença neste campo de acordo com os objetivos.

E-MAIL
marketing

Construir boas newsletters e saber gerir campanhas, bem como medir os resultados obtidos.

gestao-conteudo

GESTÃO DE
CONTEÚDO

Perceber o contexto, aplicar o storytelling se fizer sentido e gerir os conteúdos de acordo com os objetivos definidos.

AUTOMAÇÃO | AI

Ajuda as empresas e/ou marcas a alcançar potenciais clientes em grande escala, mas de forma personalizada.

BUSINESS &
ESTRATÉGIA

Potenciar o pensamento estratégico direcionado para o negócio, desenhando, executando e avaliando estratégias omnicanal.

E-COMMERCE

Criar as melhores estratégias de comércio online e estar a par das diferentes plataformas e respetivas funcionalidades existentes no mercado.

ANALYTICS

Através do Analytics pode ser avaliada a experiência do utilizador, de ponta a ponta, em vários canais e pontos de contacto com o cliente.

SEO & SEM

Efetuar muita pesquisa e adotar as palavras-chave certas, o âmbito da estratégia geral de Marketing Digital.

COPYWRITING

Escrever os conteúdos certos, e da forma correta (tom e tipo de linguagem), é essencial para passar a mensagem ao público-alvo.

A TER
EM CONTA .

Os números mostram como o trabalho do Digital Marketer é cada vez mais necessário e presente na vida das empresas e dos consumidores.

80% dos americanos fazem compras online pelo menos 1 vez por mês

Em 2017, as contas móveis representam 50,3% de todo o tráfego da web gerado em todo o mundo.

Em 2018, 52,2% de todo o tráfego da web mundialmente foi gerado por mobile, em comparação a 50,3% no ano anterior. Atualmente, o mobile é responsável por metade de todas as páginas da web globais atendidas.

47% das empresas da UE utilizaram pelo menos um tipo de redes sociais....

...por exemplo blogs, sites de partilha de conteúdo e wikis em 2017, com mais de oito entre dez dessas empresas (84%) utilizando essas aplicativos para construir a sua imagem e comercializar produtos.

77% das empresas da UE tem um website e 25% utilizou publicidade na Internet em 2016.

2 Mercado .

O aumento do número de utilizadores da internet em Portugal e o mais recente crescimento nos dispositivos móveis, torna este canal mais do que apetecível para as empresas, que procuram divulgar a sua marca e captar clientes.

A evolução da media digital veio evidenciar o fator central do design de produto digital: o utilizador. Com esta necessidade de foco no utilizador desenvolveram-se duas novas vertentes com o nome de UX design e UI design.

ALGUNS
DADOS .

Das marcas pesquisadas planeiam conduzir testes de experiência do utilizador dentro de um ano.
Dos compradores online dizem que um vídeo nas redes sociais os ajudou a tomar sua decisão.
Dos pesquisadores não decidiram sobre uma marca antes de iniciar a pesquisa.

DISRUPTIVE THINKING

DIGITAL MARKETING

Don't count the people that you reach. Reach the people who count. David Ogilvy

More about being a Digital Marketer

Rúben Pardal, Digital Creative Strategist na JWT Lisbon, Diogo Silva, Digital Marketing Consultant na Karma Network e Bruno Pereira, Head of Performance na Havas Media Group, desvendam, neste vídeo, os pontos cruciais sobre a profissão de Digital Marketer.

3 EMPRESAS .

Estas são as empresas de referência no panorama nacional nas áreas digitais, e nas quais confiamos na qualidade dos projetos desenvolvidos. Explora e conhece um pouco mais sobre o universo de cada uma e, quem sabe, do teu próximo local de trabalho!

4 FORMAÇÃO

O que procuras?
O que procuras?

5 Ofertas .

Estas são as empresas de referência no panorama nacional nas áreas digitais e nas quais confiamos bastante. Explore e conheça um pouco mais sobre o universo de cada uma e, quem sabe, do seu próximo local de trabalho.

Digital Copywriter (m/f)

Full Time

DATA

11-06-18

Project Manager (m/f)

Full Time

DATA

27-04-18

Digital Marketing Specialist (m/f)

Full Time

DATA

25-04-18

Project IT Manager Junior (m/f)

Full Time

DATA

19-04-18