Newsletter
Menu
Pesquisa

DIGITAL
DESIGNER

YOUR CAREER STARTS HERE

Entende melhor a carreira de Digital Design, como funciona o seu mercado, quais as empresas a atuar na área e como podes escolher o melhor caminho para iniciar ou potenciar a tua carreira.

1 O que é? .

Os Digital Designers trabalham em projetos de multimédia e gráficos e devem ser capazes de criar, executar e editar conceitos e layouts para esses projetos.

</>

Desenhar para o digital é um fenómeno que surgiu nas últimas duas décadas, e atualmente o mundo do digital media encontra-se em constante expansão. Por consequência o Digital Design, ao atuar nesta área, é também um campo em crescimento.

O objetivo do Digital Designer é facilitar a compreensão e simplificar a interação do utilizador com o que foi desenvolvido. O design digital procura a melhor solução possível de acordo com as limitações do meio que será publicado, podendo muitas vezes superar estes desafios ao apresentar novas propostas, uma vez que no ambiente digital, podem ser exploraradas diversas possibilidades e inventadas novas interações.

Um Digital Designer é assim um profissional que aplica as suas skills técnicas e criativas no design de websites, mobile apps e outro tipo de conteúdo online para diversas indústrias. Alguns Digital Designers podem também adquirir competências em modelação 3D ou animação 2D de forma a aumentar as suas oportunidades e evolução.

A criação de landing pages, de banners e outros materiais de marketing digital também faz parte das tarefas destes profissionais, sendo bastante relevante conseguirem trabalhar em linguagens como HTML5, CSS3 e JavaScript.

As skills referidas e o domínio de softwares é importante para esta profissão, no entanto, ter um portfolio substancial com trabalhos em design completos é essencial. Estes normalmente são construídos durante o curso/formação, estágios ou freelancing.

O Digital Designer foca-se em resolver de forma estética algum problema, sempre com o destaque para a manipulação de imagens, textos e outros elementos relacionados de forma criativa e amigável.

SKILLS

NECESSÁRIOS

Vê as aptidões que necessitas para ser um Digital Designer de qualidade e pronto para o mercado de trabalho

cultura-visual

cultura visual

É importante ter um olhar crítico bastante apurado e ser proficiente em comunicar as ideias e expressar a sua visão através da tecnologia digital.

composicao

composição

Perceber o processo da junção de múltiplas imagens e realizá-lo através da utilização de ferramentas como o Adobe Photoshop ou o Adobe After Effects.

tipografia

tipografia

O Digital Designer deve ter conhecimento sobre os tipos de letras, suas características e quando/onde funcionam melhor.

apitidao-tecnica

APTIDÃO TÉCNICA

Deve apresentar perspicácia para navegar numa variedade de ferramentas, tendências e estilos.

design-de-interface

APTIDÃO TÉCNICA

Deve reconhecer as ​​inter-relações inerentes de uma marca: comportamento, usabilidade, marketing, estratégia e experiência geral, além de divisões de tarefas elementares.

cor

COR

É parte fundamental de qualquer comunicação, pelo que é relevante ter conhecimento sobre os seus efeitos.

POSSÍVEIS

CARREIRAS

Qual é o futuro e quais as possíveis carreiras a seguir dentro do universo vasto dos Digital Designers?

webdesigner

Webdesigner

Responsável por projetar e desenhar websites, blogs, sistemas e aplicações web, o seu principal papel é o de criar a interface gráfica do site, onde irá ocorrer toda a interação do utilizador.

videogame

Videogame Designer

Tomando como ponto de partida o conceito, o videogame designer projeta o conteúdo e cria as regras e estrutura dos jogos. Tem sempre em consideração o ambiente, o enredo e as personagens.

digital-marketing

Digital Marketing Designer

Cria diversas soluções visuais de apoio à estratégia de Marketing Digital e respetivas comunicações. Realiza brainstorming criativo, design conceptual, comunicação visual, protótipos, entre outros.

design-de-interação

Designer de Interação

O seu principal objetivo é o de projetar como o utilizador vai enviar, receber e responder - isto é, interagir - ao sistema que está a usar, tendo em consideração todos os fatores de interação. Poderão ser websites, jogos ou softwares.

2 Mercado .

A acompanhar a evolução do digital media encontra-se o Digital Design e a necessidade, por parte das empresas, marcas e agências, de profissionais a atuar na área, muito para além do design gráfico.

O Digital Designer pode atuar dentro de vários setores como agências de publicidade, design ou jornalismo, produtoras de vídeo, empresas de desenvolvimento de softwares, aplicações mobile, jogos, sites, entre outros.

As especificidades do digital exigem novas e atuais competências e ferramentas, pelo que a profissão tem uma grande procura nos dias que correm.

DISRUPTIVE THINKING

DIGITAL DESIGN

Good designers want to be proved wrong, bad designers hope to be proved right. Andy Budd

More about being a Digital Designer

O que é, afinal, um Digital Designer? Que formação e skills deve ter? Qual o futuro desta profissão?

Colocámos estas questões aos profissionais da área: Catarina Garcia, UX & Digital Product Design Consultant, Paulo Victorino, Lead UX & Service Designer na Foreteller, e Priscila Vasconcelos, Design Manager da EDIT.. As respostas, estão neste vídeo.

3 EMPRESAS .

Estas são as empresas de referência no panorama nacional nas áreas digitais, e nas quais confiamos na qualidade dos projetos desenvolvidos. Explora e conhece um pouco mais sobre o universo de cada uma e, quem sabe, do teu próximo local de trabalho!

4 FORMAÇÃO

O que procuras?
O que procuras?

5 Ofertas .

Estas são as empresas de referência no panorama nacional nas áreas digitais e nas quais confiamos bastante. Explore e conheça um pouco mais sobre o universo de cada uma e, quem sabe, do seu próximo local de trabalho.

Júnior E-Business & Digital Marketing (m/f)

DATA

17-01-19

Visual Communication Specialist (m/f)

DATA

17-01-19

Business Design Consultant (m/f)

DATA

15-01-19

Digital Art Director (m/f)

DATA

27-12-18

Visual Designer (m/f)

DATA

21-12-18

Web Designer (m/f)

DATA

21-12-18