Newsletter
Menu
Pesquisa

Report Sketch & Design Porto

Notícia

Report Sketch & Design Porto

Nos dias 14 e 15 de setembro teve lugar o evento oficial Sketch and Design Porto, na EDIT. Porto e no Pólo Zero. O evento destinado à comunidade de design digital e de UX envolveu a participação de profissionais e interessados da área, com a partilha de conhecimento, experiência e novidades.

O primeiro dia do evento, sexta-feira, foi inteiramente prático, com realização de 3 workshops no âmbito das temáticas de Design Digital, User Experience, e às ferramentas Sketch, Framer e Invision. As formações, que decorreram nas instalações da EDIT. Porto, foram lecionadas por Catarina Garcia, UX & Digital Product Design Consultant, Jorge Martins, Design Technologist na Mindera, e Ângela Ribeiro, UX/UI Design na FYI Digital Innovation.

As Conference talks fizeram o segundo dia do Sketch and Design Porto, tendo sido conduzidas por Luís Vaz, Founder do Canvaz.io, de manhã, e por João Lima, UX Designer na Critical TechWorks, na parte da tarde. Do leque de oradores convidados desta edição do Sketch and Design, fizeram parte profissionais de empresas como a Prozis, Farfetch, Mindera, Miew Creative Studio, Bit – Sonae e ainda MOXY.studio. Apresentamos alguns dos principais pontos abordados nas diferentes talks e painéis de discussão:

catarina-sketch-edit-porto

DesignOps: effective design at scale @ Prozis

Na sua talk, Sónia Gomes, Product Design Team Lead, abordou como se pode “escalar a prática do design”. Explicou o que são DesignOps, porque são relevantes, quando devem ser usados e por quem.

Com foco no design, nos métodos e nos processos, o DesignOps é um mindset que promove a colaboração entre as três disciplinas essenciais para a construção de um produto – engenharia, produto e design, escalando o processo de design e tornado-o mais rápido e robusto, sempre com o contributo da inovação e da criatividade.

Os elementos necessários para contruir uma “cultura à escala” são, segundo Sónia, pessoas, processo e produtos. Ao longo da talk apresentou exemplos práticos e, num todo, desmistificou o DesignOps.

sketch-edit-porto

A evolução do produto e a gestão da sua complexidade @ Farfetch

O Senior Product Designer na Farfetch Tiago Rodrigues partilhou a sua experiência relativamente à evolução de um produto, aos pain points sentidos e como se podem diminuir, utilizando determinados processos e ferramentas.

Tomando como ponto de partida “o que é um produto”, explicou de que forma este pode evoluir, e qual o papel do Product Designer neste cenário: é o “advogado do utilizador e do negócio”, e dos interesses de ambas as partes. Neste âmbito, exemplificou com os casos de empresas de sucesso como Booking, Apple e Foursquare. De acordo com Tiago, as opções do design têm de ter sempre uma validação de negócio, e de data, e há que ter em consideração que o produto “está sempre a crescer e, eventualmente, não morre”.

sketch-edit-porto

Discussion Pannel

No primeiro painel de discussão do dia, Luís Vaz, Sónia Gomes e Tiago Rodrigues debateram os benefícios da ferramenta Sketch e a sua utilidade no sentido de otimização de processos, além da parte criativa da criação de conceito/produto de um negócio.

Neste contexto, assumiram que é relevante utilizar outras ferramentas e plugins em jeito de complemento, dada a própria evolução da área do UX&UI Design, do Digital Product Design e da tecnologia inerente.

sketch-edit-porto

Hi-fi prototype: an underrated tool for eficiente products @ Mindera

Jorge Martins, Design Technologist na Mindera, começou a sua talk por falar um pouco sobre o seu percurso profissional, tendo o foco da mesma sido os protótipos HiFi – protótipos de alta fidelidade.

Desde o conceito até à execução, mostrou-nos que o caminho do design passa por diferentes fases: os desenhos em papel, os wireframes, a composição visual e a prototipagem, sendo que a alta fidelidade está associada à última etapa. Aqui situam-se os protótipos que “imitam” o produto final e são mais fiéis à realidade – não só percebermos “como é que os produtos digitais podem funcionar, mas também como é que nos sentimos a usá-los”.

sketch-edit-porto

UX is all about multidisciplinary teams – collaboration matters @ Miew Creative Studio

O Co-founder do Miew Creative Studio, Orlando Rocha, abordou na sua talk a importância da multidisciplinaridade das equipas e da colaboração entre todas as áreas, sejam elas do design, desenvolvimento, marketing, entre outras, para se conseguirem melhores resultados no desempenho do negócio.

Durante a sua talk mencionou a importância de valorizar as competências de cada um, tocando mesmo o conceito de T Shaped People, que nos diz as pessoas que compõem as equipas têm uma base em que são especialistas, mas depois têm empatia com uma série de outras áreas, o que torna as equipas bastante mais ricas. Considera também fundamental, para que se atinjam bons resultados, que toda a equipa deve estar envolvida no processo de trabalho. Esta metodologia de trabalho tem vantagens e desvantagens, no entanto, na perspetiva do Orlando as vantagens sobrepõem-se e tornam o processo de trabalho mais colaborativo e eficiente.

orlando-sketch-edit-porto

From Sketch to development – better collaboration between designers and developers @ Bit - Sonae

Joana Mesquita, UX Specialist na Bit – Sonae, falou sobre aquilo que considera ser, tradicionalmente, o modelo de trabalho e desenvolvimento, que inicialmente não é multidisciplinar. Afirma que muitas vezes o processo só passa para a área de desenvolvimento num estado mais avançado, o que poderá, na sua perspetiva, não ser benéfico para o resultado final.

Na perspetiva de Joana, envolver as equipas desde início é fundamental para o sucesso do produto final. Considera ainda que, a forma como se concretiza este envolvimento das equipas, se concretiza muito através do processo de Design Thinking, onde se desenvolvem múltiplas opções que são testadas, para que no final, se escolha a que mais se adequa. Tocando o tema da agilidade do trabalho, aborda as vantagens de diferentes ferramentas, nomeadamente do Sketch, para este processo.

joana-sketch-edit-porto

A ponte no espaço entre designer e developer @ MOXY.studio

A última talk ficou a cargo de André Sousa, UI/UX Designer no MOXY.studio, que nos trouxe aquilo que é a sua perspetiva do trabalho colaborativo entre developers e designers, o que considera ser o futuro do design, bem como a importância da investigação na área.

Durante a sua talk reforçou a importância de compreender as efetivas necessidades do cliente, bem como apostar sempre numa boa performance do produto final que se apresenta. No que diz respeito ao trabalho colaborativo entre as equipas, nomeadamente de desenvolvimento e design, André diz-nos que a comunicação é a chave, saber partilhar as nomenclaturas, para que todos falem “a mesma língua”. Defende que “sem desenvolvimento, o design é inútil. Sem design, o desenvolvimento é inutilizável”. Para André, o Sketch tem um papel neste mindset, que é o de reduzir a lacuna que ainda existe entre o design e o desenvolvimento, impulsionando assim a produtividade de todo o processo.

sketch-edit-porto

Discussion Pannel

João Lima moderou o último painel de discussão do dia, com Orlando Rocha e André Sousa. Neste sentido, foi colocando algumas questões relacionadas com as talks destes dois oradores, bem como foi recolhendo inputs e questões do público, de forma a promover o debate. Entre outros temas, foi discutida a mais valia do Sketch nos processos de design, bem como as melhorias que se consideram importantes para esta ferramenta.

sketch-edit-porto

Durante o evento Sketch and Design Porto, para além dos momentos de Q&A feitas pelo público aos oradores, do coffee-break e do networking, foram ainda sorteadas 6 licenças Sketch App e 6 workshops da EDIT. – Disruptive Digital Education. Este evento, contou com o patrocínio da Sketch App, EDIT., TRONIK – Digital Recruitment, io.foundation, EDIT.WORK., uiux.pt, Super Bock e OPO.network. A EDIT. agradece também ao Pólo Zero a disponibilização do espaço para o evento.

Se não tiveste oportunidade de assistir presencialmente ao evento, podes ver as talks completas aqui:

Partilhamos também, neste vídeo, os melhores momentos e insights do evento e a opinião de alguns dos oradores presentes.

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA