Report OFFF Barcelona 2019

Notícia

Apesar de ja existir à 19 anos, no OFFF conseguimos sempre encontrar inovação, criatividade e novas referências nas áreas do design e da tecnologia digital. Em 2019 não foi diferente, tivemos a oportunidade de ouvir e aprender com talentos internacionais, que partilharam as suas experiências e percursos profissionais.

Report OFFF Barcelona 2019

A edição de 2019 do Festival OFFF decorreu no Museu del Disseny de Barcelona, entre 25 e 27 de Abril. A EDIT. esteve presente no evento e deixamos aqui os principais highlights:

OFFF é uma comunidade que convida todos aqueles que querem saber mais a participar e a inspirarem-se numa jornada de três dias com conferências, workshops e diferentes atividades.

Em 2019 tivemos a oportunidade de ouvir e aprender com talentos internacionais, que partilharam as suas experiências e percursos profissionais.

Destacaram-se nesta edição a integração do design gráfico com o design digital e a animação, bem como as grandes tendências em termos de projeção, video mapping e a utilização da inteligência artificial no melhoramento de processos.

Por entre as inúmeras conferências e talks há algumas que merecem destaque.

CONRAD ROSET W/ NOMADA STUDIO

O Nomada é um estúdio que se dedica ao desenvolvimento de jogos. A sua equipa integra, além de developers, artista dedicados à ilustração, design gráfico entre outros.

No OFFF, Conrad Roset apresentou o jogo GRIS, um jogo em 2D para a Nintendo Switch e PC, com visuais únicos. Neste jogo, GRIS é uma menina perdida no seu próprio mundo, cuja sua tristeza se manifesta na ausência de cor. Ao longo do jogo ela vai reencontrando as cores, que lhes conferem novas habilidades e que se manifestam maioritariamente no seu vestido. Esta conquista da cor representa, metaforicamente, que a personagem supera a sua dor e redescobre as cores do mundo.

Durante esta talk foi possível perceber todo o processo de criação do jogo, onde tudo foi pensado ao pormenor: desde o design gráfico, à animação, a escolha das cores e a música.

Fica-se com a certeza de que é possível aliar o desenvolvimento, nomeadamente de jogos, à arte.

LOBULO STUDIO

Javier aka Lobulo, é um designer gráfico e ilustrador que trouxe ao OFFF a partilha daquilo que tem sido o seu percurso profissional.

Dedicado, desde o início da sua carreira ao craft, Lobulo faz criações impressionantes em papel. Aliando esta skill à ilustração e animação digital, tem desenvolvido diversos trabalhos para marcas como a Google, Coca-Cola, Converse, entre outras.

Mantendo-se sempre leal aquilo que é o seu trabalho encontrou, ao longo do seu percurso, a capacidade de aliar as suas skills à inovação, garantindo criações únicas e originais.

ONIONLAB

A oinionlab é especializada em mapeamento de projeção, VR e conteúdo audiovisual para festivais, exposições e música.

Desenvolvem espetáculos audiovisuais e criam experiências interativas para empresas relacionadas com tecnologia, design e art.

Durante a apresentação dos seus trabalhos foi notório o seu empenho na constante progressão e desenvolvimento do seu trabalho, nomeadamente no que diz respeito à técnica de mapeamento em 3D.

 

O encerramento do OFFF ficou a cargo de David Carson, designer gráfico e art director, conhecido pelo seu estilo muito pouco convencional.

Durante a sua apresentação, David Carson partilhou o seu percurso profissional e alguns dos seus trabalhos, fazendo questão de deixar a mensagem de que devemos sempre arriscar na elaboração dos nossos trabalhos, sair da zona de conforto e mostrar sempre aquele que é o nosso ponto de vista.

E assim encerrou o OFFF Fest de 2019, com um ambiente de partilha e conhecimento!

 


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses