Report IxDA Lisbon Conference 2018

Notícia

8 talks, 9 oradores nacionais e internacionais e mais de 170 participantes fizeram os números da IxDA Lisbon Conference 2018, que se traduziu num evento de sucesso para a comunidade do Design Digital e Interativo! Se não conseguiste estar presente, mostramos-te aqui os principais pontos abordados nas talks no evento da IxDA.

Report IxDA Lisbon Conference 2018

A IxDA Lisbon Conference 2018 decorreu no passado dia 24 de novembro e foi um evento da IxDA – Interaction Design Association de sucesso! Mais de 170 pessoas estiveram presentes no EDIT.WORK para assistir às diversas talks e discussion panels, e fazer parte dos vários momentos de networking destinados à comunidade de Design Digital e Interativo.

O painel de oradores convidados do evento refletiu uma enorme experiência e know-how da área, sendo composto por profissionais de agências e empresas como a GoogleR/GA LondonOutsystemsWYGroupMilleniumBCPPublicisOneMcLARENLanding.jobs Premium Minds.

Tânia Vieira, UX Specialist na Premium Minds e tutora da EDIT., foi a host do evento e responsável pela moderação dos painéis de discussão entre estes profissionais. A EDIT. agradece o excelente contributo e papel desempenhado na condução do mesmo!

Neste report partilhamos alguns dos principais pontos abordados nas diferentes talks da IxDA Lisbon Conference 2018:

The #1 Secret To Sell Your UX Projects @ Publicis One

Como vender projetos de User Experience Design? Este foi o mote da talk de Zarik Ahuir, Digital Creative Director na Publicis One, que começou a mesma por abordar algumas das frustrações dos profissionais desta área.

Como referiu, as coisas “mais simples não são necessariamente mais fáceis” de se fazer, e nesta área de trabalho as emoções devem ser primeiramente consideradas, e só depois o lado racional aplicado. E é importante perceber que cada membro de uma empresa ou agência, tal como os seus clientes, todos fazem parte do sistema e são uma equipa no sentido de chegarem juntos ao target final, e essa noção deve ser sempre pensada e transmitida. Zarik materializou a sua apresentação com vários casos reais, como é o exemplo da Apple, FOX ou MediaMarkt.

Before Design @ WYGroup

Miguel Franco é Digital Creative Director no WYgroup e apresentou, na sua talk, alguns pontos que considera essenciais no âmbito do design, e dos seus profissionais: ser curioso, ativando o “modo explorador” e descobrir novas perspetivas, desafiando-se constantemente.

Questionar tudo, sair fora da zona de conforto, experimentar novas atividades e skills, e aceitar a cultura do erro, são algumas das outras das características e ações fundamentais para os profissionais da área. Com base no seu percurso, o Digital Creative Director partilhou algumas das suas experiências, positivas e negativas, e como estas contribuíram para a sua evolução profissional.

It’s Not Design If You Ain’t Thinking Together @ Millenium BCP

A tutora da EDIT. e Experience Design Director no Millennium BCP, Carla Fonseca, focou a sua talk na temática do Design Thinking, desde a sua génese. Este pensamento, aplicado através de várias metodologias e frameworks em empresas como o exemplo apresentado da IBM, traz uma série de benefícios como a redução do tempo dedicado ao design e desenvolvimento, e a chegada mais rápida ao mercado dos projetos criados.

Carla apresentou e utilizou a hashtag #DesignTogether para conduzir a sua talk, uma expressão que diz respeito à importância de se desenhar com os utilizadores, com os clientes, com outras áreas e outros designers, reforçando estes pontos com exemplos práticos e reais.

A Toolkit for Designers: Navigating A World In Flux @ Google UK

Manasi Agarwall, Interaction Designer na Google em Londres, começou a sua talk por falar um pouco sobre o seu percurso académico e profissional. Com foco nas principais ferramentas utilizadas pelos designers no seu dia a dia de trabalho, Manasi abordou de que forma é que o nosso comportamento e recetividade à aprendizagem tem um papel fundamental para o sucesso e evolução daqueles que trabalham nesta área.

Durante a sua talk mencionou a importância de absorver o máximo de conhecimento possível e da necessidade de estes profissionais saírem da sua zona de conforto. Alertou ainda para o cuidado a ter na utilização da internet como fonte de novo conhecimento, pois muita da informação que consultamos apenas nos faz dispersar e perder o foco. Na perspetiva de Manasi, tudo o que fazemos tem um grande impacto num futuro próximo e pode mesmo inspirar outras pessoas.

“Why are we doing this?” - A Case For Questioning Everything @ Landing.jobs

Luís Pereira é Product Lead na Landing.Jobs e abordou a importância de questionar tudo o que fazemos e como esta característica pode ajudar no sucesso de qualquer profissional. Partilhou ainda um pouco sobre a sua personalidade, enquanto pessoa e profissional da área e como procura sempre uma explicação para aquilo que está a fazer.

Para que se atinjam bons resultados, Luís considera fundamental existir um bom planeamento e metodologia de trabalho, sendo crucial definir os objetivos e as métricas que pretendemos alcançar com cada projeto. Mencionou ainda a importância de envolver toda a equipa no processo de trabalho, tornando assim o mesmo mais colaborativo e eficiente.

Growing UX At Outsystems: 5 to 50 in 5 years @ Outsystems

O Director Product Experience na Outsystems, Gonçalo Veiga, partilhou algumas das aprendizagens que teve durante o seu percurso profissional e até chegar às funções que ocupa hoje na Outsystems.

Na sua talk, Gonçalo referiu a importância de querer aprender e de passar conhecimentos aos outros, e de como a nossa perspetiva pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto.

Usabilidade foi a palavra de ordem na talk de Gonçalo Veiga e, que tem sido fundamental no sucesso dos projetos implementados pela Outsystems nos seus clientes.

Designing For The Age Of The Machine @ Mclaren

Daniel Nobre, UX/UI Designer & Project Design Lead na Mclaren, foi o segundo orador do painel da tarde. Falou-nos do seu percurso e formação profissional assim como do desafio inerente às suas funções na Mclaren.

A temática escolhida levou-nos a refletir acerca da rapidez com que a tecnologia se renova e da responsabilidade do designer, ao se encontrar numa posição previlegiada para compreender este impacto na nossa realidade, em pensar e agir de forma eticamente correta.

Nesta talk abordou também a forma surpreendente como a nossa mente se adapta e interage quase que naturalmente com a evolução tecnológica, tornando imprescindível a capacidade de previsão no que se refere ao produto e às necessidades do consumidor no futuro. O que seria impensável há uma década tornou-se na realidade de hoje.

Designing Brand Experiences Driven By Data & AI @ R/GA London

Zoha Zoya exerce atualmente a função de Experience Designer na R/GA, uma agência de design digital com cerca de 18 escritórios espalhados pelo mundo. Aceitou este convite e voou de Londres para nos presentear com uma talk inspiradora e motivacional.

A Inteligência Artificial foi o mote principal desta talk, transportando a audiência para o momento em que começámos a delinear este modelo, elucidada para o seu impacto no nosso dia a dia e conduzida para aquilo que será o seu futuro. Com a crescente procura dos utilizadores na personalização das suas experiências, torna-se imprescindível às empresas a recolha de dados que lhes permita atender a esta exigência. Zoha alertou para a nossa responsabilidade em construir e desenhar a IA centrada numa abordagem humana que respeite as nossas necessidades mas também a nossa privacidade.

A talk terminou em torno da responsabilidade dos designers em acompanhar estas mudanças e de compreenderem que nenhum produto é um produto final.

No fim do evento foram sorteados 10 workshops EDIT. – Disruptive Digital Education, 2 Special Goodie Bags  InVision, 2 bilhetes para a Conferência Conf.Land e 3 licenças Sketch.

O valor arrecadado através das inscrições foi inteiramente doado à Make-a-Wish. Muito obrigado a todos, pelo contributo, e pela presença!

Se não tiveste oportunidade de assistir ao evento, podes ver as talks completas aqui:


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses