Newsletter
Menu
Pesquisa

Report IS 3.0:
Os desafios do E-Commerce &
a importância
dos Dados

Notícia

Report Industry Sessions 3.0: Os desafios do E-Commerce & a importância dos Dados

A edição 3.0 das Industry Sessions, na EDIT. Lisboa, decorreu no passado dia 21 de fevereiro, tendo-se esta focado nas áreas de E-Commerce e Data-Driven. Com o tema “Os desafios do E-Commerce & a importância dos Dados”, a edição contou com quatro oradores com experiência profissional nas referidas áreas.

Marta Lousada, Marina Barbosa, Nuno Flores e, ainda, Simão Pires, dirigiram as três talks, às quais se sucedeu uma sessão de QA, cujo painel de discussão foi moderado por Raquel Brás, Marketing Manager na EDIT..

De seguida, poderás ficar a par dos principais tópicos abordados neste evento que reuniu profissionais e interessados nas áreas de E-Commerce e Data-Driven.

is-3-0-lisboa

"Os desafios do e-commerce em Portugal"

Marta Lousada, ex-aluna da EDIT. Lisboa e, atualmente, Head of E-Commerce na Sephora, começou por partilhar a sua experiência no departamento de marketing da marca de maquilhagem, tendo estado presente desde a fase inicial de lançamento da loja online e até aos dias de hoje.

Durante a sua apresentação, referiu alguns factos relativos ao mundo digital e os desafios que se encontram reservados para o E-Commerce em Portugal. Aspetos como a “guerra dos descontos online”, a desmistificação do “assalto” às lojas físicas, o ROPO effect (research online, purchase offline), que pode ser traduzido como “pesquisa online, compra offline”, foram alguns dos desafios salientados pela Head of E-Commerce.

is-3-0-lisboa-1

“Os dados não tomam decisões”

Marina Barbosa, Product Manager, e Nuno Flores, Digital Marketing Manager & E-Commerce, ambos exercendo funções no Banco CTT, desenvolveram a sua apresentação em conjunto, de uma forma dinâmica e plena de exemplos ilustrativos.

A apresentação debruçou-se sobre o que é “ser-se data-driven”, alertando para a proximidade que todos temos em relação a esta metodologia, visto que se encontra presente, nas nossas vidas, desde sempre.

Alertaram para a relevância desta metodologia e o seu maior propósito, nomeadamente, o de tomar decisões (tendencialmente e cada vez mais, num menor período de tempo); para a necessidade de rapidez e constante atualização dos dados para decisões em “real time”; e, também, para a imprescindibilidade da partilha de informação, aquando da tomada de decisão, com outros departamentos ou áreas da empresa na qual se trabalha, bem como os problemas que daí advêm, quando não ocorre essa mesma partilha.

is-3-0-lisboa-2

"Business growth powered by Data-Driven Marketing"

Simão Pires, tutor do workshop de Digital Strategy for Business Impact da EDIT. Lisboa e Head of Performance na iProspect, explorou a importância que subjaz à criação de anúncios relevantes e das suas consequências positivas, tais como: diminuição do desperdício na comunicação, diminuição de Adblocks e, em última instância, a melhoria da experiência do utilizador. Ainda, a essencialidade da compreensão da interação dos utilizadores, da melhoria do fluxo de navegação e do desenvolvimento constante de testes A/B, a fim de alcançar melhorias no customer service.

is-3-0-lisboa-4

Discussion Pannel

Terminadas as apresentações e mediante algumas questões colocadas pela moderadora do debate e pela audiência, os oradores revelaram algumas das suas perspetivas, relativamente, por exemplo, ao estado atual do e-commerce em Portugal; dos pontos-chave para levar a cabo uma análise data-driven, no contexto de um mundo digital, onde a quantidade de informação que temos ao dispor prolifera velozmente; e que tipo de atitudes poderemos tomar, por forma a levar uma equipa e respetivos chefes a compreender a extrema importância do data-driven marketing para o crescimento do negócio de uma empresa.

is-3-0-lisboa-3

A EDIT. agradece a todos aqueles que estiveram presentes, bem como aos oradores, pela sua disponibilidade na partilha dos seus conhecimentos com a nossa comunidade.

Até à próxima edição! 😃

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA