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Lisboa

Virtual and Augmented Reality - Foundations

Workshop

Vagas Disponíveis

28 Abr 2018 - 29 Abr 2018

Workshop Fim de Semana

Investimento: 165€

Material Necessário Incluído
S
AB
 10:00H às 19:00H
D
OM
 10:00H às 19:00H
8 h Sábado
8h Domingo
=
16h DURAÇÃO TOTAL DO WORKSHOP
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Sobre o Workshop

No último ano a Realidade Virtual/Aumentada passou de um nicho entusiasmante para uma das áreas criativas/tecnológicas de maior crescimento. A RV/A põe o utilizador dentro da experiência e dá-lhe poder de escolha, envolve-o emocionalmente, deixando uma impressão forte e duradoura.

Junto com a recente evolução dos equipamentos de Realidade Virtual e Aumentada (Óculos Rift, HTC Vive, iPhone X, etc.) os motores de jogos vieram democratizar o desenvolvimento das aplicações.

Os motores de jogos, como o Unity ou Unreal, facilitam drasticamente o desenvolvimento de jogos 2D/3D pois automatizam muitas tarefas que exigiam conhecimentos avançados de programação. A inclusão de SDK de AR e VR nestes motores permitiu não só a criação de jogos AR/VR mas também de aplicações completas.

Este workshop faz uma introdução à tecnologia na perspetiva de produção de conteúdos. Vamos abordar o estado atual e perspetivas futuras das diversas plataformas, analisar hands on a tecnologia atual e desenvolver aplicações de AR e VR.

No final do workshop serás capaz de desenvolver experiências simples de VR para óculos de realidade virtual e AR para smartphone.

Público-alvo

Qualquer pessoa que queira ter uma primeira experiência a construir aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Requisitos

Noções elementares de modelação 3D (será trabalhado através do Unity 3D e do Android Studio). Noções de programação (opcional).

Conteúdo Programático

#1

Módulo

Introdução à Realidade Virtual/Aumentada (RV/A).

Continuum realidade-virtualidade, eXtended Reality (XR) e Mixed Reality (MR)

História da RV/A, porque surge agora é para onde vai

Aplicações em entretenimento, ensino/formação, defesa, desporto, engenharia, arquitectura

Nomenclatura e tecnologia (hands on).

RV imersiva: Oculus Rift+Touch, mobile

AR: mobile com marcadores 2D

MR: Microsoft HoloLens

Human Machine Interfaces: voz, olhar, gesto, tacto, movimento, reconhecimento 3D

Desenvolvimentos futuros

#2

Módulo

#3

Módulo

Desenvolvimento de aplicação em VR.

Os motores de jogos

O Unity3D: layout, UI, comandos principais

Criação e importação de geometrias 3D

Câmaras e navegação

Deployement, Build e Teste

Desenvolvimento de aplicações de AR.

Os SDK ARCore, ArKit e Vuforia

Escolha e produção de marcadores

Camaras para AR

Interação em AR

Deployement, Build e Teste

#4

Módulo

#5

Módulo

Projecto Final Individual.

Definição de objectivos e escolha da tecnologia

Desenvolvimento da experiência

Deployment

Teste e auto-avaliação

DOCUMENTAÇÃO DE APOIO ÀS AULAS

A inscrição no workshop inclui acesso a publicações e a documentação de suporte nas aulas e engloba um conjunto de recursos bibliográficos e formações on-line de suporte às atividades de ensino, investigação e aprendizagem.

Equipamento

Um computador por aluno.
Projetor HD.
Documentação em formato digital.

Admissão

Idade Mínima 18 anos
Noções elementares de modelação 3D (será trabalhado através do Unity 3D e do Android Studio). Noções de programação (opcional).

Certificação

Inclui: carga horária total do workshop, temáticas lecionadas e informação do tutor.

Tutor

Ricardo-Resende

Ricardo
Resende

Professor / Sub-coordenador

ISCTE
Digital Living Spaces / ISTA

catia-pereira

Cátia
Pereira

Coordenadora Pedagógica

Departamento Pedagógico