Newsletter
Menu
Pesquisa
Edit.ES
Quero frequentar este curso
Marketing Digital
Design Digital
Front-End
Mobile
UX/UI
Business
Enviar

Lisboa

Digital Product Design

Workshop

Workshop Fim de Semana

A definir

Vagas Disponíveis

Investimento: 150€

Material Necessário Incluído
S
AB
 10H às 19H
D
OM
 10H às 19H
8h 1º dia
8h 2º dia
=
16h DURAÇÃO TOTAL DO WORKSHOP
Quero frequentar este curso

Sobre o Workshop

«If you look at your Product Designer as someone that makes your solution look presentable, look again. A product designer helps you identify, investigate, and validate the problem, and ultimately craft, design, test and ship the solution.» —  Eric Eriksson

O surgimento em larga escala de produtos digitais, nomeadamente com a recente proliferação de startups e empresas focadas no desenvolvimento de software, levou à criação de novas disciplinas, metodologias e processos de trabalho. A grande quantidade de produtos disponíveis no mercado torna pertinente a sua diferenciação por via da experiência do utilizador.

O Digital Product Designer procura fundamentalmente entender os utilizadores, os seus objetivos, motivações, ansiedades e frustrações, por forma a identificar os problemas a resolver e desenvolver o produto adequado. Deste modo o designer deverá estar incluído em todos os aspectos referentes à criação do produto, desde a definição da estratégia, aos user flows, wireframes, mockups, testes com utilizadores e por vezes ainda o front-end development. Com uma esfera de atuação alargada, o designer de produto digital é alguém que procura encontrar soluções que respondam às necessidades do utilizador, melhorando a sua experiência com o produto.

Neste workshop pretende-se dotar os alunos com as metodologias, processos e ferramentas necessários ao desenvolvimento de um produto digital, desde a definição e requisitos do produto, passando pelo UX e UI design, e à necessidade de evolução e iteração constante.

Público-alvo

Designers Digitais que pretendam aprimorar o seu processo de trabalho e expandir o seu campo de ação na abordagem a projetos: desde a definição, ao user testing, à ideação, ao planeamento e implementação de soluções;

Designers Gráficos ou de Comunicação que pretendam expandir os seus conhecimentos em design digital, nomeadamente no desenvolvimento de produtos;

Estudantes de design digital, gráfico ou de comunicação que procurem adquirir uma visão mais abrangente do processo de design e do papel do designer no desenvolvimento de produtos digitais.

Requisitos

Conhecimentos de design gráfico e/ou de interfaces e de metodologias projetuais (transversais ao design). É uma mais-valia o conhecimento de padrões de design para a web, bem como de software como o Sketch (Bohemian Coding), Illustrator ou Photoshop.

Conteúdo Programático

#1

Módulo

Introdução

  • Cargos de Design: Web, UX, UI…
  • O que faz um Digital Product Designer
  • Processos de desenvolvimento de produtos (Agile, Lean e Waterfall)
  • Conceito de MVP (Minimum Viable Product)
  • Processo de design (etapas)

Define

  • Análise de concorrência
  • Âmbito, objetivos e estratégia: definição do público-alvo, Business Model Canvas, Value Proposition Canvas…
  • Requisitos e constrangimentos ao desenvolvimento do produto

#2

Módulo

#3

Módulo

Ideate

  • Arquitetura de informação
  • Design de interação
  • Estratégia de conteúdos

Prototype & Build

  • Padrões e princípios de design
  • Design de interfaces: Mockuping, Prototyping
  • Adaptação ao meio escolhido (desktop, smartphone…)
  • Trabalhar e comunicar com a equipa

#4

Módulo

#5

Módulo

Analize

  • Testes com utilizadores
  • Análise de métricas

Exercício

  • Desenvolver o produto, tendo como ponto de partida o âmbito, público-alvo, personas, requisitos e constrangimentos.
  • O aluno deverá:

  • Preencher o Business Model Canvas e Value Proposition Canvas
  • Fazer uma rápida pesquisa de concorrência
  • Definir a arquitetura de informação (Customer journey map, Sitemap)
  • Apresentar sketches ou wireframes da solução
  • Apresentar mockups ou protótipos interativos (Marvel ou Invision) da solução
  • Apresentar a solução à turma, em 3 minutos

#6

Módulo

Documentação de Apoio às aulas

A inscrição no workshop inclui acesso a publicações e a documentação de suporte nas aulas e engloba um conjunto de recursos bibliográficos e formações on-line de suporte às atividades de ensino, investigação e aprendizagem.

Mais Info

EQUIPAMENTO

iMac 21”i5 (um por aluno)
Projetor HD.
Documentação em formato digital.

ADMISSÃO

Idade Mínima 18 anos
Conhecimentos gerais de comunicação e marketing digital.

CERTIFICAÇÃO

Inclui: carga horária total do workshop, temáticas lecionadas e informação do tutor.