Newsletter
Menu
Pesquisa
QUERO FREQUENTAR ESTA PÓS-GRADUAÇÃO
Marketing Digital
Design Digital
Front-End
Mobile
UX/UI
Business
Enviar
Este site utiliza cookies. Ao submeter este formulário estará a consentir a sua utilização.
Política de Privacidade

Lisboa

Design Thinking para a Inovação tecnológica

Pós-graduações

Vagas Disponíveis

22 FEV 2019 - 19 JUL 2019

Curso Pós-Laboral

Investimento: 400€ x 8

Sem juros. Pronto Pagamento : 5% de desconto
 19:00H às 23:00H
S
AB
 9:00H às 18:00H
D
OM
252h Curso Hands-on + Projeto de Curso
288h Projetos de Curso
=
540h DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
QUERO FREQUENTAR ESTA PÓS-GRADUAÇÃO

O que é o Design Thinking?

O design thinking é geralmente definido como um processo analítico e criativo que envolve a pessoa em processos de experimentação, criação e prototipagem de modelos, recolha de feedback e redesign de soluções para uma determinada questão ou necessidade de empresas, indústrias ou áreas de negócio.

O interesse na metodologia de Design Thinking tem vindo a ser cada vez mais evidente nas comunidades das áreas de gestão e administração, uma vez que cada vez mais se deparam com a necessidade de ampliar a sua capacidade de enfrentar os desafios que enfrentam atualmente, nomeadamente a nível tecnológico e digital.

Sobre o curso

Este curso foi concebido envolvendo profissionais reconhecidos nas áreas de design, a desenvolver projetos nacionais e internacionais, bem como docentes do ensino superior, reconhecidos pela sua investigação nas áreas que lecionam.

O input de profissionais com uma vasta experiência é essencial ao desenvolvimento teórico e prático dos programas da EDIT.. Esta formação é composta por aulas teóricas, práticas, produção de projetos em laboratório e conta com o “inside knowledge” dos Tutores da EDIT. e de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal.

As aulas da Pós-Graduação funcionarão na EDIT. Lisboa. As aulas práticas, nomeadamente de desenvolvimento de protótipos, realizar-se-ão nos laboratórios especializados do Instituto Politécnico de Setúbal. 

A admissão nesta Pós-Graduação requer a marcação de uma SOPP (Sessão de Orientação Pedagógica & Profissional) com um Student Admissions Manager.

Objetivos

No final desta Pós-Graduação os alunos deverão compreender o processo criativo e de inovação ligado à metodologia de Design Thinking, bem como a utilização desta metodologia como contributo para a inovação tecnológica de produtos e serviços.

Com esta Pós-Graduação os alunos ficarão com o conhecimento necessário para levar a cabo um processo de inovação tecnológica, ao nível de serviços ou produtos, recorrendo à aplicação da metodologia de Design Thinking.

 

 

Perfil

Destinado a profissionais das áreas de Design / Comunicação / Marketing e Gestão. Pessoas motivadas para novas técnicas de desenvolvimento de projetos que queiram dedicar-se à metodologia criativa e ao processo de inovação.

A Pós-Graduação é destinada a profissionais que procuram estar atualizados e acompanhar o desenvolvimento da indústria digital e tecnológica, contribuindo para a sua melhoria e inovação através da utilização de metodologias e ferramentas criativas.

Conteúdo Programático

#1

Módulo

Conceito Geral
1 ECTS

Design como metodologia para resolver problemas

As etapas do design thinking e como aplicá-las

O que é o design thinking

Design como ferramenta para a inovação

Design Thinking na vida real – Use Cases

Gestão da Inovação e Empreendedorismo
2 ECTS

Conceitos fundamentais de inovação

A inovação tecnológica

Financiamento da inovação

Inovação e empreendedorismo

#2

Módulo

#3

Módulo

Iteração e Co-Criação
2 ECTS

Redes de cooperação e inovação Aberta

Ferramentas colaborativas

Competências de inovação e técnicas de criatividade

Processos de trabalho e multidisciplinariedade

Primeira aplicação a um produto/serviço/processo

Tecnologias Digitais nos processos de produção
3 ECTS

Inovação e Fabrico:  Produtos, Processos e Ferramentas

Tecnologias digitais na inovação industrial

Desenho em 3D e prototipagem rápida

Mecatrónica e Robótica

Ferramentas Digitais e Tecnologias de Informação

Inteligência Artificial e machine learning

#4

Módulo

#5

Módulo

User Research
2 ECTS

Introdução à user research

Como obter user insights

Pesquisa quantitativa Vs. pesquisa qualitativa

User Research Toolkit

Como traduzir a user research: análise e entrega

Customer Experience
2 ECTS

Foundations

As camadas da Customer Experience

Construção da Customer Experience

Ferramentas e criação de mapas

Definição de próximos passos

#6

Módulo

#7

Módulo

Visual Thinking e Sketching
1 ECTS

Exploração visual

Storyboarding

Concept sketching

Pensamento visual

Técnicas básicas I:

   Geometria básica
Perspetiva

Técnicas básicas II:

   Corpo humano
Movimento e emoções
Interfaces

Aplicar esses ‘blocos de construção’ visuais para exibir informações complexas

Anotações visuais e apresentação

Ideação: Ferramentas e ambientes que estimulam a criatividade e desenvolvimento
3 ECTS

As várias faces da Criatividade

Brainstorming

O papel do processo criativo na inovação

Métodos de exploração criativa

Mood boards

Mind Mapping

Mash-up

Morphological Matrix

#8

Módulo

#9

Módulo

Prototipagem e Teste
2 ECTS

O que é um protótipo

Porque precisamos de  prototipar

Como a prototipagem funciona

Tipos de Prototipagem

Ferramentas de prototipagem

Guidelines para a prototipagem

Como escolher a abordagem correcta

Elaboração de um protótipo

Testes de usabilidade

Implementação e viabilidade empresarial
3 ECTS

Análise de mercado

Estratégia e desempenho organizacional

Marketing e comunicação

Sistemas de Gestão da Inovação

Gestão financeira e rentabilidade

#10

Módulo

Documentação de Apoio às aulas.

A inscrição na Pós-Graduação inclui acesso a publicações e a documentação de suporte nas aulas, incluindo um conjunto de recursos bibliográficos e formações on-line de suporte às atividades de ensino, investigação e aprendizagem.

Workshop da EDIT.

No final da Pós-Graduação, os alunos têm acesso a um workshop. Este workshop é escolhido pelo aluno (exceto The Agency Workshop Series e International Workshop Series).

Mais Info

Recrutamento

Todos os nossos alunos beneficiam de uma colaboração exclusiva entre a Tronik- Digital Recruitment Agency e a EDIT.. O objetivo desta parceria é o enquadramento e inclusão dos alunos da EDIT. no mercado de trabalho.

Mais Info

Certificação

A certificação é entregue aos alunos em formato digital e inclui: carga horária, modular e total, do curso temáticas, notas finais de cada módulo e média final do curso, certificação DGERT, carimbo e assinatura (da coordenação pedagógica do programa ou administração da escola). Os ECTS considerados em cada modulo são passíveis de equivalência no ensino superior.

Aluno Internacional

Queres vir estudar em Portugal?

Mais Info

Equipamento

McBook Air (um por aluno)
Projetor HD
Documentação em formato digital

Admissão

Idade Mínima 18 anos.
-
Marcação de uma SOPP (Sessão de Orientação Pedagógica & Profissional) gratuita com um dos nossos Student Admissions Manager.

Instituto Politécnico de Setúbal

O Instituto Politécnico de Setúbal é uma instituição pública de ensino superior, criada em 14 de outubro de 1979, iniciando atividade a 20 de abril de 1981, em Setúbal, Portugal.

 

Como instituição do ensino superior, é um centro de criação, transmissão e difusão da ciência, tecnologia e cultura, intervindo diretamente no desenvolvimento da sociedade e na valorização dos recursos humanos. Como entidade, cabe-lhe, naturalmente, legítimas intenções e aspirações para o futuro, cuja explicitação pode ser um instrumento de motivação e inspiração para a sua comunidade.

Equipa

tania-vieira-edit

Tânia
Vieira

UX Specialist

Premium Minds

José Pedro
Lucas

Prof. de Automação e Controlo

Instituto Politécnico de Setúbal

carla-fonseca

Carla
Fonseca

Experience Design Director

Millennium bcp

Filipa Burgo

Filipa
Burgo

Professora

Faculdade de Belas Artes de Lisboa

Fernando
Valente

Professor de Inovação e Empreendedorismo

Instituto Politécnico de Setúbal

catia-pereira

Cátia
Pereira

Educational coordinator

Pedagogical Department