Newsletter
Menu
Pesquisa

Susana Jaulino
Tutora

entrevista

Susana Jaulino
Tutora

Susana Jaulino é Digital Marketing Lead e tutora da EDIT. Em entrevista, conta-nos o seu percurso, como é o seu dia a dia de trabalho e ainda quais são as suas expectativas, enquanto tutora do novo curso Performance Marketing Advanced em formato Remote Leaning.

Têm que ser sobretudo curiosos e ter aquela vontade constante de descobrir mais por si próprio, porque esta é uma área onde também temos que ser autodidatas.

E.

A tua formação inicial é na área de artes performativas. Conta-nos um pouco sobre o teu percurso académico e profissional, e o que te levou a enveredar por esta área e profissão?

S

Sempre tive inclinação para áreas criativas, onde tivesse liberdade para explorar a imaginação. O curso de Estudos Artísticos era muito apelativo para mim, porque se focava em muitas dessas mesmas áreas como o cinema, a música, as artes plásticas ou o teatro. Com o decorrer do curso, fui percebendo que o meu caminho iria estar muito mais ligado à comunicação e aos “bastidores”. Foi nessa lógica que fiz o curso de Produção e Marketing de Eventos e imediatamente no ano seguinte o curso de Marketing Digital. Com um background como o que eu tinha, era fácil ficar um pouco assoberbada no início com tantos conceitos novos, mas ao mesmo tempo foi um processo relativamente natural para mim. Eu tinha um ,fascínio com publicidade desde muito nova via todas aquelas compilações dos anos 90 com os melhores anúncios do ano. Compreender o racional por trás daquilo que nos é apresentado era quase como aprender um truque de magia.

Foi a dinâmica do digital e a sua constante mudança que me atraiu. A tecnologia e as ferramentas que temos hoje são incríveis de muitas formas diferentes e é empolgante trabalhar numa área que está em crescimento em tempo real. 

Tive oportunidade de colaborar com o IKEA ou a asos.com, mas a minha experiência mais enriquecedora em termos profissionais foi sem dúvida o Facebook, onde tive oportunidade de trabalhar de perto com centenas de empresas e tive uma percepção real dos desafios que as marcas enfrentam em Social Media e dos processos e estratégias que podemos desenvolver neste universo em particular.

E.

Quais os maiores desafios para um profissional de Marketing Digital?

S

A constante evolução do mercado. Há sempre uma urgência em estarmos actualizados, e a informação chega-nos a uma velocidade maior do que aquela a que a podemos consumir.

E.

O teu dia a dia de trabalho tem uma rotina, ou cada dia é diferente?

S

Estive até há pouco tempo ligada à indústria dos eventos ao vivo que é bastante dinâmica, mesmo em tempos de pandemia, embora por outros motivos. No entanto, há sempre tarefas que estão alocadas aos seus dias ou horários. Acredito que se tivermos um bom planeamento do dia nos tornamos mais produtivos.

E.

Na tua perspetiva, de uma forma geral, qual o ponto de situação do mercado de Marketing Digital em Portugal?

S

Há sempre margem para melhorar, mas muitas marcas/empresas já tiram imenso partido dos canais digitais e muitas de forma muito criativa. Claro que há sempre o reverso da moeda, e claro que há exemplos que não funcionaram tão bem, e é aqui que acredito que a formação/educação tem um papel fundamental, porque os exemplos menos positivos são fruto de lacunas de formação.

E.

Podes identificar um ou dois exemplos de marcas/empresas que, na tua opinião, estejam a tirar partido das potencialidades do Marketing Digital?

S

O Licor Beirão. A marca tem uma presença digital muito bem pensada, totalmente em linha com a identidade da marca e o público-alvo. Têm uma comunidade bastante activa em Social Media, o que é louvável em 2021. Isto acontece porque conhecem muito bem a sua audiência e se manifestam de forma contextualizada, além de envolverem a comunidade em desafios e passatempos bem concebidos. O “Atende Que É Beirão” que foi desenvolvido durante o primeiro estado de emergência foi uma das minhas acções favoritas de 2020.

E.

Vais ser tutora do curso Performance Marketing Advanced em formato Remote Learning. Quais são as tuas expetativas e de que forma pretendes lecionar as tuas aulas?

S

Espero encontrar o entusiasmo natural de quem quer descobrir e aprender mais, que felizmente é uma constante nos cursos em que já fui tutora. A minha abordagem é sempre muito “hands on” porque essa será a realidade enquanto profissionais.

E.

Na tua ótica, que características devem ter os profissionais de Marketing Digital?

S

Têm que ser sobretudo curiosos e ter aquela vontade constante de descobrir mais por si próprio, porque esta é uma área onde também temos que ser autodidatas.

E.

Que primeiros passos sugeres a quem pretende ingressar neste mercado em constante crescimento, para que se possa diferenciar?

S

É importante compreender o meio digital de uma forma geral, até porque o universo é vasto e dentro do marketing digital existem várias áreas distintas. A especialização é o segundo passo, os profissionais destacam-se muito mais porque o seu trabalho é de excelência numa área específica, e não porque são “mais ou menos bons” em tudo.