Newsletter
Menu
Pesquisa

Miguel Sobral Cardoso
Tutor

entrevista

Miguel Sobral Cardoso
Tutor

É Digital Marketing Strategist na 10.digital, e tutor do curso intensivo Data-Driven Marketing Analytics na EDIT. Porto.

Miguel Sobral Cardoso conta-nos o seu percurso e dia a dia profissional, reforçando, nesta entrevista, a importância da atualização constante dos conhecimentos no Marketing Digital, sendo necessária “muita curiosidade e dedicação” para um mercado “tão competitivo”.

Creio que a aposta em especialistas desta área é fundamental, uma vez que estes podem acrescentar processos às empresas que lhes vão permitir gerar maior retorno, através do impacto gradual causado pela eficiência das estratégias que serão desenvolvidas."

E.

Fala-nos um pouco sobre o teu percurso académico e profissional.

M

O meu percurso até descobrir a beleza do Marketing foi algo sinuoso, como tantas outras pessoas que chegam a esta área. Ou seja, vim de uma primeira formação em Psicologia, para depois passar por áreas como a Fotografia, a Comunicação e Multimédia, culminando no Marketing. Esta descoberta teve algo de extraordinário, pois foi muito bom sentir que o Marketing, e concretamente o Marketing Digital, consegue agregar todas as áreas nas quais me fui especializando. Ou seja, foi transformar o trabalho em paixão na medida em que, todos os dias, realizo tarefas que me preenchem e me permitem estar motivado.

E.

Como é, atualmente, um dia da tua rotina de trabalho?

M

Uma das vantagens de trabalhar numa empresa tão irreverente e dinâmica como a 10.digital, é que não há rotina. Todos os dias são diferentes e vivemos um carrossel de emoções. Claro que no “final do dia” tenho as minhas tarefas bem definidas, passando pela estratégia digital, análise e optimização das campanhas de performance em execução e ainda algum apoio na componente criativa e campanhas existentes a decorrer na empresa. Por tudo isto, um dia de trabalho costuma ser bastante intenso, mas (quando tudo corre bem) a satisfação que se retira do trabalho é indescritível. Estar, de alguma forma, envolvido no trabalho com clientes de áreas tão distintas como o Licor Beirão, Fruut, BH Fitness, Bushmills ou Roca, apenas para citar alguns, tem tanto de exigente como de gratificante, na medida em que há uma aprendizagem constante de várias áreas de negócio e nos permite contactar com profissionais da área de Marketing, com os quais aprendemos (bastante) diariamente.

E.

Porque é que as empresas e marcas devem apostar na área do Marketing Digital, e em especialistas da mesma?

M

Antes de mais acredito que todas as empresas devem olhar para o Marketing como um investimento calculado. O digital deve reter uma fatia deste plano e concretamente do budget anual das empresas. Ou seja, apostar em Marketing Digital sem um plano bem definido é um erro com o qual ainda nos vamos deparando. Dito isto, creio que a aposta em especialistas desta área é fundamental, uma vez que estes podem acrescentar processos às empresas que lhes vão permitir gerar maior retorno, através do impacto gradual causado pela eficiência das estratégias que serão desenvolvidas.

E.

Consideras que o mercado de trabalho na área em questão ainda tem espaço para mais e novos profissionais?

M

Creio que sim, e, por este motivo, a constante atualização dos conhecimentos é fundamental. Para nos mantermos atualizados, num mercado tão competitivo como este, é necessário muita curiosidade e dedicação.

E.

Quais serão, na tua ótica, as tendências do Marketing Digital num futuro próximo?

M

Num futuro próximo, ou até mesmo atualmente, embora a taxa de penetração nas empresas ainda seja curta, vejo muito potencial nos chatbots e nas ferramentas de automação. Creio que, cada vez mais, vamos assistir a​ ​uma aposta das empresas na integração de ferramentas de performance com estes sistemas. Contudo, continuo a acreditar que qualquer tendência (ou ferramenta) terá sempre de ser utilizada em função de uma estratégia holística de Marketing e nunca apenas por si mesma.

E.

Como é que te manténs atualizado sobre o mundo digital? Utilizas alguns sites ou plataformas?

M

O contacto diário com pessoas apaixonadas por Marketing e pelo digital ajuda bastante a estar atualizado. Contudo, não dispenso​ ​ter os meus feeds ​personalizados, para ver primeiro e receber notificações da informação que considero relevante, subscrever Newsletters e ler livros da especialidade. Gosto muito de sites como o Social Media Today ou Think with Google. Tento também seguir outros profissionais da área e ler com atenção o que vão partilhando.

E.

Que expectativas tens para o curso Data-Driven Marketing Analytics? Como pretendes passar os teus conhecimentos? Também esperas aprender com os alunos?

M

Oferecer uma componente mais prática e passar alguns dos processos que utilizo no meu dia a dia, faz-me acreditar que tornará o curso mais interessante, concretamente no que ao módulo de Performance Marketing diz respeito. Por outro lado, creio que abordar este processo de forma dinâmica vai permitir uma grande troca de experiências e seguramente terei muito a aprender, até pela qualidade dos alunos que usualmente frequentam as formações da EDIT.