Newsletter
Menu
Pesquisa
Edit.ES

Aluno
Pedro Afonso

entrevista

Entrevista Pedro Afonso

25 Julho 18

Pedro Afonso

"Com estas áreas, temos a oportunidade de deixar de tomar decisões com base em “eu acho que resulta” para poder compreender de forma efetiva com números e resultados (…) e trazer ainda mais retorno para o negócio das empresas”.

Foi aluno de Data-Driven Marketing & Analytics na EDIT. Lisboa e teve a oportunidade de abraçar o cargo de Digital Marketing Executive no Pestana Hotel Group após este curso. Pedro Afonso conta-nos o seu percurso e perspetiva sobre o futuro da área, e dos seus profissionais.

Com estas áreas, temos a oportunidade de deixar de tomar decisões com base em “eu acho que resulta” para poder compreender de forma efetiva com números e resultados (…) e trazer ainda mais retorno para o negócio das empresas.

E.

A tua formação e percurso estão ligados ao Marketing. Porque decidiste ingressar no curso intensivo de Data-Driven Marketing & Analytics na EDIT. Lisboa?

P

Após a minha Licenciatura em Gestão de Marketing e depois de 2 anos no mercado de trabalho senti que era inevitável começar a “mergulhar” em dados e analisar tráfego online para me tornar um marketer mais bem preparado para os desafios futuros. A EDIT. oferece vários cursos bastante atuais na área digital e por isso foi uma escolha bastante fácil.

E.

Consideras que os conhecimentos e ferramentas adquiridos no curso vão ser imprescindíveis nos futuros papéis profissionais que irás desempenhar?

P

Sem dúvida. Na verdade, o que aprendemos no curso é um excelente kick-off para uma série de temas e ferramentas a que não estávamos ainda atentos, não tínhamos tido a oportunidade de as explorar ou mesmo por não as trabalharmos da melhor forma. Estudar esta área também me deu novas oportunidades de carreira e acabei mesmo por abraçar um novo desafio profissional recentemente como Digital Marketing Executive no Pestana Hotel Group.

E.

O contributo dos tutores do curso foi importante, na tua opinião? E a interação com outros alunos e profissionais?

P

Os tutores são essenciais para que possamos entender, na prática, como analisar os dados e aprender com os seus casos práticos. Foi também ótimo conhecer alunos que trabalham em outras empresas e perceber como o curso os ia ajudar nas posições onde trabalham e/ou para além disso como aquele conhecimento os iria ajudar a trazer valor para as empresas que representavam.

E.

Achas que o Marketing Digital, e especificamente a área de Analytics, deve ser uma aposta inegável a fazer pelas empresas?

P

Acredito mesmo que o Marketing Digital e a área de Analytics são muito importantes para fazer Marketing nos dias de hoje. Com estas áreas, temos a oportunidade de deixar de tomar decisões com base em “eu acho que resulta” para poder compreender de forma efetiva com números e resultados o que está a acontecer e o que podemos fazer para otimizar os nossos esforços de Marketing e trazer ainda mais retorno para o negócio das empresas. Consequentemente, as empresas começam a entender melhor os seus clientes e o que eles valorizam e podem inclusive identificar mais facilmente novas oportunidades de negócio.

E.

Que evolução e tendências prevês no campo da análise de dados?

P

Acredito que cada vez mais os dados irão ajudar a antecipar as necessidades e interesses dos consumidores. As ferramentas de business intelligence e big data irão ajudar as organizações a implementar as estratégias de marketing e melhorar a eficiência da gestão. Acompanhar o nosso negócio pelo Google Analytics ou pelo Facebook Insights é apenas o começo do que a era dos dados nos promete.

Os dados dizem muito sobre o mercado, sobre o comportamento do consumidor e principalmente sobre os resultados de uma campanha ou plano de marketing. A partir do momento que conseguimos automatizar análises de dados, atendimento e serviços, abrimos espaço para um marketing mais personalizado e pessoal.

E.

Utilizas algum tipo de recursos ou plataformas para te manteres atualizado sobre as novidades do digital e do Analytics?

E.

Que características deve ter, na tua perspetiva, um bom profissional desta área? Neste contexto, que conselhos podes dar a quem tem interesse em entrar e vingar no mercado digital?

P

A capacidade de encontrar, interpretar e implementar os resultados pode ser a chave para uma indústria orientada por dados, como o marketing digital. Um profissional de marketing que não acompanha as principais métricas não vai ter ideia do impacto do próprio plano de marketing e se está a ir na direção certa para atingir os objetivos definidos.

Diria que a capacidade de começar por si próprio e querer descobrir todos os dias é muito importante, há espaço para isso. Se essa pessoa tiver gosto por ajudar negócios a crescer, capacidade de comunicação, pensamento estratégico e analítico, ainda melhor!

Depois, acredito que é importante também dominar as áreas de Search Engine Optimization, Audience Development, Content Marketing, Social Media Marketing e Analytics.