Newsletter
Menu
Pesquisa

Aluna
Joska Scekic

entrevista

31 votos

Joska Scekic
Aluna

06 Novembro 19

Joska Scekic

É de nacionalidade croata, estudou e trabalhou em Itália, e chegou à EDIT. Porto para frequentar o programa Digital Marketing & Strategy. Apresentamos-te Joska Scekic, Partnership Coordinator na Prozis. Da sua experiência em Portugal e na escola destaca o ambiente estimulante, o networking e os tutores, enquanto “role models”.

Marketing digital é um lugar perfeito para as pessoas que querem arriscar, que são criativas e que querem explorar coisas novas. As empresas portuguesas deviam entrar mais neste mood também

E.

Fala-nos um pouco sobre ti! Conta-nos o teu percurso académico e profissional, e o que te trouxe até à EDIT. Porto para fazer o curso de Digital Marketing & Strategy.

J

Sou croata, de nacionalidade, mas aos 18 anos mudei-me para Itália para estudar Comunicação Pública e Social. Depois de estudar e trabalhar durante 8 anos neste país, tomei a decisão de mudar para o Porto. O meu objetivo com este curso de Digital Marketing & Strategy na EDIT. era aprender coisas novas, porque sabemos que o mundo Digital está em constante mudança, e também para conhecer uma realidade diferente.

E.

Relativamente à tua adaptação, não só ao país mas também a esta formação em específico, como foi a tua experiência?

J

Gostei imenso de tudo! Achei um ambiente muito estimulante. Também foi interessante conhecer novas pessoas, com diferentes backgrounds, mas todos a trabalhar com a mesma vontade.

E.

Qual o papel dos tutores, na tua perspetiva? É importante o facto de serem profissionais da área ativos no mercado?

J

Sim, valorizo bastante este fator. Apesar de, hoje em dia, estarmos à distância de um click para obter todo o tipo de informações, o  “lado humano” não pode deixar de existir. É importante que sejam excelentes profissionais nas suas áreas, mas também alguém que atue como role model, ou seja, servirem como exemplo e inspiração para aqueles que com eles interagem.

E.

Consideras que o Marketing Digital é um setor que deve ser mais explorado por parte das empresas portuguesas, e devem apostar em profissionais especializados?

J

Ohhhh yesss! Não é só importante apostar em profissionais, mas sobretudo nas pessoas que querem aprender sempre. O que valia ontem, hoje já não vale.  Marketing digital é um lugar perfeito para as pessoas que querem arriscar, que são criativas e que querem explorar coisas novas. As empresas portuguesas deviam entrar mais neste mood também 🙂

E.

De forma a conseguires manter-te em constante atualização sobre a área, existem sites ou plataformas que utilizes com esse objetivo?

J

Não tenho um site em específico, depende muito do que me interessa no momento. Nos últimos meses tenho estado muito interessada na parte gráfica e então aprendi a usar Photoshop de forma mais profissional e aprofundada. Não gosto muito de esperar por outras pessoas. Então, sempre que possível, gosto de adquirir novos conhecimentos de forma autónoma. Sou uma auto-didata.

E.

Enquanto aluna internacional, que conselhos podes dar a quem tem interesse de vir estudar e/ou trabalhar para Portugal?

J

Essa questão está sempre dependente das expectativas das pessoas. O Porto é uma cidade lindíssima para se viver, com pessoas hospitaleiras, afetuosas e com possibilidade de se viver uma vida tranquila. Acho, no entanto, que no mundo de trabalho ainda há muito espaço para evolução. Quando o ambiente de trabalho ficar mais adequado à realidade “internacional” e, por  consequência, mais inter-cultural, acho que haverá uma maior abertura para uma adaptação às mudanças que o universo empresarial exige. Contudo, tenho a plena convicção que vale a pena experimentar!