Newsletter
Menu
Pesquisa
Edit.ES

Aluno
Gonçalo
Páscoa

entrevista

Entrevista Gonçalo Páscoa

26 Junho 18

Gonçalo Páscoa

Gonçalo Páscoa é Digital Art Director na comOn group e do seu percurso faz parte o curso Digital Art Direction & Creativity na EDIT. Lisboa.

Quisemos saber o seu feedback relativamente à formação e opinião sobre o papel e futuro da profissão de Digital Art Director.

Trabalhar com pessoas diferentes, de cursos diferentes e para um briefing real é uma ótima experiência!

E.

O que te levou a escolher o programa Digital Art Direction & Creativity na EDIT.?

G

Escolhi o curso na EDIT. pela reputação que tem, já ouvia falar muito bem da escola e da preparação que proporciona aos estudantes para se tornarem bons profissionais e pela componente muito prática do curso.

E.

Que mais valias e know-how te trouxe a frequência no curso?

G

Aprendi bastante! Aprendi com os tutores que me deram pontos de vista e maneiras de pensar briefings completamente díspares das minhas, como aprendi novas técnicas e programas em módulos de disciplinas complementares, como motion, que não tinha bases sequer. Acho que a partilha de conhecimentos por parte de tutores e alunos (que vêm das mais diferentes áreas) acaba por ser muito enriquecedora.

E.

Na tua perspetiva, o contributo dos tutores, enquanto profissionais da área, foi fundamental?

G

Sem dúvida, o know-how dos tutores é indispensável, até porque nos ajudam a pensar de outra forma e abrem caminhos para soluções que não conseguimos encontrar de outro modo. O facto de serem profissionais que estão inseridos no mercado acaba por ser benéfico porque estão sempre em constante atualização e acabam por nos passar o que de melhor e mais atual se está a fazer e isso também traz conhecimento.

E.

Gostaste do Projeto 360º Digital Campaign? Qual a sua relevância como Projeto final dos cursos da EDIT., e integrando equipas multidisciplinares?

G

De um modo geral sim, claro que o processo é desgastante e não é nada fácil, mas o resultado final vale a pena. Trabalhar com pessoas diferentes, de cursos diferentes e para um briefing real é uma ótima experiência, e se futuros alunos tiverem a sorte que eu tive em calhar numa equipa de pessoas excelentes, com o ambiente colaborativo e aberto que nós tivemos, tenho a certeza que o resultado vai ser extraordinário!

E.

Qual a importância do papel de um Digital Art Director? Qual prevês que seja o futuro desta profissão, e por onde poderá evoluir?

G

Acho que em todos os elementos de uma equipa são importantes, porque nunca conseguimos alcançar inovação e resultados brilhantes sem a colaboração e afinco de uma equipa e por isso o papel de um Digital Art Director é tão importante como o de outro elemento da equipa, pois só pode ser bem feito se todos estiverem focados no resultado final.

Eu acredito que o futuro de um Art Director seja algo mais multidisciplinar e quando digo multidisciplinar refiro-me a estar mais envolvido em temas que não estejam só ligados a uma componente mais artística, mas sim de estratégia, media, etc. Gosto de acreditar que a equipa do futuro seja quase como uma só pessoa, todos sabem um pouco de tudo e conseguem entregar resultados excecionais.

E.

Que passos aconselharias tomar a quem está interessado em seguir esta área em específico? A frequência deste curso seria uma importante mais valia?

G

Não acho que se deva seguir percurso X para entrar nesta área. Conheço Art Directors que são self taught e conseguem ser os melhores da área porque não seguiram standards de ensino, mas também vejo o curso da EDIT. uma mais valia porque acaba por ser uma troca de ideias e acaba por amplificar não só a tua capacidade técnica como artística.