Newsletter
Menu
Pesquisa

Aluna
Erika Naccari

entrevista

Erika Naccari
Aluna

18 Fevereiro 20

Erika Naccari

Erika Naccari é Italiana, formou-se em arquitetura e iniciou a sua experiência profissional como project manager em França. Escolheu o Porto para encontrar uma nova oportunidade profissional e decidiu voltar a estudar para desenvolver a aprofundar as suas capacidades nesta área com o curso intensivo Digital Project Management na EDIT. Porto.

Aprender com jovens professores e ao mesmo tempo profissionais do sector e ter a oportunidade de se confrontar com exemplos práticos e reais da vida profissional deles é fundamental.

E.

O teu percurso começou no teu país de origem, Itália, na área da Arquitetura. Entretanto tiveste outras experiências profissionais e chegaste até à EDIT. Porto. Explica-nos este teu caminho e porque decidiste realizar o curso intensivo Digital Project Management.

E

Diplomei-me em Italia mas comecei logo a trabalhar no estrangeiro. Durante as minhas experiências profissionais como Arquitecta em Paris, tive a oportunidade de gerir diferentes projetos e obras no âmbito do Retail, ate chegar a ser Project Manager em França do Departamento de Construção de uma marca de moda. Decidi deixar Paris e o universo da Arquitectura, mas a gestão de diferentes equipas e as entregas de projeto ainda hoje são o meu foco. Por isso quando me mudei para Porto e estava à procura de trabalho, decidi voltar a estudar para desenvolver e aprofundar ainda mais as minhas capacidades nesta área, e por isso escolhi o curso de Project Management and Digital Account que me pareceu bastante completo e indicado para o mundo de trabalho actual.

E.

Relativamente à tua adaptação, não só ao país mas também a esta formação, como foi a tua experiência?

E

Optima. Até agora tive muita sorte em Portugal. Aqui ha muito respeito pelas outras culturas e uma facilidade enorme de comunicar em varias línguas. Os portugueses são mesmo pessoas muito acessíveis e pude confirma-lo durante o curso na Edit, tanto com os meus colegas, como com os professores.

E.

Que aspetos podes destacar sobre este tipo de formação prática, e lecionada por profissionais da área?

E

Aprender com jovens professores e ao mesmo tempo profissionais do sector e ter a oportunidade de se confrontar com exemplos práticos e reais da vida profissional deles é fundamental. O projeto pratico final para uma empresa existente e activa, com um júri  externo, foi a parte onde aprendi mais. Acho importantíssimo o feito de juntar grupos dos diferentes cursos de forma a conhecer também as outras áreas e aprender juntos, com o desafio de entregar um projeto digital a 360°.

E.

Consideras que seria importante as empresas apostarem em profissionais especializados em Gestão de Projetos Digitais e com conhecimento em Metodologias Ágeis? Porquê?

E

Acho importante porque é uma ótima forma de organizar e controlar o projeto.

E.

De que forma te manténs atualizada sobre a área do digital ? Acompanhas alguns sites ou plataformas?

E

Trabalho numa plataforma tecnológica que desenvolve produtos digitais no âmbito da moda. O curso na Edit foi uma grande ajuda para conseguir ter o cargo de Project Manager dentro da empresa.

E.

Enquanto aluna internacional, que conselhos podes dar a quem tem interesse de vir estudar e/ou trabalhar para Portugal?

E

Aconselharia em apostar no âmbito tecnológico/digital onde neste momento em Portugal ha muitas oportunidades. Falar Português é aconselhado, mas aqui pode tranquilamente comunicar e trabalhar em Inglês.