Newsletter
Menu
Pesquisa

Nuno Duarte
Aluno

entrevista

1 votos

Nuno Duarte
Aluno

Nuno Duarte foi aluno do programa Digital Marketing & Strategy e do curso intensivo E-Commerce Marketing Strategy & Growth, na EDIT. Porto, e é atualmente Digital Strategist and Ecommerce Analyst na MINTY SQUARE. Dá-nos a conhecer, nesta entrevista, o seu percurso, opinião sobre o mercado, e o porquê da escolha da EDIT. para a sua formação.

No curso de Digital Marketing & Strategy foi onde dei os meus primeiros passos no digital, aprendi a compreender como funciona este mundo e de que maneira podemos criar um impacto positivo nas pessoas e nas Marcas.

E.

Conta-nos um pouco sobre o teu percurso académico e profissional e porque decidiste entrar no curso Digital Marketing & Strategy, e posteriormente no de E-Commerce Marketing Strategy & Growth, na EDIT. Porto.

N

Sou licenciado em Engenharia Civil, e embora nunca tenha almejado sê-lo, acabei por me interessar e apaixonar pela componente analítica, numérica e racional do curso, o que me levou a concluí-lo em 2014.
Assim que acabei a licenciatura em Engenharia Civil, decidi aventurar-me no mundo do retalho. Entrei na Academia de trainees do AKI onde tive a oportunidade de conhecer toda a supply chain, passando por todas as áreas de negócio da empresa, desde a receção de mercadorias, englobando toda a logística e processos, até o produto chegar ao cliente final. No AKI, com base em dados, aprendi a comunicar e a entender as necessidades do consumidor de acordo com a sua experiência de compra, com o objetivo de procurar vender uma solução e não um produto.

Após esta experiência no AKI, decidi investir em mim. Tinha uma enorme vontade de voltar a estudar, procurei algo fora da caixa, não queria seguir o ensino “convencional” mas sim algo disruptivo e atual e foi então que encontrei a EDIT. e o Marketing Digital. No curso de Digital Marketing & Strategy foi onde dei os meus primeiros passos no digital, aprendi a compreender como funciona este mundo e de que maneira podemos criar um impacto positivo nas pessoas e nas Marcas.

O interesse e consequente inscrição no curso de E-Commerce Marketing Strategy & Growth surge em seguimento do gosto e da minha experiência no retalho, funcionando também como um alicerce e complemento muito forte ao curso de Marketing Digital.

No meio disto tudo, comecei a trabalhar como freelancer. No início, comecei por fazer um bocadinho de tudo, desde consultoria, definição de estratégia digital, gestão de redes sociais, e-mail marketing, SEO & SEM e Web Analytics. Atualmente estou mais focado na área do E-Commerce, criei o meu primeiro negócio online, a Gadgets & Go Store, à qual dedico a maior parte do meu tempo.

Recentemente abracei um novo projeto, comecei a trabalhar na Minty Square, onde sou responsável pela estratégia digital e análise de performance da KIDE Fashion, segmento de roupa infantil da Minty Square.

E.

Que mais valias te trouxe a frequência destas formações?

N

Estas formações deram-me ferramentas e bases muito sólidas, para poder começar a trabalhar autonomamente como freelancer. A troca de experiências entre alunos e tutores, a multidisciplinaridade e o Networking criado são sem duvida mais valias inerentes ao ADN da EDIT..

E.

Qual o papel dos tutores nos cursos, na tua ótica?

N

Os tutores têm um papel fulcral na tipologia de ensino que se vive na EDIT., as barreiras entre tutores e alunos não existem, a proximidade e a partilha das suas experiências profissionais ajudam-nos a entender e perceber como é que todos os conceitos aprendidos se aplicam na prática, dando uma imagem muito próxima da realidade profissional vivida nesta área.

E.

E sobre o Projeto 360º Digital Campaign, que integraste no programa Digital Marketing & Strategy, o que achaste?

N

O Projeto 360º é o culminar de todas as aprendizagens, trazidas para uma componente muito prática, onde temos de lidar cara a cara com as expectativas do cliente.

O trabalho em grupo, a gestão de tempo e a transversalidade de conhecimentos colocada em prol dos objetivos definidos no briefing do cliente, fazem do Projeto 360º um espelho da nossa vida enquanto futuros profissionais.

E.

Consideras que o E-Commerce, por ser uma área em evidente crescimento, deve ser uma das aposta das empresas, e em profissionais especializados? Porquê?

N

Sem dúvida. Da mesma maneira que uma loja física precisa de ter profissionais especializados em vendas, uma loja online necessita igualmente de ter pessoas especializadas em comércio online.

As jornadas do consumidor estão cada vez mais complexas, há cada vez mais pontos de contacto, temos cada vez mais variáveis durante a jornada do utilizador até á compra, as redes sociais, as comunidades, a publicidade online e offline, família e amigos, são um bom exemplo dos inúmeros fatores que podem pesar na decisão de compra. O digital dá-nos o poder de medir, analisar e recolher essas interações, identificando tendências e comportamentos, e só profissionais especializados serão capazes de se diferenciar no meio de tanto barulho.

E.

Que tendências prevês na área do Marketing Digital, e do E-Commerce em específico?

N

Big Data e Inteligência Artificial. Partilhamos cada vez mais dados e as empresas agregam cada vez mais informações sobre nós, com o recurso à inteligência artificial. Uma análise que poderia demorar dias ou semanas pode ser feita em minutos ou segundos com o recurso a esta tecnologia. “Remember, Time is Money”.

Quanto ao E-Commerce, temos os assistentes de voz, a Amazon é um excelente exemplo disso com a Alexa, e mais recentemente a Google, com o lançamento do Google Assistant, e a realidade aumentada que irá permitir às marcas criar novas experiências de compra.

E.

Utilizas algum tipo de recursos ou plataformas para te manteres atualizado sobre as tendências do Marketing Digital e do E-Commerce?

N

Sim utilizo algumas plataformas da Google para me atualizar e para continuar a aprofundar conhecimentos, como por exemplo a Academy For Ads, a Advertiser Community, o Google Analytics Blog e a página Think With Google.

Também costumo seguir o Blog do site Resultados Digitais, pois para além de conteúdo atual e relevante, disponibilizam uma série de ferramentas inteiramente gratuitas, como eBooks, Modelos de Briefing e Documentos Excel para Facebook e Google Ads, entre outros.

Quanto ao E-commerce, utilizo o Shopify Blog e o Blog do Site A Better Lemonade Stand.

E.

Que conselhos podes dar a quem tem interesse em entrar ou progredir no mercado digital? Como se pode diferenciar?

N

Acima de tudo tem de gostar de aprender, pois é um mercado que está em constante mutação e temos a obrigação de estar sempre atualizados.

Hoje em dia, existem cada vez mais players no mercado digital, a competição é cada vez mais feroz e para conseguirmos sobressair no meio de tanto barulho, temos de nos diferenciar pela capacidade de entender quem é o nosso público-alvo, quais as suas necessidades, e de que maneira poderemos satisfazê-las.

Temos de procurar dar a resposta certa, no momento certo, à pergunta do utilizador. Testem diferentes estratégias, testem diferentes conteúdos, testem diferentes anúncios, mas testem, pois só assim conseguirão ter a opinião mais importante de todas: a do vosso cliente.