Newsletter
Menu
Pesquisa

Bárbara Lopes
Aluna

entrevista

36 votos

Bárbara Lopes
Aluna

Bárbara Lopes, Digital Marketing & E-Commerce Specialist na Salsa, confiou a sua formação na EDIT. com o objetivo de conseguir a especialização e alcançar as metas profissionais pretendidas, e o resultado foi positivo. Conhece-a melhor, nesta entrevista!

Sinto que frequentar os cursos na EDIT. permitiu posicionar-me no mercado, exatamente na posição que eu queria exercer profissionalmente.

E.

Trabalhar na área digital foi algo que sempre ambicionaste? Fala-nos um pouco sobre o teu percurso e entrada nos cursos Digital Marketing & Strategy e E-Commerce Marketing Strategy & Growth na EDIT. Porto.

B

Na verdade as coisas foram acontecendo um pouco “ao acaso”. Sou licenciada em Gestão, com experiência profissional de 3 anos no Rio de Janeiro, mas a área do Marketing sempre me encantou. Após passar um tempo na Irlanda, senti que estava na hora de fazer alguma especialização para alavancar a minha carreira naquilo que sempre tive vontade. Procurei alguns cursos ainda em Dublin, mas optei por vir para o Porto e começar o curso de Digital Marketing & Strategy na EDIT. Depois de 2 meses estudando, comecei no meu primeiro emprego aqui em Portugal, como Digital Marketing Specialist e, desde então, as oportunidades profissionais não pararam de surgir. Cerca de 9 meses depois, aceitei o desafio de trabalhar numa agência de publicidade, também como Digital Marketeer, mas agora com maior foco em Publicidade Digital. Foi uma experiência enriquecedora mas sentia que queria mais! Tracei como meta estar envolvida num projeto de E-commerce e por isso voltei à EDIT. para cursar E-Commerce Marketing Strategy & Growth. Foi quando surgiu a oportunidade para trabalhar no departamento digital da Salsa – com um E-commerce em permanente expansão, do qual me orgulho muito.

E.

Que impacto te trouxe a frequência destas formações?

B

Sinto que frequentar os cursos na EDIT. permitiu posicionar-me no mercado, exatamente na posição que eu queria exercer profissionalmente.

E.

O papel dos tutores foi preponderante ao longo dos cursos?

B

Os tutores são a base do conhecimento, mas também são referência. Ter aulas com pessoas tão bem conceituadas e poder ver de perto o sucesso na profissão que escolhi, traz uma grande motivação.

E.

Gostaste dos projetos finais em que participaste? Que mais valias retiraste dos mesmos?

B

Os projetos finais são ótimos para trabalhar em equipa, mas também para colocar em prática tudo aquilo que se aprendeu. No primeiro curso, Digital Marketing & Strategy, resolvemos um briefing de uma empresa real e com desafios reais, o que foi uma ótima forma de saber como seria de facto a profissão. No segundo, E-Commerce Marketing Strategy & Growth, trabalhei num projeto pessoal, o qual tenho vontade de alavancar no futuro. Nos dois casos, os projetos foram excelentes oportunidades para pôr à prova os novos conhecimentos

E.

Que futuro prevês para a área do Marketing Digital, de forma global, e para o E-Commerce, especificamente? Quais as possíveis tendências?

B

A área do Marketing Digital está em constante crescimento a nível mundial mas também em forte expansão em Portugal. Desde empresas mais pequenas até as maiores empresas portuguesas estão investindo, e muito, na expansão digital. A referência, obviamente, são empresas inovadoras como a Amazon e Alibaba, onde se vê a tendência do Omnichannel. Nós em Portugal ainda temos muito que aprender com essas gigantes marcas, o que nos traz uma vasta oportunidade profissional.

E.

Dentro da área em que estás inserida, tens alguma meta profissional que queiras alcançar?

B

Minha meta é, sem dúvida, elevar a Salsa para um patamar digital de referência no retalho. O Digital está passando a ser cada vez mais foco de toda a empresa e estamos em forte expansão, com metas de crescimento desafiadoras.

E.

Se pudesses deixar alguns conselhos a quem queira iniciar o seu percurso no mundo do Marketing Digital, quais seriam?

B

Networking! Conhecer e criar vínculo com as pessoas certas é, com certeza, uma das coisas mais importantes da profissão. Particularmente, todas as oportunidades profissionais que tive até agora foram a partir de contactos que fui fazendo durante esse percurso. Ou seja, frequentar cursos, workshops, palestras… o máximo de eventos que conseguir, para estar envolvido em ambientes onde estão as pessoas que você quer ser no futuro.