Newsletter
Menu
Pesquisa

António Coelho
Aluno

entrevista

António Coelho
Aluno

António Coelho é E-Commerce Manager & Digital Marketer @ Loba.cx e foi aluno do curso intensivo E-Commerce Marketing Strategy & Growth da EDIT. Porto. Nesta entrevista, partilha o seu percurso, como foi a sua experiência e ainda dá a sua opinião sobre o papel e contributo dos tutores.

Numa área em constante inovação não podemos ficar parados no tempo. Todos os dias surgem ferramentas e funcionalidades novas é preciso testá-las para conseguirmos acompanhar sempre as novidades.

E.

Apesar da tua formação académica ser na área das Línguas, hoje em dia trabalhas na área do Marketing Digital e E-Commerce. Explica-nos o teu percurso e como chegaste ao curso intensivo E-Commerce Marketing Strategy & Growth da EDIT. Porto.

A

Bem, a verdade é que apesar do meu percurso académico ter sido na área das Línguas, área que sempre me suscitou interesse e que continua dessa forma, fui tendo ao longo da Licenciatura e Mestrado cadeiras de marketing que começaram a despertar o meu interesse nesta área. Após terminar a minha formação académica, nomeadamente o Mestrado em 2015, percebi que existia uma grande oferta no mercado na área do marketing digital. Comecei por fazer algumas formações presenciais e online nesta área e a verdade é que passado 4 anos aqui estou eu a trabalhar nesta área.

E.

Já tiveste oportunidade de aplicar algum dos conhecimentos adquiridos no teu dia a dia de trabalho?

A

Sem dúvida que sim. Aliás, fui aplicando muito do know-how transmitido pelos tutores durante todo o curso em casos práticos do dia a dia em muitos dos projetos que estou a gerir. Quando me refiro a este know-how não me estou a referir apenas a casos teóricos, mas também muitas dificuldades e “dores” que os tutores já passaram fruto do seu percurso profissional que nos permitem ver as adversidades de uma outra perspetiva.

E.

No que diz respeito aos tutores, qual foi o seu papel e contributo?

A

Todos os tutores tiveram um papel fundamental no decorrer do curso. Obviamente que para mim haviam alguns módulos com mais interesse do que outros, uma vez que se tratam de assuntos que lido diariamente e cujos conhecimentos pretendo aprofundar. Aproveito para destacar o papel do Ismael Cardoso, penso que é um tutor de excelência que consegue não só captar a atenção dos formandos como transmitir conhecimento através das suas experiências profissionais. O Tiago Nogueira também foi um excelente tutor no módulo de Marketing Digital. Penso que o João Santos também teve um papel importante neste curso, pois trouxe uma vertente muito prática no que toca ao Analytics e tudo o que esta ferramenta envolve.

E.

Achas que o E-Commerce é uma área na qual as empresas devem apostar e investir em profissionais qualificados?

A

Para todas as empresas que queiram crescer e expandir os seus negócios, o E-commerce deve ser uma aposta. Claro que cada área de negócio tem as suas especificidades, mas principalmente as empresas cujo core do seu negócio é a venda de produtos para o canal B2C, o E-commerce deve ser uma das suas principais preocupações. É um canal que permite alcançar novos clientes das mais diversas localizações geográficas com muitas vantagens que as lojas físicas não conseguem providenciar.

E.

Quais são as tuas previsões para a área do E-Commerce, num curto-médio prazo?

A

Esta é uma área que tende a crescer ano após ano e penso que no caso específico de Portugal, o E-commerce irá ter um crescimento exponencial nos próximos anos. As empresas estão a apostar cada vez mais nesta área pois já perceberam o potencial que isto pode trazer. O número de consumidores online está em constante aumento.

E.

Existem algumas plataformas ou websites que destaques para acompanhar as tendências e novidades da área?

A

As plataformas que acompanho semanalmente sobre estas temáticas são: 

Social media today para assuntos relacionados com as redes sociais

Moz Blog para assuntos essencialmente relacionados com SEO e Inbound Marketing; 

A Better Lemonade Stand para assuntos relacionados com o E-commerce.

E.

Tens alguma sugestão ou conselho para quem tem como objetivo trabalhar em E-Commerce? E com base na tua experiência, que skills consideras que deve ter um bom profissional deste campo?

A

Penso que os meus conselhos podem-se aplicar a praticamente todas as áreas do digital, ou seja, estar a par das novas tendências, pois trata-se de uma área em constante inovação e não podemos ficar parados no tempo. Todos os dias surgem ferramentas e funcionalidades novas é preciso testá-las para conseguirmos acompanhar sempre as novidades.