Newsletter
Menu
Pesquisa

Catarina Marques
Aluna

entrevista

Catarina Marques
Aluna

Catarina Marques é Responsável de Web Marketing na FNAC Portugal e ingressou no curso intensivo E-commerce Marketing Strategy & Growth na EDIT. Lisboa. Nesta entrevista, partilha o seu percurso, os seus objetivos profissionais e alguns conselhos para quem deseja iniciar uma carreira na área de Marketing Digital.

Invistam na vossa formação, Marketing Digital é uma área em constante evolução e rapidamente ficamos para trás.

E.

A Comunicação e o Marketing sempre fizeram parte do teu percurso. Fala-nos um pouco
sobre ele, e porque decidiste frequentar o curso intensivo E-Commerce Marketing Strategy
& Growth na EDIT. Lisboa.

C

Sou licenciada em Comunicação Social e Cultural, um curso que me ensinou acima de tudo que não era a via do jornalismo o que aspirava para o meu futuro. Foi então que comecei a tentar ver outras portas e descobri o Digital.

Terminada a licenciatura, inscrevi-me de num Mestrado em Marketing Digital e foi a partir daqui que percebi que era por aqui o meu caminho. A meio do Mestrado decidi aventurar-me no mundo do trabalho e concorri ao Programa de Trainees da Portugal Telecom. Entrei e abracei um projecto que era recente e completamente desconhecido para mim, a MEO Cloud. Foi um verdadeiro desafio, era toda uma área técnica para alguém que vinha de comunicação
e letras. Na PT, conheci pessoas que marcaram o meu percurso profissional e com elas aprendi bastante. Para primeira experiência profissional, foi das mais enriquecedoras que tive.

Estive 3 anos na Portugal Telecom e numa altura controversa para a empresa, decidi arriscar e lançar-me num projecto completamente diferente. Foi aí que entrei noutro programa de Trainnes, desta vez o do Santanter Totta. Foi uma experiência mais curta em que tive essencialmente contacto directo com o cliente, com a área comercial, com as vendas e em que percebi que aquele não era o caminho que eu pretendia. Queria voltar ao Digital, ao Marketing, às campanhas, aos planeamentos… E foi aqui que conheci a Fnac Portugal.

Entrei para a Fnac faz 3 anos e encontro-me desde o início a trabalhar na equipa de E-commerce. A Fnac abriu-me as portas para descobrir aquilo que gosto realmente de fazer, investiu em mim e na minha aprendizagem e permitiu-me alargar horizontes. Tinha uma enorme vontade de voltar a estudar, e foi aí que me propuseram frequentar o curso de E-commerce Strategy and Growth na EDIT. O curso para mim, que trabalho no retalho, foi bom
para consolidar conhecimentos da área digital, para perceber melhor como funciona o e-commerce e como podemos potenciar um negócio.

Actualmente continuo na Fnac como Responsável de Web Marketing na Fnac, que trocando por miúdos significa estar responsável pelo planeamento e implementação das campanhas no site, pela estratégia e implementação do SEO e pela melhoria da experiência do utilizador.

E.

Que pontos podes destacar sobre esta formação? Foi útil para o teu dia a dia de trabalho?

C

Para além de consolidar conceitos que aplico no meu dia-a-dia, este curso permitiu também perceber um bocado melhor como funciona toda uma estratégia de e-commerce desde a fase zero em que estamos a montar um negócio e quais as ferramentas e bases que precisamos para tal. Outra das mais valias do curso é a oportunidade de podermos trocar experiências tanto com os alunos como com os tutores e assim potenciar o nosso networking.

E.

Que futuro prevês para a área do Marketing Digital, de forma global, e para o E-Commerce, especificamente? Quais as possíveis tendências?

C

No que diz respeito a área do Marketing Digital, prevejo: Aplicação de inteligência artificial a muitos processos e posterior tomada de decisões com base em dados que sejam gerados e analisados; Personalização de conteúdos com base no perfil do utilizador; Programmatic buying; Melhoria do Apoio ao Cliente e utilização de chatbots e compra auxiliada; Aposta cada vez mais crescente em assistentes virtuais; Continuação da aposta em Influencer Marketing para inspiração à compra.

Especificamente no que diz respeito ao e-Commerce prevejo: Social Commerce; Aposta contínua e cada vez mais crescente em mobile, não só como uma montra mas também com crescimento em conversão; Interactive Product Visualization e por consequência maior enriquecimento dos detalhes/informações dos artigos; Crescimento das reviews de clientes que ajudam outros nas suas futuras compras.

E.

Tens alguma meta profissional que gostasses de alcançar?

C

Para já e a médio prazo, vejo-me a continuar a trabalhar nesta área que ainda tem muito para me ensinar e onde espero ainda continuar a crescer e a desenvolver-me. A curto prazo, gostava também de adquirir conhecimentos de html e design.

E.

Como te manténs atualizada sobre as tendências e novidades do Marketing Digital e E-Commerce?

C

Vou estando atenta aos cursos que vão surgindo, vou lendo noticias, estou inscrita em alguns sites que me vão enviando documentos e acima de tudo ler, ler muito.

E.

Consideras que a formação contínua é crucial neste campo do digital?

C

Sem dúvida alguma. A área do digital está em constante mutação e se não acompanharmos esta evolução rapidamente ficamos desactualizados.

E.

 Se pudesses deixar alguns conselhos a quem queira iniciar o seu percurso no mundo do Marketing Digital, quais seriam?

C

Invistam na vossa formação, como já disse é uma área em constante evolução e rapidamente ficamos para trás. É uma área muito gira, conseguimos fazer bastantes coisas e acima de tudo é uma área muito dinâmica, não há dias iguais.

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA