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Julho

19

Marketing Digital

UX Design for E-Commerce: Principles & Strategies

E-commerce: aumentar as vendas através do Design

O principal objetivo de um site de e-commerce é vender produtos. Embora, seja um dos principais objetivos o foco não pode ser só nos números. Esse mindset está ultrapassado há muito.
 
Com o rápido desenvolvimento tecnológico e o crescimento do comércio eletrónico os utilizadores tornaram-se mais exigentes e por isso é necessário trazer o utilizador para o centro das nossas decisões: de design e negócio.
 
Cada vez mais as empresas apostam na área de UX Design e Product Design para conseguir criar produtos úteis, utilizáveis e agradáveis, para os seus utilizadores. Podemos ter um produto (website ou app) com um interface visualmente atrativo e inúmeras funcionalidades, mas o seu sucesso será determinado como os utilizadores o percepcionam e interagem com ele. Para tal, os UX Designers utilizam diferentes ferramentas e metodologias que permitem:
 
— Conhecer e compreender os utilizadores (experiência, perspetivas, motivações e frustrações)
— Tomar decisões de design de acordo com os utilizadores e não com base nas suas suposições
— Criar uma relação emocional entre o utilizador e o produto
— Manter todas as equipas responsáveis pelo produto focadas nas necessidades reais dos utilizadores
Todos estas abordagens devem ser adaptadas ao negócio que estamos a trabalhar e não partir do princípio que funcionou noutro website de e-commerce, então no nosso também irá funcionar. Isto, porque mesmo sendo um produto da mesma área de negócio, os utilizadores têm diferentes necessidades/comportamentos e por isso é necessário fazer pesquisas e análises para compreender todos os insights.

 

Principais vantagens do UX Design no e-commerce:
 
— Aumentar as visitas e vendas
Ao criarmos um produto pensado para os nossos utilizadores, com processos simples e intuitivos seguramente vamos ter mais clientes a comprar e a querer voltar ao nosso website.
É importante garantir que todas as fases do processo estão focadas nos utilizadores, desde o processo de compra, o apoio ao cliente e o pós-venda e por isso é necessário envolver todas as equipas do produto.
 
— Reduzir custos e tempos de desenvolvimento
Ao longo do processo de desenvolvimento de um produto ou uma nova funcionalidade, a equipa de UX Design poderá testar e melhorar os seus protótipos, para garantir que na altura do lançamento o produto está a responder às necessidades dos utilizadores e não ser necessário voltar ao início. Essa iteração constante para além de garantir a qualidade do produto diminui o esforço da equipa de desenvolvimento.
 
— Clientes satisfeitos
Se tomarmos decisões com base nos utilizadores, embora possa parecer invisível, os utilizadores irão identificar-se com o produto e terão uma experiência de acordo com as suas expectativas. Isso fará com que se sintam com vontade de voltar.
Como disse um dia Jeff Bezos (fundador da Amazon), “If you build a great experience, customer tell each other about that. Word of mouth is powerful.”
 
Trazer o Design para as decisões do negócio é sem dúvida um dos pontos fundamentais para criar produtos de sucesso e diferenciadores num mercado global e cada vez mais competitivo.

 

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