Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

06

Abril

21

UX

User Centered Design

O User Centered Design (UCD) é uma estrutura de processos que coloca o foco no utilizador enquanto peça principal no desenvolvimento de um projeto. Assim, o trabalho realizado será sempre em prol de encontrar soluções adaptadas às necessidades de cada indivíduo.

No passado, quando se desenvolvia um projeto numa empresa, o pensamento baseava-se em alcançar somente os objetivos do negócio, deixando para trás a experiência do utilizador, o que muitas vezes originava resultados negativos e desperdício de recursos.

Naturalmente, com toda a exigência e conhecimento por parte dos utilizadores, este processo teve de ser adaptado às novas realidades, acabando assim com o estigma de que a adaptabilidade estava do lado do utilizador. Na realidade, são as marcas que têm que responder e adaptar-se aos novos comportamentos e necessidades do utilizador, pois só assim terão sucesso e conseguirão alcançar os seus objetivos, garantindo a sua sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos.

O User Centered Design é essencial numa equipa de UX porque vai ajudar a compreender as expectativas e a melhorar a experiência dos utilizadores com o serviços ou produtos desenvolvidos.

 

Ao longo do projeto a equipa vai perceber, através de testes, o que é esperado por parte dos utilizadores, garantindo assim valor acrescido ao produto final.

 

Mas, afinal, quais são os princípios fundamentais do User Centered Design?

  • É essencial, como já foi referido, que o projeto seja focado nos utilizadores;

 

  • As equipas devem compreender que os problemas resultam de múltiplas partes ligadas entre si a partir de processos mais ou menos complexos;

 

  • Ao longo deste processo, as equipas devem garantir que a resolução dos problemas parte da raiz e não apenas da primeira premissa apresentada.

 

  • Finalmente, a testagem e apresentação de várias propostas completa o processo.

Na realidade, o UCD é um processo que, recorrendo a um conjunto de ferramentas específicas, vai permitir que o desenvolvimento de projetos seja mais eficiente.

Além disso, a partir de toda a informação que é recolhida durante o processo, as marcas e organizações passam a ter na sua posse material que lhes vai dar um conhecimento mais profundo sobre os seus utilizadores e as suas necessidades e expectativas, permitindo assim desenvolver produtos ou serviços cada vez mais dedicados aos seus públicos.

Se queres aprofundar os teus conhecimentos sobre esta área não percas a nossa oferta em UX/UI Design.

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA