Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

05

Dezembro

19

User Experience

176 votos

Tendências de UX/UI Design para 2020

A indústria de software está a crescer e a amadurecer a cada dia que passa. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e serviços estão a emergir, e o comportamento do consumidor acompanha essa mudança. Apesar de não ser tão notória, ela está a acontecer.

Neste âmbito, o User Interface e User Experience apresentam-se como a base dos produtos de software. Quer seja uma web app ou mobile, são a primeira coisa que o utilizador vê e se não lhe proporcionarem uma boa experiência o mais provável é que todo o tráfego se perca muito rapidamente.

Neste artigo iremos abordar as tendências que vão dominar 2020 no campo de UX/UI, para que ninguém fique atrás nesta corrida.

Design Simplista e Espaços Brancos

Diversas empresas acreditam que ter um design simplista fornece a máxima complexidade, por isso muitos negócios estão a adotar esta abordagem de modo a permanecerem relevantes.

Ter um design simples significa oferecer diferentes coisas a diferentes tipos de pessoas mas, no geral, refere-se à utilização extensa de espaços brancos, o que significa que não existe um elemento que permita a distração da hierarquia visual.

Ter uma palete limitada de cores com mais conteúdo numa única página pode ser considerada uma abordagem informal e minimalista. O design minimalista pode também ajudar a melhorar a velocidade assim como o desempenho do site, especialmente em mobile.

UX Writer: Microcopy para a Vitória

Enquanto que o visual design é importante, são sempre necessárias comunicações escritas claras para coincidir com o tom, estilo e objetivo do UX/UI design. A partir do momento que o facto de retirar uma simples palavra pode disparar a conversão ou as bounce rates, a importância de um UX Writer não deve ser subestimada.

Construir conteúdo UX para leitores digitais não é uma skill inata. O microcopy é quase como poesia, mas muito menos ambígua. Depois temos a tipografia, tom e a busca das meta tags certas. É toda uma ciência e apesar de ser uma skill separada do UX/UI design, esta está relacionada.

Para muitas empresas, isto é demasiado trabalho para um UX/UI designer lidar em conjunto com as suas responsabilidades, por isso, para assegurar que o texto e design são ambos atrativos e claros, o UX Writter e o UX/UI designer devem ser pessoas e trabalhos distintos que se fundem através do esforço colaborativo entre o design e a redação.

Recolha de dados

Recolher dados de utilizadores nunca foi um fator essencial para negócios pois nunca consideraram o que os utilizadores querem realmente do seu site. Esses dados nunca foram utilizados para moldar um site, por isso, em 2020 irão haver novas formas de utilizar essa informação.

A recolha dos dados pode moldar o mundo do web design em 2020, fazendo com que surjam mais web designs baseados nos dados de utilizadores. Se o desempenho for mais funcional e o interface testado para analisar as respostas dos utilizadores, implementando isso com o web design, será possível fornecer uma user experience fantástica aos visitantes.

ux-ui-h

Voice User Interface

Voice User Interface refere-se à utilização do reconhecimento de voz ou à transformação de discurso em texto para ajudar os utilizadores a interagir com a app através da voz. Alguns exemplos de voice user interface inclui assistentes virtuais como é o caso da Alexa, da Amazon, que é utilizada no quotidiano. Nos últimos anos, os assistentes virtuais conseguiram mudar a nossa experiencia digital de uma forma positiva.

A vantagem mais significativa na utilização de VUI é a eliminação do requisito para um user interface gráfico e complementa o site com um novo método de comunicação, ao mesmo tempo que melhora a experiência do utilizador para todo um novo nível.

Animações ou micro-interações

Micro interações são geralmente pequenos elementos de design, mas que podem ter um grande impacto no web design por criar um elemento “humano”, o que provoca satisfação na audiência.

Embora as animações já tenham sido usadas em 2019, ainda é possível encontrar novas utilizações em websites e apps, assim como logos animados, ilustrações e textos. Todas as micro-interações usadas num web design contam uma história, definem a atmosfera, e ajudam a criar uma imagem de marca.

Não significa que seja necessário a utilização de animações ou micro-interações em todas as webpages. As melhores animações são aquelas que estão desenhadas a fim de manter a intenção e interesse do utilizador. São também pequenas e rápidas de modo a que ele não tenha que esperar demasiado.

Modelos a 3D e Rendering

Nem todas as tendências são novidade. O que acontece é que algumas demoram até chegar às “luzes da ribalta”. Uma delas é a modelação 3D e o rendering. Não é que não estivesse disponível anteriormente, contudo não se encontrava acessível a muitos designers e por esse motivo é que não era implementada em sites.

Com o desenvolvimento tecnológico, o custo da modelação 3D e rendering irá baixar significativamente e em breve será possível encontrar diversas ferramentas de software no mercado para o design 3D. Mesmo quem não tem experiência será capaz de criar tais designs em 2020.

Assim, depreendemos que a indústria tecnológica vai continuar a fazer o que faz de melhor: inovar. As tendências do Web Design vão mudando com o passar do tempo, mas algumas delas irão inovar o User interface e User experience design e aumentar a competitividade entre as empresas. Este artigo permitiu destacar algumas das que irão dominar o ano de 2020, para que seja possível estares um passo à frente na corrida.

1ª Fonte.

2ª Fonte.

176 votos

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA