Tendências de Marketing Digital para 2020

Artigo

Acompanhando o crescimento e evolução da tecnologia, a pergunta que se coloca sempre nesta altura de fim de ano é “Quais serão as tendências para 2020?”.Este artigo, originalmente partilhado pela Forbes, mostra-nos o que poderá vir a mudar no próximo ano, e qual será o foco das empresas no que diz respeito ao marketing digital. Sabe tudo aqui ;)

Com as atualizações constantes, novas técnicas e mudanças de algoritmos, os digital marketers estão sempre a procurar uma forma de acompanhar esta evolução. Ter atenção às tendências emergentes é uma parte essencial para que as empresas se mantenham relevantes.

Neste sentido, e com a chegada de uma nova década, partilhamos as maiores tendências para 2020, originalmente publicadas pela Forbes.

Publicações de compra

As redes sociais tornaram-se uma parte integrante no marketing online. O que pode não ser tão obvio ainda é a quantidade de pessoas que fazem compras nas plataformas de social media.

Felizmente para as empresas e comerciantes, as redes sociais tornaram-se mais fáceis de utilizar para que seja possível o alcance dos seus clientes. Quer seja o Facebook, Instagram ou Pinterest, existem agora formas para as empresas de E-commerce criarem publicações que permitam a realização de compras diretamente através destas.

Com a quantidade de informação e de distrações que temos à nossa volta, captar a atenção do utilizador é essencial. A personalização permite, não só alertar o utilizador, como fazê-lo sentir-se especial ao pensar que a marca está a dirigir-se só a ele.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Recentemente, a realidade virtual e realidade aumentada tornaram-se extremamente populares e estão a emergir como tendências no marketing. Em 2020, espera-se que a realidade aumentada ultrapasse a virtual em termos de popularidade, apesar desta ter tido uma liderança inicial.

Grandes empresas estão a utilizar a realidade aumentada na sua estratégia de negócio. Por exemplo, o Ikea tem uma app que permite ao consumidor verificar se a peça de mobiliário irá combinar no espaço destinado da sua casa antes de proceder à compra.

Conteúdo Interativo

Atualmente o consumidor está à procura de novas experiencia no que diz respeito ao online e, para muitos, isso significa maior interatividade, procurando assim mais conteúdo interativo e visual. Existem diversas razões, como:

  • Conteúdo interativo é diferente e novo, por isso, tem um maior destaque;
  • Este tipo de conteúdo faz que o cliente se mantenha no site durante mais tempo;
  • Conteúdo interativo é altamente partilhável, e ao ser feito pelos utilizadores, isso aumenta a visibilidade da marca;
  • É simplesmente mais atraente, o que faz com que seja mais apreciado do que qualquer outro tipo.

Personalização

2020 vai ser o ano do marketing personalizado. Os consumidores estão aptos para ignorar anúncios genéricos que não estabelecem qualquer tipo de ligação com eles, fazendo com que os meios mais convencionais de publicidade se estejam a tornar cada vez menos eficazes. E a solução é: personalizar!

Existe uma maior probabilidade de reter um cliente através da personalização pois faz com que ele se sinta único e especial para a marca.

Google Ads Smart Bidding

Quem está envolvido com marketing digital está familiarizado com a automação, no entanto a Google anunciou que as atualizações no Google Ads irão acabar por levar até essa automação e o smart bidding irá tornar-se o novo normal.

O Google Ads utiliza um sistema mecânico de aprendizagem de forma a que as licitações sejam otimizadas. Isto permite novas possibilidades de ajuda para maximizar a conversão.

Enquanto que existem diversas tendências a ter em atenção, não quer dizer que métodos mais tradicionais se tenham tornado de todo obsoletos. Existem vários que foram importantes e irão continuar a sê-lo em 2020.

Marketing de Conteúdo

Durante anos o mantra do marketing digital foi “ O conteúdo é a chave”. Ao entrar em 2020 isto irá continuar a ser verdade. Conteúdo de alta qualidade permite mostrar experiência nos temas abordados e facilita a comunicação mais confiante com o cliente. O conteúdo é também algo que os motores de busca fornecem no momento de pesquisa, daí ser sempre necessário lançar conteúdo de qualidade.

Conteúdo Visual

O consumidor tende a responder a conteúdos visuais, fazendo com que o vídeo tenha sido uma ferramenta importante no ano de 2019, assim como será no ano 2020, e para além disso.

Não se pode deixar de destacar o conteúdo de vídeo live. Em média, os vídeos do Facebook Live ou Instagram Live faz com que os consumidores mantenham a atenção durante o triplo do tempo em relação a vídeos editados. O tempo médio diário de visualização no Facebook Live quadruplicou num único ano, e produzem seis vezes mais interações do que vídeos tradicionais.

Posicionamento 0 no SERP

Ser o número 1 deixou de ser o objetivo principal. O lugar de topo no SERP é agora a posição zero, um fragmento de texto que é apresentado acima dos resultados de busca. Esta posição oferece a informação pretendida relacionada com a busca, oferecendo também o link para a página de onde a informação foi retirada.

A posição zero é o primeiro, e talvez único resultado que os utilizadores irão ver, como tal, é altamente cobiçada e deve ser o foco dos esforços feitos.

Apesar de muitos donos de empresas ou negócios gostarem do facto de o marketing continuar a mudar a uma velocidade cada vez mais rápida, aqueles que estão dispostos a acompanhar, adaptar e evoluir, são os que irão continuar a atrair clientes no mundo digital.

 

Fonte


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses