Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

30

Janeiro

20

Marketing Digital

7 votos

Storytelling para Social Media

O Storytelling é o nome que se dá ao método de contar uma história. Nas redes sociais, essa história deve ser estrategicamente bem planeada, interativa, visual, apelativa e acima de tudo deve despertar emoções.

Quando se decide seguir esta estratégia, as imagens têm de ser apelativas e os textos devem ser curtos, explícitos e a mensagem tem de ser clara. O Storytelling é um método excelente para atrair os fãs da marca, para os emocionar e para os fidelizar.

Pontos a não esquecer na hora de criar e planear um bom storytelling para Redes Sociais

Seja qual for o formato escolhido, existem algumas regras que devem ser respeitadas:

  • Transmitir ao público informação que seja pessoal e exclusiva sobre a marca/empresa.
  • Passar aos leitores emoções reais como alegria, medo, desejo, raiva ou felicidade.
  • Criar conteúdo que envolva os seguidores do início ao fim da viagem narrativa.

 

Dicas de conteúdos que podem ser utilizados na criação do storytelling

  1. Contar ao público informações sobre o criador da marca ou sobre a sua origem.
  2. Contar histórias atuais, de pessoas reais que vivem o quotidiano da empresa. Dar voz aos colaboradores e deixar que sejam eles a contar o seu ponto de vista e a forma como vêm a marca.
  3. Envolver os valores da empresa nos conteúdos de social media: uma boa estratégia de storytelling é partilhar as políticas de sustentabilidade ou a participação em ações de solidariedade. É interessante transmitir ao público as causas que a empresa/marca defende.
  4. Dar voz ao que a audiência tem para dizer e incentivá-los a partilhar a sua opinião sobre a empresa/marca. A participação ativa do público com a empresa, seja ela feita através da partilha de conteúdo ou de opiniões, é uma das melhores formas de aproximação e fidelização para com os seguidores.

Seguir este método pode fazer toda a diferença, ao criar nos seguidores um interesse diário em visitar a página para descobrir o que a marca tem para eles nesse dia. Mas não te esqueças, é essencial adaptar os conteúdos do storytelling a cada plataforma em que se está inserido sem nunca esquecer o público-alvo.

 

Fonte

7 votos

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA