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04

Outubro

19

Marketing Digital

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Storytelling: O desejo mais precioso da lâmpada digital

Imaginem que vos aparece o génio da lâmpada à frente, concedendo-vos a possibilidade de pedir 3 desejos. Na pele de profissionais de marketing ou criadores de conteúdo, que desejos escolheriam? Eu não sou de intrigas, mas diria que um deles é “envolver as nossas audiências no mundo digital.”

O Novo Normal

Todos sabemos do papel que as plataformas digitais ocupam no nosso dia-a-dia: já não sabemos viver sem elas. Porém, esta adopção abrupta da tecnologia traz-nos enormes desafios enquanto profissionais da área. Um deles é a overdose de informação a que os utilizadores são sujeitos. O nosso cérebro é literalmente assaltado à mão armada cada vez que entramos no nosso email, fazemos uma pesquisa no Google, vemos um vídeo no YouTube ou percorremos o feed do Facebook. Somos constantemente bombardeados com ads, pop-ups, notificações, spam e por aí em diante…

Simultaneamente, a crescente onda de fake news leva a que o consumidor digital, mais informado e exigente do que nunca, seja céptico a novas fontes de informação. Posto isto, comunicar a nossa mensagem online é uma tarefa que requer um esforço redobrado. Daí a necessidade urgente de contarmos histórias…

O ‘storytelling’ é um conceito que tem ganho crescente relevância na estratégia de comunicação digital das organizações e no próprio marketing de conteúdo. A título de exemplo, o canal de YouTube da plataforma Airbnb é um autêntico caldeirão de histórias unido em torno dos testemunhos dos seus “Superhosts” e das experiências vividas pelos clientes. Mas porque razão devemos considerar o storytelling uma ferramenta imprescindível na criação de conteúdo digital?

Importância das histórias

É simples. O storytelling está umbilicalmente ligado às pessoas. O storytelling vai ao encontro da génese humana onde as relações entre nós criadas, são alimentadas através de histórias. São elas que geram emoções e nos permitem criar empatia, pois contêm ingredientes a que nenhum ser humano consegue ficar indiferente: surpresa, conflito, dificuldades, conquistas e aprendizagens para o futuro: a bendita moral da história. Uma história tem este poder incrível de humanizar a comunicação, transformando factos em algo de verdadeiramente relevante para a vida das pessoas. Nas palavras de Brene Brown, “stories are just data with a soul” e o nosso cérebro agradece!

storyteller

Se pensarmos bem, todos nós somos contadores de histórias: em casa, no trabalho, no café, com os amigos, em eventos de networking… Então porque não sermos também no digital? Neste contexto, o storytelling é a ferramenta mais poderosa para atrair, reter e envolver uma audiência. É com este fiel aliado que seremos capazes de plantar ideias e emoções no nosso público-alvo de acordo com o seu perfil e os objetivos de comunicação previamente traçados.

Convite ao Storytelling Bootcamp

Peço desculpa pela indelicadeza de ainda não me ter apresentado. Sou o Tomás e estou longe de ser o génio da lâmpada. Contudo, sou uma pessoa que gosta genuinamente de pessoas e isso fez-me tornar num produtor de conteúdos especializado em storytelling.

No workshop “Storytelling Bootcamp” da EDIT, terei todo o gosto em conceder-vos o desejo de enriquecer as vossas competências escritas e criativas. Esta é uma formação extremamente prática onde trabalharemos com base numa metodologia utilizada em diferentes livros e filmes best-sellers. Tudo para possam criar uma narrativa coesa e convincente, apelando às emoções. Conto convosco!

Por muito que o mundo esteja em constante mudança, a arte de contar histórias nunca desaparecerá: de e para pessoas.

P.S. Não nos ficaremos pela sala de aula por isso preparem-se para sair da zona de conforto…

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