Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

26

Março

19

Marketing Digital

66 votos

Soluções de Realidade Aumentada: cada vez mais ao alcance de todos

As soluções de Realidade Aumentada estão hoje disponíveis para qualquer empresa que queira aproveitar o seu potencial para fazer crescer e otimizar o negócio, sem que isso implique grandes investimentos. Esta é, por isso, a altura certa para ires mais além e tornares as tuas ideias efetivamente disruptivas, criando experiências marcantes e diferenciadoras capazes de provocar o impacto desejado no público-alvo e na otimização das operações.

O mercado é cada vez mais exigente, a concorrência cada vez mais global e a eficiência cada vez mais crítica para a rentabilidade. Há que marcar pontos pela inovação e de acordo com o comportamento do consumidor atual, bem mais exigente e “filtrante” dado o bombardeamento de informação que recebe a toda a hora.

Quantas vezes já pensaste em formas de conseguir atraí-lo e destacares-te dos restantes pares do teu mercado? Hoje é possível fazê-lo em grande e sem ter de gastar muito dinheiro. Como? Através de soluções de Realidade Aumentada, que permitem interagir em tempo real com conteúdos virtuais sobrepostos ao ambiente físico, e que estão efetivamente ao alcance de todos – quer das organizações quer dos utilizadores.

solucoes-realidade-aumentada-1

Realidade Aumentada: uma aposta vencedora

Quem experimenta sabe que a aposta na Realidade Aumentada é uma aposta ganha. E há cada vez mais provas disso, quer do lado da oferta quer da procura.

Juntas, Apple e Google já colocaram mais de 500 milhões de dispositivos compatíveis com Realidade Aumentada à disposição dos consumidores. Segundo a IDC, este número deverá crescer para mais de 4 mil milhões até 2020 e gerar mais de 200 mil milhões de dólares em investimento com Realidade Aumentada e realidade virtual até essa mesma altura.

O que é que isto quer dizer para quem trabalha em marketing, no retalho, na indústria, no imobiliário ou no turismo? Significa que há uma enorme oportunidade para transformar ideias em aumento de vendas e diminuição de custos. A tecnologia está à distância de um clique, as pessoas estão ávidas por novas experiências, e as empresas precisam de acompanhar essa predisposição e tendências.

A NextReality, por exemplo, disponibiliza uma app gratuita que permite começar a explorar e ver na prática todo o potencial da Realidade Aumentada. Já experimentaste? A NextReality organizou também um workshop (assiste aqui à gravação) que mostra como funciona a mais recente ferramenta de marketing digital da maior rede social do mundo (Facebook AR) e que já está a ajudar empresas e marcas a diminuir o gap entre o físico e o online através da Realidade Aumentada.

De facto, por todo o mundo, vemos que os mais variados setores têm vindo a viver uma grande revolução como resultado da proliferação da utilização de soluções de Realidade Aumentada. Atualmente, os consumidores não só esperam que as empresas as disponibilizem, como também estão dispostos a recompensar as marcas que o façam. Um estudo recente da Retail Perceptions revela que 40% dos participantes diz estar disposto a pagar mais por um produto se pudesse experimentá-lo através de Realidade Aumentada.

A este propósito, convidamos-te a ler também o Relatório da Microsoft em parceria com a NextReality que analisa o estado da arte da Realidade Mista.

Mas atenção: por muito que as pessoas gostem de usar novas tecnologias, na verdade não gostam de despender muito tempo para aprender a usá-las. Lembras-te do tempo que demorou até os leitores de MP3 ganharem popularidade? Nós damos-te a resposta: apenas conseguiram obtê-la quando passaram a poder ser usados com a mesma velocidade e eficácia de um vulgar Walkman. Este princípio é muito importante: ao abordar a estratégia de RA, pensa que as apps e as soluções que nela integram devem ser perfeitas ao ponto de o utilizador se tornar familiarizado logo no primeiro contacto. A experiência de utilização é crítica para o sucesso!

solucoes-realidade-aumentada-2

RA: Soluções diferenciadoras ao seu alcance

Como podes concluir, as soluções de Realidade Aumentada estão hoje ao alcance de todos, sem grandes investimentos. Melhor ainda: não são minimamente complicadas nem complexas de integrar e usar, e já existem inúmeros casos que servem de exemplo dos resultados que uma solução de Realidade Aumentada pode trazer ao negócio, tais como:

EDP – Suporte remoto com recurso a HoloLens

NOS – Interatividade na visualização de conteúdos

Universidade Atlântica – Partilha dos programas de forma inovadora

Revigrés – Simulação das escolhas de produtos

Fonte.
 

Se gostarias de ter uma primeira experiência a construir aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, fica a conhecer o Workshop de Virtual and Augmented Reality – Foundations da EDIT. Lisboa, que irá decorrer entre os dias 6 e 7 de abril de 2019.

Este workshop faz uma introdução à tecnologia na perspetiva de produção de conteúdos. Vamos abordar o estado atual e perspetivas futuras das diversas plataformas, analisar hands on a tecnologia atual e desenvolver aplicações de AR e VR.
No final do workshop serás capaz de desenvolver experiências simples de VR para óculos de realidade virtual e AR para smartphone.

66 votos

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA