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Marketing Digital

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Social Media Design: 5 dicas importantes

Os digital marketers estão em constante luta pela atenção dos seus respetivos clientes, e de forma a sobreviver num mercado cheio de informação, é necessário sobressair de alguma forma.

Uma das maneiras de obter destaque para captar a atenção do público é através de conteúdo visual. Jeff Bullas apresentou algumas dicas que permitem esta otimização, e nós partilhamo-las contigo.

Como melhorar o Social Media Design?

Nem todas as pessoas gostam de ler, e grande parte do público depende da perceção visual para interpretar a informação. Imagens atrativas têm um papel fundamental para melhorar o alcance do público-alvo.

Podemos reconhecer que produzir conteúdo com regularidade é o fator chave para manter uma marca bem-sucedida e relevante, mas ao salientar o Social Media Design, é possível impulsionar as vendas do negócio obtendo um maior alcance.

Algo tão simples como utilizar uma palete de cores mais vibrante ou um tipo de letra mais forte pode fazer toda a diferença entre alguém passar pelo conteúdo da marca durante o scroll e alguém parar para dar uma olhada.

 

1. Escolher uma combinação de cores distinta

A cor é uma parte fundamental para o reconhecimento de uma marca. A sua combinação é importante quando se está a criar um conteúdo e a definir o seu tom visual.

Quanto melhor for a combinação da cor mais emoções transmite, e maior é a probabilidade de que os conteúdos do Social Media tenham um impacto duradouro no cliente. Todas as cores podem ser usadas para representar uma emoção diferente e por isso devem ser utilizadas de acordo.

2. Manter o design simples

Manter o design simples e de fácil identificação permite que a probabilidade do público se identificar com a marca aumente.

No que diz respeito a conteúdo visual, manter a simplicidade é importante pois grande parte das pessoas irá receber essa informação de uma forma mais simplificada e sem necessidade de complexidades.

Um dos aspetos positivos acerca de manter o design simples é o facto de se tornar mais fácil e rápido criar conteúdos, forçando assim a divisão da informação em diferentes publicações – o que faz com que o número de conteúdos aumente.

Social-Media-Design

3. Salientar a informação essencial

Utilizar um design bem elaborado é fundamental, pois possibilita direcionar a atenção do cliente para a informação, dados ou valores mais relevantes. Por exemplo, se estiver a decorrer uma campanha com 70% de desconto na compra de um produto, o 70% pode ser salientado com o aumento do tamanho do texto ou com a colocação de um fundo diferente. Não irá ter qualquer tipo de resultados se a informação for apenas listada e não promovida.

Com a revolução digital em que vivemos, já não existe essa necessidade, pois existem diversas ferramentas disponíveis que permitem personalizar e criar conteúdo visual que podem complementar a informação que se pretende transmitir

4. Definir o estilo tipográfico

É essencial definir o tipo de letra a ser utilizado pela marca em Social Media, pois este fator determina a personalidade da marca e reforça o seu “tom de voz”. A seleção da fonte ou conjunto de fontes perfeitas tem de ser feita através de pesquisa e análise, visto que estas têm um papel fundamental na aparência geral do Social Media Design.

É necessário ter sempre em conta a legibilidade no momento de seleção e o seu contexto, porque o que pode ser bom para títulos, pode não ser bom para o corpo do texto. Uma tipografia bem desenhada permite à audiência ver o conteúdo  rapidamente, identificar os elementos mais importantes e fazer a ligação entre isso e outros conteúdos da marca.

5. Colocar uma boa Call to Action

Incluir uma call to action (CTA), ou seja, fazer com que o público proceda a mais ações na forma de compra de produtos e serviços ou do download de um recurso é fundamental para o sucesso de um Social Media Design.

Por incrível que pareça, uma boa CTA não tem que ser necessariamente feita através de palavras. Como mencionado anteriormente, o ser humano é uma criatura extremamente visual, e o grande benefício disto é a possibilidade de complementar a cal to action através de um efeito visual.

Uma CTA deve ser acima de tudo cativante, por isso tem que ser criada uma emoção e construir a comunicação à volta dela. Deve também ser um pouco divertida, instigante e única. É essencial o foco no resultado para o público envolvido e não na call to action em si – “compra agora” pode não ter tanto impacto como “junta-te à nossa comunidade”.

Assim, percebemos que alterar alguns elementos no Social Media Design pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de um negócio e, adotando essas dicas, conseguir-se-á provocar um enorme impacto no desenlace do Social Media Marketing, e na marca em si.

Fonte

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