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08

Agosto

19

Marketing Digital

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Social Media: 9 tipos de conteúdo que não deves publicar

Um bom Social Media Manager, tal como em qualquer função de Marketing, precisa de ter um amplo conjunto de skills que permitam a criação de conteúdo atraente que converta o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.

Se aspiras ser um gestor de redes sociais, mas não sabes ao certo por onde começar, este artigo, originalmente partilhado pelo Digital Marketing Institute, irá ajudar-te a identificar as skills essenciais que devem ser aprimoradas para uma carreira de sucesso em Social Media management.

Quem é o Social Media Manager?

Normalmente, é a pessoa dentro de uma organização que tem a responsabilidade e a confiança em monitorizar, executar, filtrar e medir a presença nas redes sociais de um produto, marca, entidade ou mesmo a título individual. Este também pode ser chamado de “Community Manager“, embora esse título tenha-se tornado, entretanto, um pouco desatualizado.

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O que faz o Social Media Manager?

Ele cria e mantém promoções de marca, informações da empresa e campanhas de marketing em redes sociais distintas. Monitoriza a análise de Social Media, utilizando ferramentas gratuitas ou pagas, e responde a perguntas e comentários nas plataformas de acordo com a voz e as diretrizes da empresa. Os Social Media Managers trabalham diariamente para produzir novos conteúdos para as suas empresas, inovando constantemente de modo a impulsionar novas ideias e formatos e medindo o desempenho dessas mesmas ideias.

Podem reportar a um Social Media Director, no caso de organizações maiores, ou ao responsável de conteúdo ou marca. Os gestores de redes sociais trabalham com outros grupos criativos, como marketing e relações públicas, para executar e coordenar campanhas de marketing e iniciativas contínuas da empresa. Espera-se que um Social Media Manager acompanhe sempre as tendências e notícias da empresa e do setor em que se insere.

Todos os dias, um Social Media Manager pode ser responsável por definir a estratégia para o lançamento de um produto, criar um vídeo, projetar gifs, coordenar mensagens com equipas internas de comunicação, exibir anúncios pagos e muito mais.

As 7 skills fundamentais

Depois de apresentarmos o papel e tarefas do Social Media Manager, partilhamos as principais skills que irás precisar para dar o teu melhor nesta função.

1. Copywriting
Os Social Media Managers escrevem bastante. Por vezes podem redigir mais de uma dúzia de posts por dia, principalmente porque cada rede social requer um estilo de escrita ligeiramente diferente: o LinkedIn, por exemplo, carece de um tom mais profissional, enquanto o Facebook é mais leve e divertido. Deve-se ser capaz de criar mensagens que sejam rapidamente compreendidas pelo público da marca e promover um sentimento positivo em relação à mesma.

Alguns tipos importantes de escrita incluem a escrita curta e eficaz de títulos; introduções envolventes; e estrutura de texto que facilite a leitura, como a utilização de legendas, marcas e numeração.

2. Pesquisa
Os Social Media Managers devem manter-se atualizados sobre o mundo em constante mudança das redes sociais e digitais, as novas ferramentas de medição que a concorrência utiliza e os posts que fazem diariamente. Gestores de Social Media de referência usam o Google Alerts para seguir tópicos populares e ferramentas como o Feedly e BuzzSumo para acompanhar o conteúdo de tendências. A barra lateral do Twitter Trends e a barra lateral do Facebook Trending também são áreas úteis, sendo que a pesquisa de hashtags também pode ajudar.

3. Conhecimento de SEO
Embora o SEO seja maioritariamente considerado um departamento separado dentro das organizações, deve ter uma grande influência nas outras áreas da organização, especialmente no conteúdo e nas redes sociais. Na verdade, de acordo com a Hootsuite, o SEO tem um grande impacto na estratégia de social media. Um bom gestor de redes sociais sabe disso e esforça-se para otimizar sempre o conteúdo nas redes sociais com o SEO em mente. Quando se adota o SEO como parte da estratégia de Social Media, consegue-se atrair um público maior, levando a mais clientes potenciais.

4. Expertise em Social Media
Pode parecer óbvio, mas um Social Media Manager precisa de ter skills de Social Media. Embora isto possa ser aprendido com o tempo através de pesquisa e experimentação, se alguém estiver à procura de um emprego numa grande empresa, irá precisar de alguns anos de experiência. Este é o tipo de conhecimento que precisa de ser incluído:

  • Saber que tipo de conteúdo funciona melhor nas várias plataformas;
  • Entender como otimizar o conteúdo com base na plataforma em questão;
  • Capacidade de envolver o público através de posts.
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5. Skills de Customer Service
Com as redes sociais a tornarem-se uma opção de atendimento ao cliente, os Social Media Managers precisam de ter as skills necessárias para conseguir contestar. Os clientes geralmente procuram contas de social media para obter resposta a perguntas sobre produtos e serviços, e se ninguém estiver lá para responder, mesmo à noite ou aos fins de semana, as impressões sobre a marca provavelmente vão ser negativas.

Embora o papel do Social Media Manager seja frequentemente definido num horário “normal”, estas pessoas devem estar disponíveis para responder a comentários e perguntas a qualquer momento. A maioria dos Social Media Managers mantém o acesso às contas da empresa nos seus dispositivos móveis para que possam responder quando necessário. Por isso, é crucial que alguém assuma as redes sociais enquanto o Social Media Manager estiver de férias ou doente, pois mesmo que se agendem posts antes do tempo, os clientes irão ficar sem resposta.

6. Inteligência Visual
Embora grande parte do conteúdo que se coloca nas redes sociais seja escrito, o conteúdo visual também é essencial. O gif ou a foto certa podem ser partilhados centenas ou mesmo milhares de vezes, e é preciso perceber os tipos de imagens que funcionam bem em cada rede social. Por isso, os gestores de redes sociais devem ter conhecimento geral de design para que se possam criar gráficos e imagens
visualmente atraentes para complementar os posts.

O vídeo também é um componente muito importante, portanto, se o Social Media Manager puder adquirir skills nessa área, será algo extremamente útil.

7. Adaptável
A flexibilidade é importante em qualquer papel de marketing, mas ainda mais na gestão de redes sociais. O panorama do Social Media move-se tão rapidamente que ser adaptável é uma necessidade absoluta: não é suficiente conseguir agendar publicações; deve-se ser capaz de experimentar novos recursos e mudar as coisas com base nas novas tendências, nos testes e análises contínuos, a executar nos diversos posts. O teste A/B permite escrever posts de várias maneiras, com imagens diferentes, e pode ajudar a determinar rapidamente que tipos de imagens e conteúdos estão a funcionar para a marca, e quais não.

Se tens como objetivo tornares-te um Social Media Manager, estas dicas e skills são absolutamente importantes e não devem ser descuradas, pois todas elas formam o grande profissional de redes sociais que podes ser muito em breve 🙂

Fonte.

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