Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

23

Janeiro

18

Content

10 votos

Previsões para o Social Media em 2018: Instagram & Twitter

Apresentamos agora as previsões, lançadas pela plataforma Social Media Today, para as redes sociais Instagram e Twitter no ano de 2018.

À semelhança do Facebook e LinkedIn, também estas plataformas vão ser alvo de melhorias e atualizações, de modo a dar resposta às necessidades dos seus utilizadores. Com base no crescimento de 2017, estas serão então algumas das possíveis mudanças que poderemos observar ao longo do ano no Instagram e no Twitter.

Instagram

Aumento das shopping tags

Este ano, prevê-se a proliferação das shopping tags: a opção que permite às marcas e empresas colocar os preços e informações de forma discreta, através de tags, nos itens que aparecem em determinadas imagens. Esta funcionalidade é limitada nos feeds, pois é necessário clicar nas imagens para ativar as tags. Tal tem sido testado desde novembro, e expandido através de uma recente parceria com a empresa Shopify.

Opções de reconhecimento de imagem e pesquisa visual

O Instagram tem vindo a atualizar e melhorar a opção “Explorar”, com um foco na pesquisa de vídeo. Poderá evoluir também na pesquisa de imagens, o que para as marcas se revela bastante benéfico: será possível pesquisar não só através da hashtags como também pelo conteúdo da imagem. Isto irá contribuir para a descoberta de influenciadores das marcas, e também dos utilizadores que podem estar interessados nos produtos destas.

As stories vão continuar a melhorar

Ao longo de 2017 assistiu-se à ampliação da plataforma e das suas múltiplas ferramentas, e novas formas de manter os utilizadores envolvidos. A popularidade das Instagram Stories relativamente ao Snapchat revela-se uma oportunidade crucial para esta rede social testar as suas novas funcionalidades de Realidade Aumentada, para além dos já existentes live-streamings (“diretos”), máscaras e tags de localização. Esta será sem dúvida uma das apostas de inovação na plataforma.

Instagrams 360º

Prevê-se a introdução das fotografias e vídeos 360º também no Instagram (para além do Facebook, atualmente), dado que se adequam ainda mais a esta plataforma pelo seu lado visual. Esta inclusão de conteúdo 360º pode levar a uma mudança significativa na rede social, principalmente se o processo de criação for simplificado, tornando mais fácil para o utilizador partilhar fotos ainda mais interativas e imersivas.

social-media-instagram

Twitter

Publicidade com reconhecimento de imagem

No passado mês de novembro, o Twitter desvendou o seu esboço daquilo que serão os anúncios ativados por reconhecimento de imagem. Na prática, ao tirar uma fotografia a um outdoor, por exemplo, e “tweetá-la”, a Inteligência Artificial do Twitter irá reconhecer a imagem e “premiar” o tweet. Espera-se, assim, que durante o ano de 2018 a plataforma invista neste tipo de publicidade, mais rápida e interativa, visto que se adapta totalmente ao seu “estilo” e ao mesmo tempo acompanha as tendências de consumo.

Crescimento do serviço ao cliente

O Twitter é conhecido por ser a rede social preferencial em questões relacionadas com o serviço ao cliente. Os seus chatbots têm opções e ferramentas próprias, e inclusivamente a natureza pública dos tweets permite que esta se torne a plataforma-chave para este tipo de interações, pelo que se prevê que a rede social invista neste campo.

Aumento do foco no vídeo

Neste ano de 2018 espera-se que o Twitter teste novas formas de trazer o conteúdo de vídeo aos seus utilizadores. Uma das tentativas já aconteceu, sob a forma do “Happening Now”, o modo de live stream. Uma possibilidade, que poderá realçar este tipo de conteúdo, seria por exemplo uma tab dedicada a vídeo na sua aplicação, além das opções já existentes neste campo. Este será sem dúvida um dos maiores desafios da plataforma, para que possa criar notoriedade em conteúdo de relevo.

Melhorias no algoritmo

O algoritmo é outro dos pontos que irá exigir mais atenção por parte da rede social, de modo a assegurar que os seus utilizadores são alertados para o conteúdo de maior relevância. O trabalho no algoritmo já tem vindo a ser feito, e tal é comprovado pelas estatísticas de engagement da plafaforma. Contudo, há sempre espaço para melhorar, especialmente na tab “Explore”, onde já incluíram recentemente tópicos personalizados.

social-media-twitter

As redes sociais encontram-se definitivamente a acompanhar a evolução da tecnologia e do perfil e comportamento dos seus utilizadores. Assim, e depois das novidades que nos trouxeram em 2017, espera-se que 2018 seja um ano de grande aposta na inovação, com avanços surpreendentes nestas plataformas.

Para dar resposta a este crescimento, poder-se-á verificar também a necessidade, por parte de marcas e empresas, de recrutar profissionais dedicados a esta área, e que tanto tem para dar!

Fonte

10 votos

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA

Temas
relacionados

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA