Planeamento, a introdução para fluxo de trabalho sustentável

Artigo

O tutor do curso intensivo Digital Project Management da EDIT. Porto e Project Manager na Lighthouse, Ricardo Matos, apresenta neste artigo as principais vantagens e técnicas de planeamento nos fluxos de trabalho.

O planeamento é o processo pelo qual tentamos aumentar a probabilidade dos resultados futuros desejados. Excluindo a probabilidade de que tal aconteça por acaso. Não devemos confundir planeamento com previsão, prospetiva ou mesmo procrastinação.

Previsão é a avaliação, com um certo grau de confiança, daquilo a que chamamos de probabilidade, da evolução de uma grandeza num dado horizonte.

Prospetiva é um panorama dos futuros possíveis, ou seja, dos cenários não improváveis tendo em conta um conjunto de premissas.

E, por fim, definimos a procrastinação como ato de deixarmos o que devemos fazer hoje, para amanhã, ou mesmo para uma data que nunca chega. Para alguns, um método de planeamento que na realidade não planeia nada!

Para apoiar um planeamento mais eficaz, podemos utilizar várias técnicas, de preferência sequencialmente, se pertinente:

– Perceber quais são as reais necessidades da problemática;

– Identificar as reais emergências (prioridades) tendo em ótica de análise os recursos a alocar e as suas margens de cargas de trabalho disponíveis, bem como os timmings de execução e entrega da solução;

– Listar por mais prioritário para o menos prioritário e criar grupos de trabalho similares e compatíveis de execução sustentável;

– Comunicar à equipa as cargas de trabalhos necessárias;

– Escutar e ajustar tendo em consideração o que a equipa transmitir;

– Criar check lists de apoio, se necessário;

– Mãos à obra!

As principais vantagens do planeamento garantem:

– Foco estratégico;

– Conhecimento dos vários cenários que possam ocorrer e desenvolvimento do plano de mitigação;

– Possibilidade de crescimento sustentável;

– Harmonia na execução das cargas de trabalho dos colaboradores, ninguém anda perdido sem perceber o que tem de fazer, quando e como;

– Possibilita que novas formas de saber/fazer aconteçam;

– Controlo financeiro do projeto;

– Controlo temporal e de qualidade do projeto;

– Felicidade no trabalho!

Na dúvida de como planear, realiza qualquer coisa com pensamento lógico e estruturado, porque o pior planeamento é o não planeamento!

Fonte.


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses