Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

18

Abril

19

Project Manager

90 votos

Otimização Agile

Muitos projetos falham por exceder o tempo, orçamento e recursos humanos, com o Agile e neste caso o framework Scrum, podemos colmatar essas lacunas. Mudar o paradigma da gestão de projetos é um objetivo claro de muitas empresas.

A inovação e otimização de processos passou a ser uma necessidade e neste sentido todas equipas querem trabalhar de uma forma uniforme criando uma cultura de aprendizagem e de melhoria contínua usando técnicas que possam trabalhar mais a colaboração e a uma persecução de objetivos mais efetiva no trabalho realizado no dia a dia.

O Scrum é o framework ágil mais utilizado no mundo atualmente, sendo considerado por muitos como o passo inicial para a implantação de uma cultura ágil nas empresas que desenvolvem software. Criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, dois veteranos da indústria de software.

Otimização Agile

As maiores empresas mundiais utilizam e reconhecem que a gestão de projetos ágeis é fundamental para o sucesso das suas ofertas ao mercado. Em Portugal a sua implementação já é um tema constante, mas a falta de conhecimento técnico e experiência é perceptível, e em alguns casos é um fator para se abandonar a otimização agile.

Quando se discute agile o que normalmente se indica é que as equipas ou até as próprias empresas são demasiado pequenas e que não é possível utilizar frameworks ágeis, nada mais errado, mais do que tudo, agile é um mindset e isso sim é que é mais complexo encaixar na cultura e estrutura das empresas, mas nada que não seja possível de uma forma pertinente. Uma linha de produção industrial é tipicamente waterfall (processos encadeados), posso garantir que também é possível tornar uma linha de produção agile!

Otimizar a equipa em que está inserido faz parte do processo de transformação digital de qualquer empresa que quer evoluir e manter-se competitiva no mercado atual.

Fonte.

90 votos

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA