Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

13

Dezembro

18

Front-end

O que é React.js e porque devemos usá-lo?

React.js é uma biblioteca de JavaScript, open source, usada para construir user interfaces nomeadamente para aplicações de página única. O seu principal objetivo é ser rápida, escalável e simples, podendo ainda ser usada em combinação com outras bibliotecas ou frameworks de JavaScript, como o Angular JS. Foi primeiramente implantada no feed do Facebook no ano de 2011, tendo sido criada por Jordan Walke, um engenheiro de software que trabalhava para esta empresa.

Deste modo, a biblioteca React.js é usada para lidar com a camada de visualização para aplicações web e móveis, e permite também criar componentes de UI reutilizáveis. Possibilita aos developers criarem aplicações web onde possam alterar elementos ou os dados exibidos, sem recarregar a página. Um exemplo simples são os likes do Facebook: o número de likes pode aumentar ou diminuir sem ter de se fazer “refresh” na página. Assim, este método veio facilitar bastante a construção de interfaces de utilizador modernas e complexas.

Porque escolher React.js?

Existem diversas frameworks open source que permitem o desenvolvimento mais simples de aplicações web de Front-end como, por exemplo, o Angular. Por isso, vale a pena olhar para os benefícios do React.js face às outras tecnologias competitivas ou frameworks.

Simples

É mais simples de entender de uma forma imediata: a abordagem baseada em componentes, o ciclo de vida bem definido e o uso de JavaScript simplificado tornam o React.js muito simples de aprender, construir uma página web profissional – e aplicações móveis – e suportá-la.

Fácil de aprender

Qualquer pessoa com um conhecimento básico em programação pode facilmente compreender React.js, enquanto o Angular já é referido como uma “linguagem específica de domínio” – o que implica ser mais difícil de se aprender. Para React.js só é necessário conhecimento básico em HTML e CSS.

Abordagem nativa

O React.js pode ser utilizado para criar aplicações mobile (React Native). Como já referido, é um fã da reutilização, o que significa que é suportada a reutilização extensiva de código. Então, ao mesmo tempo, podem ser feitas aplicações IOS, Android e Web.

Data Binding

O React.js usa ligação de dados unidirecional e uma arquitetura de aplicação chamada Flux, que controla o fluxo de dados para os componentes por meio de um ponto de controlo – o dispatcher. É mais fácil depurar componentes independentes de grandes aplicações React.js.

Testabilidade

As aplicações React.js são muito fáceis de se testar. As visualizações React podem ser tratadas como funções de estado, portanto, pode-se manipular com o estado que se passa para a visualização React.js e observar as ações e eventos acionados, de saída, funções, etc.

o-que-é-react.js-e-porque-devemos-usá-lo-2

Top Websites criados a usar React.js

1.Facebook

2.Uber

3.Instagram

4.WhatsApp

5. Khan Academy

6.Airbnb

7.Dropbox

8.Flipboard

9.Netflix

10.PayPal

Procura do mercado por React developers

O React.js é assim uma biblioteca de JavaScript flexível e eficiente para a criação de UI, e é a mais procurada no mercado de trabalho em 2018, bem como uma das frameworks de JavaScript mais populares atualmente.

Atingiu inclusivamente um pico em junho de 2018, tendo sido mencionado em cerca de 28% das ofertas de emprego por entre as línguas mais populares. A lacuna entre o Angular e o React.js tornou-se ainda maior, com um declínio contínuo da popularidade do Angular.

Assim se conclui que vale a pena aprender React.js, pois torna as aplicações em mais eficientes e divertidas. Considerando todos os itens acima, podemos afirmar que este ano é considerado o ano do React.js como a melhor framework de JavaScript disponível no mercado.

Fonte C-sharpcorner.

Fonte Hackernoon.

o-que-é-react.js-e-porque-devemos-usá-lo-3
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA

Temas
relacionados

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA