Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

01

Abril

21

Marketing Digital

O Modelo AIDA

O Modelo AIDA é, provavelmente, um dos mais conhecidos modelos de marketing. Este modelo mapeia o trajecto do consumidor (customer journey) de acordo com quatro estágios distintos: Awareness, Interest, Desire e Action.

Modelo AIDA

A sua aplicação prática, e o modo como é simples identificar em que nível se encontram os utilizadores, faz do AIDA um dos modelos mais utilizados por marketers a nível global.

Graficamente, e quando olhamos para representações do modelo, é simples perceber que o modelo AIDA engloba um dos mais directos funis para qualquer processo de conversão, seja um produto ou um serviço, uma compra ou uma subscrição.

AWARENESS: criar o reconhecimento da marca e sentimento positivo em relação a um produto ou serviço

INTEREST: despertar o interesse dos utilizadores a partir das principais características do produto e USP’s (Unique Selling Proposition)

DESIRE: criação de uma necessidade real em relação ao produto, o utilizador transita da afinidade com o produto para o desejo de consumo

ACTION: o utilizador converte e cumpre a acção desejada pela marca.

Em termos práticos, o modelo AIDA pode ser aplicado no planeamento estratégico da comunicação de marca, independentemente do produto ou serviço.

No universo do Marketing Digital, e a partir da combinação de diferentes canais e plataformas, os profissionais desenham estratégias que ligam de forma coerente e eficaz todos os níveis do modelo AIDA.

Mas, afinal, o que representa e como pode ser aplicado o AIDA?

EXEMPLO MODELO AIDA

Se queres saber mais sobre Marketing Digital e como desenhar estratégias com inspiração no modelo AIDA ou outros modelos, fica a conhecer abaixo todas as nossas formações, onde podes adquirir o conhecimento base para criares planos de marketing e campanhas de sucesso!

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA