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DISRUPTIVE BLOG

22

Maio

17

Project Manager

Não copie o modelo do Spotify!

Hoje em dia o Agile está na moda, milhares de empresas criam espaços giros, cheios de cores, de jogos, de divertimento com o objectivo de se tornarem mais Agile. Muitas empresas seguem também outras empresas “cool” como a Spotify, Zappos, Netflix, e tentam imitar as suas metodologias ágeis. No entanto, esquecem-se que as squad o Agile Coach resultam de muitos anos de experimentação, tentativas e muito erros, feitos por equipas que aprenderam muito a partir desses erros e que moldaram a metodologia e continuam a moldar de acordo com a evolução do negócio.

Alistair Cockburn um dos assinantes do Agile Manifesto defende que as organizações passam por três estádios de aprendizagem designados de SHU-HA-RI:

– Shu: obedecer a regras – Shu significa possuir, proteger, manter

– Ha: Conscientemente afastar-se das regras – Ha significa separar-se ou libertar-se

– Ri: Inconscientemente encontrar o próprio caminho – Ri significa seguir em frente ou transcender

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Ken Schwaber um dos criadores da framework Scrum advoga que até uma empresa poder ser considerada Agile são necessário no mínimo dois anos. Então porque é que toda a gente quer saltar para o futuro e imitar a Spotify? Por falta de humildade intelectual em assumir que nada sabem sobre Agile e terem que durante anos estar ”apegados” a um conjunto de valores, princípios e regras de gestão universalmente aplicados em todo mundo com grande sucesso.

Independente de ser uma empresa ou uma pessoa siga estes passos rumo à excelência: não poupe dinheiro em formação de Agile, tenha um tutor experiente, acredite que as regras funcionam e durante o estado ”Shu” não pense em quebrar qualquer regra, mesmo que elas já se estejam a tornar chatas. Mostre aquilo que faz, peça feedback e quando achar que domina a matéria então crie o seu próprio modelo Spotify!

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