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Janeiro

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Marketing Digital

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Instagram Analytics: entende como analisar a performance online

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo — e em Portugal, tal como em outros pontos do mundo, está a receber muitos utilizadores vindos do Facebook. As inovações são contínuas, sendo que uma nova funcionalidade é lançada de tempos em tempos. A mais recente é a IGTV, que permite a publicação de vídeos de até 10 minutos.

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Acompanha o número de seguidores

O número de seguidores é uma das principais métricas a serem analisadas, afinal o objetivo de grande parte dos utilizadores é ampliar cada vez mais a audiência. Além de comparar o total de pessoas que seguem o teu perfil no Instagram em datas determinadas, é preciso identificar a taxa de crescimento por período de tempo.

A tua quantidade de novos seguidores é aproximadamente a mesma todos os meses? Houve algum dia em que o ganho de seguidores foi maior do que a média diária? Analisando tais pontos, conseguirás identificar se algum conteúdo específico resultou melhor.

Assim, será possível abordar novamente o tema que despertou tamanho interesse e atrair mais pessoas. Nos dados fornecidos em cada publicação, há como encontrar o número de “seguidores”, ou seja, contas que passaram a seguir o teu perfil, após a visualização de determinado post.

Verifica o engagement

Para muitos profissionais de marketing digital, o engagement é a principal métrica a ser analisada. Isto porque de nada adianta ter muitos seguidores se eles não interagirem com o teu conteúdo e as tuas fotos. Portanto, fica atento à quantidade de likes e comentários que os teus posts têm vindo a receber.

Além dessas informações, o Instagram Analytics mostra quantas vezes uma publicação foi salva pelos utilizadores. Uma sugestão é comparar o engagement com o total de seguidores para saber, percentualmente, qual é a taxa. Também é aconselhável registar todas as informações para analisar a evolução do perfil, com o passar do tempo.

A IGTV, funcionalidade apresentada recentemente, também deve ter o seu engagement mensurado. Como é possível receber likes e comentários nela, é fundamental acompanhar a performance dos vídeos publicados.

Embora não seja possível deixar um like num instastory — imagens estáticas ou de até 10 segundos que desaparecem depois de 24 horas —, enviar comentários é permitido (caso essa opção esteja ativada no teu perfil). Sendo assim, fica atento ao engagement dos intastories também.

Observa o alcance dos posts

Outro indicador relevante é o alcance. Trata-se do número de contas únicas que viram qualquer uma das tuas publicações.

A percentagem de perfis que foram alcançados e não te estavam a seguir também é uma informação interessante, pois revela um público novo que foi alcançado. Quanto maior for esse índice, melhor. Com a ajuda de impulsionamentos, o alcance cresce ainda mais.

Fica atento às impressões

É comum que as pessoas façam confusão entre o alcance e as impressões, mas vamos esclarecer essa diferença de uma vez por todas. Enquanto o alcance tem a ver com a quantidade de contas, as impressões estão relacionadas com a quantidade de vezes que a tua publicação foi vista.

Uma mesma pessoa/conta pode ter visualizado uma publicação mais do que uma vez. Dentro dessa métrica, o Instagram Analytics ainda detalha onde tal visualização ocorreu (na página inicial, no perfil, no explorar ou noutro local).

Repara nos cliques no site

Como todos sabem, não é possível publicar links nas legendas do Instagram. O único espaço em que se pode adicionar um URL é na biografia, que fica no perfil do utilizador. Enquanto algumas marcas preferem não mexer nesse link, deixando ali o endereço do site, outras alteram-no com frequência.

Já deves ter visto posts em que as pessoas indicam o “link na bio”, não é? Por isso, é importante saber se as pessoas têm clicado nele. Chamado de “cliques no site”, esse indicador informa uma ação executada a partir da publicação analisada.

Não deixes de analisar os stories

Como referido anteriormente, o Instagram tem-se destacado por inovar com frequência. Para além dos tradicionais posts na timeline, é preciso acompanhar os resultados dos stories.

Quantas pessoas visualizam o teu conteúdo? Enviam comentários e interagem com as sondagens publicadas? Muita gente salta os teus stories?

Responder a essas perguntas, com base nos dados do Instagram Analytics, vai ajudar a compreender as preferências do público. Os relatórios fornecidos devem guiar o teu planeamento, com o objetivo de atingir resultados cada vez melhores.

Sabe quais ferramentas usar

O Instagram Analytics é gratuito e todo o perfil comercial tem acesso aos dados gerados facilmente. Entretanto, acompanhar a performance de uma conta muito ativa, que publica um grande volume de conteúdos, pode não ser tão simples.

Para ajudar nessa tarefa de análise, há ferramentas que geram relatórios completos e poupam bastante tempo. Confere, a seguir, as principais.

Simply Measured

Esse recurso é bastante completo. Além das informações mais básicas, como novos seguidores, são fornecidos os alcances das hashtags utilizadas, por exemplo.

Com a Simply Measured, é possível obter relatórios completos com o desempenho do seu conteúdo, incluindo a taxa de retenção e até as conversões. Queres mais? Pois bem: a ferramenta ajuda a comparar os teus resultados com os da concorrência.

Iconosquare

Além de possibilitar a gestão de várias contas utilizando um mesmo dashboard (o que facilita a vida de produtores de conteúdo), a Iconosquare traz dados de performance interessantes.

Através desta ferramenta, é possível saber, por exemplo, como a frequência de posts te está a ajudar a perder ou ganhar seguidores. Além disso, podes interagir com os utilizadores, mantendo o diálogo sem sair do painel de controlo.

Como vimos no decorrer deste artigo, aliado a boas práticas, o acompanhamento das principais métricas em qualquer rede social é fundamental para verificar se a tua estratégia está a atingir os resultados esperados.

Agora que já sabes como usar o Instagram Analytics para analisar o desempenho da tua conta e guiar o teu planeamento de conteúdo, que tal complementar a  tua estratégia digital, criando um blog? Para isso, acompanha passo a passo este artigo do blog do E-goi, e boa sorte!

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