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Marketing Digital

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Seja num blog, nas redes sociais ou no e-mail marketing, o design representa um importante meio para criar diálogo com o público, por isso este artigo mostra-te alguns dos maiores benefícios do design no marketing digital. Fica a conhecê-los!

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Quando as pessoas pesquisam sobre marketing digital, é natural que venham à cabeça ideias sobre crescimento escalável, ferramentas analíticas, leads, landing pages, growth hacking e outras tantas técnicas e termos da área. No entanto, muitas questões básicas, como o design, são esquecidas. Muita gente acha que se trata de algo supérfluo, que apenas deixa as coisas mais bonitas.

Seja num blog, nas redes sociais ou no e-mail marketing, o design representa um importante meio para gerar diálogo com o público e fazê-lo identificar-se com o produto ou serviço da empresa. É claro que tudo está interligado e todos os pontos citados neste texto são essenciais, mas descurar o design pode criar muitas dores de cabeça para qualquer empresa.

Quais os benefícios do design no marketing digital?

Passar uma imagem profissional da empresa

Quando a organização utiliza um design claro e objetivo, torna-se muito mais fácil passar uma imagem de profissionalismo para o público. Consequentemente, o desafio de apresentar o produto ou serviço aos potenciais consumidores também se torna mais simples.

Não é qualquer empresa que tem a consciência da necessidade de investir num bom design. Por isso, a empresa que realiza esse tipo de investimento conquista uma maior credibilidade junto da sua audiência. São detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia e nos resultados do negócio.

Um bom design, portanto, contribui diretamente para que a empresa seja vista, pelo seu público, como séria e comprometida.

Valorizar e fortalecer a marca

O marketing digital é uma metodologia cada vez mais indispensável para qualquer negócio e pode levar a empresa a alcançar lugares onde ela jamais imaginou chegar. Para isso, é imprescindível realizar um trabalho no qual a marca deve ser muito bem cuidada.

Através de um design profissional e bem trabalhado, é possível conquistar um ótimo resultado. A marca é cada vez mais valorizada junto do seu público, que por sua vez passa a reconhecê-la de forma automática.

Aumentar o volume de vendas

Embora não seja o fator exclusivo que influencia o potencial cliente a decidir pela compra, o design é muito importante para a estratégia de marketing digital. Aliado a outros elementos, como um bom copy, ajuda a traduzir o que é, de facto, o seu produto. Além disso, promove o diálogo entre empresa e cliente.

Quando crias um design e um texto atrativo e coerente com o teu posicionamento e as necessidades do consumidor, a tua campanha torna-se muito mais efetiva. Assim poupas esforços e custos desnecessários. Mesmo que contrates um profissional de design, é essencial que tenhas essas dicas em mente, para descobrir aquilo que funciona com o teu público.

Melhorar a experiência do utilizador

Como sabes, o foco atual é atender às necessidades e resolver os problemas dos clientes. Por isso, a experiência do utilizador é um assunto cada vez mais debatido no universo do marketing digital. Em muitas situações, uma boa experiência determina a decisão do consumidor a favor do produto.

Nesse contexto, um bom design é primordial para proporcionar uma experiência agradável num blog ou nas redes sociais. Pensa que, em muitas situações, um possível comprador abandona um site de compras porque, simplesmente, achou o design feio. Para evitar isso, investe nesse conceito e avalia sempre se a estratégia está a agradar a tua audiência.

Destacar-se da concorrência

Um bom design é uma ótima ferramenta para tornar a tua marca única e especial no mercado. É a chave para mostrar o quão autêntico é o teu negócio. Dessa forma, muito mais do que bom, o design deve ser original, além de ser uma ferramenta-base para transmitir a sua cultura e os seus valores.

É preciso que tenhas total noção de que um design atrativo faz o seu conteúdo destacar-se e, assim, desperta a atenção de um potencial cliente. A consequência desse trabalho já sabes qual é: aumento da faturação e dos lucros.

Como aplicar os conceitos do marketing digital no design?

Criar peças de design com foco em marketing digital pode deixar as tuas campanhas muito mais atrativas. Por isso, segue as seguintes dicas:

Personas
Para vender através do marketing digital, é preciso que conheças o teu público profundamente e cries as tuas personas. Sabendo o que as pessoas gostam, podes criar peças de acordo com os seus interesses. Com o tempo, será natural identificar se uma peça gráfica agrada ou não ao teu público.

Referência
Para teres sucesso no site, em blogs e nas redes sociais, é preciso procurar por referências visuais. O exercício de observação trará diversas referências, como cores, formas e estilos, gerando insights poderosos para aperfeiçoares o teu produto.

Coerência
Não é possível fazer uma peça gráfica para o Instagram de uma forma e enviar um e-mail marketing com referências visuais completamente diferentes, certo? Isso vai confundir a tua audiência e pode ser um verdadeiro tiro no pé. Certifica-te de que a tua comunicação está alinhada em todos os meios digitais. Isso determinará o sucesso das tuas campanhas.

Como aproveitar as ferramentas colaborativas de design?

Por fim, para fechar o texto com chave de ouro, vamos citar algumas ferramentas colaborativas de design para que possas ter sucesso na tua estratégia:

  • Figma: esta ferramenta oferece diversas possibilidades de design, facilitando a criação de diferentes peças gráficas, num único espaço;
  • InVision: a plataforma assegura poderosas criações no universo do design e oferece serviços como feedbacks sobre protótipos;
  • NIICE: a ideia desta ferramenta é que consiga “falar” visualmente. Entre os serviços, é possível partilhar e debater ideias com a equipa;
  • Canva: através desta plataforma, podes criar peças diversas para plataformas de comunicação, como blogs, sites e redes sociais.

O que achaste destas dicas sobre design no marketing digital? Como mostrámos, as possibilidades são inúmeras e valorizar esse conceito pode, definitivamente, render poderosas vantagens para a tua empresa. Por isso, deves apostar num design atrativo e, assim, conquistar muito mais consumidores e vendas.

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