Como é que o Design Thinking pode ajudar no desenvolvimento das empresas

Artigo

Irena Übler, Creative Director & Founder da COMO, explora neste artigo o conceito de Design Thinking e como esta “nova maneira de pensar" pode “trazer inspiração para a inovação”, abrindo novas perspetivas.

O que vem à tua cabeça quando ouves o termo "Design Thinking"?

Para mim, Design Thinking pode ser uma forma de olhar o mundo de um ponto de vista diferente – em vez de ver apenas o conteúdo bruto, pode ser uma tentativa de analisar a estrutura interna e trazê-lo, neste conjunto, para uma forma mais criativa de visualização – o tipo de criação de uma narrativa visual que liga imagens e impressões.

É o olhar para o mundo de forma diferente e re-questionar o presente, pois só desta forma podemos obter e criar novas ideias mais facilmente.

Já implementaram os processos criativos de Design Thinking na sua rotina de trabalho diário na vossa empresa? Faz parte do início de uma nova ideia de negócio?

Eu acredito que o Design Thinking pode trazer inspiração para a inovação e ajuda a empresa a transformar-se e a inovar-se.

As técnicas acompanham a parte da pesquisa geral: como entender as exigências do mundo ou de um grupo de pessoas e ganhar conhecimento específico sobre alguns assuntos é importante, para poder traduzi-las em novas soluções. Assim, chegar a diferentes possibilidades, para novos aspetos de um negócio, produtos ou serviços.

Técnicas criativas de Design Thinking podem ser muito úteis neste processo de transformação e criação de algo novo e atraente.

Ele é essencial tanto numa empresa estabelecida como numa nova empresa start-up.

O Design Thinking é o guia para um pensamento conceptual mais significativo de um plano de negócios, por exemplo, leva-nos a refletir sobre a importância do contexto emocional e social – como a empatia com os clientes – nos negócios. Exemplificando, pode ajudar a definir a missão da empresa, desenvolver o USP de um produto, marca ou serviço, esclarecer o processo de negócios ou a inovação de produtos.

Abraçar mudanças e inovar ou elaborar o seu negócio / produto.

Quando usar o Design Thinking na vida diária no escritório? Deveriam praticar isso?


Não é uma ferramenta apenas para designers – pode trazer uma nova maneira de pensar para todos e pode ajudar as empresas em diferentes áreas a abrir a sua perspetiva e repensar estruturas para novas abordagens. Por isso, sim, devem usar as técnicas do Design Thinking no vosso trabalho.

As técnicas de pensamento de design podem ser aplicadas numa fase inicial para projetar estratégias de negócios, marketing e branding, para analisar concorrentes, stakeholders e o mercado e em fases de reposicionamento, para ajudar a empresa a crescer e reforçar o seu modelo de negócio.

Está provado que o Design Thinking é uma ferramenta para a resolução de problemas e pode ser aplicada a qualquer negócio ou profissão para alcançar grandes resultados.

No Design Thinking, um lado combina pensamento crítico e criativo, que permite que as informações e ideias se organizem e o outro lado é uma mentalidade focada nas soluções e não nos problemas.

Esta mentalidade ajuda a analisar diferentes situações ao imaginar outras experiências, tendo como objetivo final entender como se pode melhorar e que decisões devem ser feitas para saber o que é tecnicamente possível para uma estratégia de negócios viável.

O Design Thinking introduz um processo colaborativo, onde novos conhecimentos podem ser descobertos dentro de um grupo de trabalho e discutidos em vários aspetos, sendo visualizados numa forma lúdica.

A sensibilidade e os métodos dos design thinkers devem focar-se sempre nas necessidades das pessoas.

Mesmo num projeto individual às vezes é apenas necessário fazer uma pausa e refletir sobre o que se está a fazer. Reparem, voltem a pensar e mexam a mente! Experimentem uma das muitas ferramentas para o pensamento criativo e obtenham uma nova perceção, ou encontrem novas maneiras de serem bem-sucedidos no que fazem no dia-a-dia. Mantenham a mente fresca, atenta e criativa!

Irena Übler, Creative Director & Founder da COMO


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses