Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

23

Abril

20

Remote Learning

Como criar o ambiente perfeito para ter aulas online!

O ensino online é uma realidade que tem vindo a crescer e a ter bastante procura nos dias de hoje.

Esta modalidade de ensino está em crescimento devido a algumas características da Internet e a forma como esta afeta o comportamento das pessoas. Quando estamos à procura de saber mais sobre algum assunto, automaticamente procuramos primeiro na Internet, e o mesmo está a acontecer com a procura pela formação online, que quebra as barreiras geográficas e faz com que as pessoas, no mundo inteiro, possam assistir e partilhar conteúdo e aprendizagens sem sair do conforto de suas casas.

Mas quando se opta por ter formação online, existem algumas regras que se devem cumprir para que a aula corra da melhor forma possível e que os alunos consigam tirar o melhor proveito desta experiência.

Escolhe a tua sala de aula

Quando chegar a hora de iniciares as tuas aulas online, e tendo a opção de a poderes assistir em qualquer lado, escolhe um local onde te sintas confortável. Apesar de ser em “casa”, lembra-te que vais passar algumas horas do teu dia a assistir às aulas e o conforto é essencial para poderes ter o melhor rendimento possível. Quando o local estiver selecionado, existem alguns pormenores que deves ter em conta.

  1. Escolher um plano de fundo agradável;
  2. Evitar o ruído visual;
  3. Retirar todos os pormenores que tens atrás de ti que possam originar distração a quem vai estar a partilhar a tela contigo;
  4. Se não conseguires evitar, opta por um plano de fundo virtual que corresponda a todas estas características.

Qual o melhor ecrã para assistires à aula

É claro que podes utilizar qualquer tipo de ecrã para assistir às tuas aulas, sendo que existe uma série de opções, desde smartphone, tablet ou computador, seja este portátil ou fixo.
A melhor opção será sempre o ecrã de um computador, pois relembramos que vais estar a ter uma aula e o tamanho do ecrã por onde vais assistir é importante para o teu rendimento. Vais estar um bom período de tempo a olhar para um ecrã e quanto maior for a tela menos esforço visual irás fazer.

Internet

Quando se opta por ter aulas online, a internet é um dos principais fatores a ter em conta. Uma má ligação à internet pode por em causa todo o teu rendimento assim como fazer com que a tua experiência com este formato não seja assim tão boa.

Ninguém gosta de estar a assistir ao que quer que seja e a imagem esteja sempre a parar, certo? Para evitar que o teu professor e colegas estejam a congelar no teu ecrã, tens de primeiro analisar a qualidade da tua internet e preferencialmente estares na mesma divisão que o teu router. Faz o teste sempre antes de iniciares a tua aula. Se verificares que mesmo assim tens algum tipo de problema com a ligação à internet, o melhor será estabeleceres ligação através de cabo de rede, pois assim irás prevenir qualquer tipo de falhas.

Equipamento necessário

A escolha do equipamento vai ser crucial para que esta experiência se torne agradável! Com o equipamento certo o teu ambiente de sala de aula virtual vai ficar bastante agradável não só para ti, como para todos aqueles que estão a partilhar a aula contigo. Toma nota de quais são os equipamentos base que deves ter na hora de iniciares a tua formação online:

1. Câmara

Para se conseguir ter uma imagem bonita, “limpa” e com alta resolução, o melhor é optares por webcams com resolução HD, Full HD e até Ultra HD (4k). Na hora de montares o teu setup, a câmara deve ficar posicionada à altura dos teus olhos, assim vais manter uma postura correta e manter contacto visual com o teu professor e colegas.

2. Microfone

A utilização de um microfone é essencial para acabar com o ruído de fundo. Não é agradável estares numa aula e som estar distorcido e cheio de barulhos que vão acabar com a tua concentração. Ao usares um microfone externo vais prevenir esses ruídos, os barulhos exteriores e manter um áudio claro. Caso seja possível, para este tipo de formato o melhor será utilizar um microfone de lapela, que por ficar bem próximo da fonte de som, vai captar na perfeição a tua voz e eliminar o máximo de ruídos externos, como barulho de trânsito ou a conversa de outras pessoas.

3. Iluminação

Tal como o som, a claridade da imagem é muito importante. Não vais estar a assistir uma aula presencial às escuras, correto? Online é exatamente a mesma coisa. Para isso a escolha e o posicionamento da tua iluminação é crucial para transmitir uma imagem límpida. Opta por lâmpadas led em formato de foco ou, por exemplo, uma Ring Light.

Com o teu setup montado e seguindo todas as dicas deste artigo, a tua experiência vai ser memorável e certamente que o formato de Remote Learning se irá tornar uma opção para formações futuras.

 

Boas aulas!

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA