Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

07

Janeiro

20

Marketing Digital

Como tirar o maior proveito do Facebook Business Manager

Quem já geriu mais do que uma página de negócio no Facebook, sabe perfeitamente a dor de cabeça que pode causar. Alternar entre contas e perfis pode ser tedioso, e ainda ter a conta pessoal associada à página de negócio torna a situação mais complicada.

Mesmo tendo apenas uma conta para gerir todo o processo de entrar na página, navegar pelo analytics e ainda adicionar users, chegava a ser altamente complexo.

Felizmente, o Facebook reconheceu esse problema e com isso criou o Business Manager. Esta ferramenta permite o acesso a todas as páginas, contas, publicidade, catálogo de produto e meios de pagamento num único local, enquanto permite também a gestão de determinadas funções por diferentes pessoas, equipas de agências e colaboradores. Faz tudo isto sem expor a conta pessoal de Facebook criada.

Neste artigo, temos algumas dicas originalmente partilhadas pelo website business.com, e que vão além da criação de um Business Manager: mostram de que forma é possível tirar o maior proveito desta ferramenta.

Não permitir que a agência reclame as páginas e contas

Quando é criado um Business Manager, é possível criar novas páginas ou até mesmo reclamar páginas já existentes. Se o negócio tem uma agência que gere o perfil e páginas de Facebook, é tentador deixar que ela as reclame no seu Business Manager.

Mas existe um problema, pois só um Business Manager pode reclamar uma página ou conta. Por isso, se for permitido à agência reclamá-las e mais tarde for terminada a parceria, existe o incómodo de fazer com que eles retirem as páginas e contas que estavam a gerir do seu Business Manager para que possam voltar a ser colocadas no Business Manager da empresa.

Isso não quer dizer que não possa ser uma agência a gerir o Facebook da empresa. Mas o melhor a fazer é adicionar a conta deles da empresa. Graças a essa característica, é possível dar total controlo ou não da conta a ser gerida.

Adicionar contas de colaboradores com o e-mail profissional

Manter a vida profissional e pessoal separadas é bastante importante para muitas pessoas, assim como ter controlo sob a conta privada do Facebook. Por esse motivo, quando são adicionados administradores e colaboradores no Business Manager para que eles possam gerir as contas e páginas, é necessário certificar que o e-mail utilizado é o profissional.

Isto permite fazer uma separação e não é necessário pedir um endereço pessoal que está associado a uma conta de Facebook. Permite também adicionar colaboradores sem conta, para que estes não se sintam na obrigação de criar uma de propósito para que possam realizar o seu trabalho.

Acima de tudo, isto protege a empresa. Numa perspetiva de continuidade, é necessário saber que se uma conta tem de ser desassociada, isto possa ser feito de forma rápida e eficiente. Ao utilizar e-mails profissionais para dar acesso,  permite que as contas, ads e a empresa estejam protegidas.

À medida que vão sendo adicionados colaboradores, é preciso certificar que os acessos concedidos sejam unicamente para o trabalho que é necessário executar. Existe a possibilidade de especificar os acessos e os seus papéis dentro da página. Esta situação previne a existência de potenciais erros.

facebook-1000

O uso de Project Features

Um dos recursos mais úteis no Business Manager são os Projects. Permite agrupar páginas específicas, contas de ads e até mesmo aplicações dentro de uma única entidade.

Os Projects dão a flexibilidade de espelhar os recursos do Facebook com a estrutura do negócio. É possível agrupar páginas e ad managers por localização, região, unidade de negócio ou o que fizer maior sentido para a estrutura. Esta estrutura é depois utilizada para adicionar os colaboradores e parceiros aos projetos corretos.

Analytics, Ads Manager e Power Editor – tudo num só local

Graças ao Business Manager é possível aceder a diferentes propriedades da página de Facebook. Permite também trabalhar diretamente no Ads Manager e Power Editor, adicioná-los no Projects e otimizar todo o processo e facilmente permitir o acesso a outros utilizadores.

É possível também aceder a todo o analytics e verificar o desempenho de todas as propriedades e assim verificar o que é preciso ser melhorado.

Verificar as páginas que o negócio gostou

Dentro das diversas páginas de negócios, é provável que tivessem colocado gosto noutras empresas. O Business Manager permite facilmente acompanhar o que outras organizações estão a fazer graças à visualização dentro da ferramenta.

O View Pages Feed permite ver o estado das empresas que receberam um “gosto” enquanto página de negócio. É possível também colocar “gostos” nos comentários e estados, ao invés de ter que trocar para a conta pessoal. Para além disso, o botão de “gostar de outras páginas” dentro do próprio feed ajuda a encontrar páginas adicionais que são similares às que já estão a ser seguidas.

Deste modo, concluímos que o Facebook Business Manager é a ferramenta ideal que centraliza todos os diversos negócios que estão a ser geridos. Com o controlo no acesso para parceiros e colaboradores, a possibilidade de agrupar propriedades e ter uma visão global de todo o trabalho a ser feito, permite retirar o máximo proveito de toda a promoção nas redes sociais.

Fonte

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA