Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

21

Março

19

Marketing Digital

82 votos

Como te podes tornar um Digital Marketer

Hoje em dia e cada vez mais, profissionais de diversas áreas têm sido atraídos pelo Marketing Digital. Contudo, nem sempre a formação académica ou experiência profissional está relacionada com o Marketing e sentem falta, por isso, das bases necessárias para o step up do digital.

Para quem tem como objetivo destacar-se num campo que reforça infinitas oportunidades de aprendizagem e potencia um crescimento pessoal bastante rápido, o Marketing Digital pode mesmo ser uma aposta inegável. O uso incremental da Internet e a proliferação das ofertas de emprego nesta área por todo o mundo mostram que esta é, sem dúvida, a melhor altura para começar uma nova carreira, como Digital Marketer.

Assim, mostramos algumas informações importantes e dados relevantes, originalmente partilhados pelo Digital Marketing Institute, para que percebas se esta é a área ideal para ti e, em caso afirmativo, para que dês os passos na direção certa.

como-te-podes-tornar-um-digital-marketer-1

O que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital é a combinação de todas as ações de Marketing que uma empresa faz através dos meios digitais para se conectar com potenciais clientes. Estes meios podem ser websites, e-mails, search engines (ferramentas de pesquisa) e redes sociais.

Os marketers conectam-se com o público através de dispositivos como smartphones, tablets e computadores, e tal facto permite que se saiba onde e quando os potenciais consumidores estarão online, que dispositivo usam para se conectar, e assim poder encontrá-los mais facilmente.

Em comparação com o Marketing tradicional, o digital não se concentra em vender um produto ao cliente, mas sim em fornecer valor a clientes potenciais, onde e quando estes precisam. Assim, o objetivo dos esforços de Marketing Digital é colocar aquilo que uma pessoa quer ou precisa na sua frente, no momento em que estão à sua procura.

O Marketing Digital é, por si, só um termo abrangente, e há muitos cargos especializados envolvidos na indústria, incluindo SEO, gestão de redes sociais, Content Marketing, Data & Analytics, PPC, entre outros.

Skills necessárias para trabalhar em marketing digital, por especialidade

SEO

 As pessoas encontram-se ativamente a procurar informações no Google e noutros motores de busca. Otimizar sites para que estes apareçam organicamente nos motores de busca revela-se por isso um aspeto fundamental do marketing digital. Deste modo, entender como integrar palavras-chave no conteúdo, alterar o texto alternativo e recolher backlinks são pontos essenciais dessa estratégia.

como-te-podes-tornar-um-digital-marketer-2

Gestão de redes sociais

Trabalhar as redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e LinkedIn é outro dos pontos inerentes ao marketing digital. O Digital Marketer deve ser capaz de atrair seguidores e envolver a marca ou empresa com eles num nível significativo, perceber quem está a usar as plataformas e quando deverá impulsionar as diversas campanhas de social media.

Neste âmbito, o storytelling criativo deve ser usado para partilhar tendências relevantes. Fazer isso envolve pesquisar não apenas o seu público, mas também saber em que assuntos é que está interessado. É, por isso, um ponto de grande celeridade e atualização do marketing digital que requer uma gestão estável.

Marketing de conteúdo

 Como Content Marketer, tanto se é um pensador criativo como um Data Analytst. É necessário usar as skills destes dois “mundos” para criar conteúdo ao longo de plataformas multimédia, que captem o interesse da audiência e façam com que venham em busca de mais – o que irá criar mais leads e mais conversações entre a marca e o público.

como-te-podes-tornar-um-digital-marketer-3

Data & Analytics

 Perceber o Google Analytics é imperativo. Um dos benefícios do marketing digital sobre os métodos convencionais de marketing é a mensurabilidade. Assim, o digital marketer deve ser capaz de usar as suas skills para interpretar qual ou quais campanhas de marketing têm mais sucesso. As métricas podem ser algo complicadas, mas ter a capacidade de as usar para compor o target e tudo aquilo que o motiva, dará as ferramentas para medir as campanhas e aumentar os lucros de uma forma geral.

Pay Per Click (PPC)

 Enquanto o SEO se foca no tráfico orgânico, o PPC são os anúncios patrocinados equivalentes. O Digital Marketer licita keywords que, quando pesquisadas, vão ter o anúncio a aparecer na listagem de anúncios pagos. Um profissional com este papel é responsável por dirigir o tráfico para um website, e o Digital Marketer irá determinar que ação o consumidor terá aqui. Isto requer a análise dos dados para reduzir os gastos dos anúncios e aumentar o ROI.

Como te podes tornar um Digital Marketer

Além das skills profissionais e da formação que se possui, os Digital Marketers são criadores e líderes de pensamento. Se queres ser um, precisas de pensar como um. Pelo que a melhor coisa a fazer é aprender com eles.

Fazer um estágio

Se estás apenas a começar, um estágio pode ajudar-te a ganhar experiência e expandir o teu portfólio. Estar perto de outros profissionais da indústria irá dar-te exposição aos diferentes aspetos do Marketing Digital e ajudará a determinar qual a tua preferência.

como-te-podes-tornar-um-digital-marketer-4

Seguir líderes do pensamento

Os profissionais de Marketing Digital entendem que o campo está a crescer de tal forma que a partilha de segredos da indústria não está a criar concorrência ou até a afastar negócios. Muitos profissionais de Marketing Digital podem não só dizer-te o que fizeram, mas também irão partilhar os casos de estudo que mostram como o fizeram. Assiste, ouve e subscreve os e-mails destes profissionais experientes.

Networking

Se queres ser um profissional de Marketing Digital, então deves ir até onde os profissionais de Marketing Digital estão e falar com eles. Participa em conferências, eventos de networking ou inscreve-te em grupos online. Muitas vezes, é nesses lugares que nascem oportunidades inesperadas e podem ser ótimas experiências de aprendizagem.

como-te-podes-tornar-um-digital-marketer-5

Estar sempre atualizado

Seja o que for aquilo em que és bom, deves-te esforçar para ser melhor ainda. E se há algo em que devas trabalhar, não há nada que te impeça de o dominar. Como profissional de Marketing Digital, deve-se atualizar as skills de forma contínua, e não há escassez de cursos, eBooks, webinars gratuitos e pagos e formações práticas intensivas para ajudar a mantê-las o mais atualizadas possível.

Em suma, se queres ser um Digital Marketer, precisas de ter motivação, ambição e verdadeira paixão pelo negócio, além das skills técnicas, educacionais e profissionais necessárias.

É importante perceber que as ações de Marketing Digital são tudo o que se pode fazer pelo cliente, e não o que se está a tentar vender ao cliente. Se isto soa como o emprego dos teus sonhos, começa a aprender já hoje!

Fonte.

82 votos

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA