Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

10

Agosto

20

Project Manager

Como funcionam as metodologias ágeis?

O termo Agile ficou muito em voga. Muitos ouvem falar um pouco sobre metodologias ágeis e sobre como mudaram a forma como se faz a gestão de projetos mas poucos tiveram a oportunidade de aprofundar e compreender como funciona e o que é assim tão diferente.

A principal diferença na gestão de projetos de software entre o Agile e o Waterfall é o desenvolvimento iterativo e incremental. Desenvolver um novo projeto/produto em ciclos regulares permite uma maior adaptação. As equipas em metodologias ágeis vão se focando nos requisitos que são mais prioritários a cada momento.

Vamos dar um exemplo. Se o Miguel quer construir um website de uma agência de viagens precisamos primeiro ter a visão do leque de funcionalidades que o Miguel pretende. Tendo esta lista vamos criar uma prioritização. Quais as funcionalidades que serão mais importantes para os clientes do Miguel? Não fará sentido começarmos a implementar um sistema de checkout quando ainda nem temos uma lista de pacotes de viagens para consulta! Então a equipa vai desenvolver primeiro essa funcionalidade que permitirá ter no website a lista dos pacotes de viagens. De forma iterativa a equipa vai desenvolvendo e demonstrando ao Miguel, que vai dando feedback de acordo com o conhecimento que tem dos seus clientes e com a sua visão. Este feedback vai sendo incorporado nos desenvolvimentos das próximas iterações e vamos incrementando ao nosso produto. Tem a vantagem acrescida de que o Miguel pode decidir disponibilizar esta funcionalidade ainda antes do website estar inteiramente construído. Desta forma, os seus clientes poderão aceder aos pacotes de viagens e agendar diretamente com a equipa do Miguel.

Otimização Agile

Para que os nossos projetos avancem e consigam cumprir com as necessidades dos clientes de uma forma sustentável existem várias frameworks, práticas e técnicas que sustentam as formas de trabalhar de uma equipa. A framework mais utilizada no momento para projetos digitais é o Scrum.

O Scrum disponibiliza uma série de valores, regras e recomendações que trazem ordem e sustentam o desenvolvimento de projetos mantendo em vista as mudanças necessárias a qualquer desenvolvimento, uma colaboração muito próxima quer dentro da equipa quer entre a equipa e o cliente e uma aprendizagem contínua que leva a maior produtividade, maior taxa de sucesso nos projetos entregues e maior felicidade de todas as pessoas envolvidas.

Apesar da sua génese estar intimamente relacionado com projetos de desenvolvimento de software as metodologias ágeis e todas as práticas envolventes são, com maior ou menor abrangência, úteis para projetos de outras realidades. Cada vez são mais as áreas de negócio a beber da informação e boas práticas criadas com o aparecimento das metodologias ágeis.

Fonte: Tutora Sofia Peixoto

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA